Garoto esperto

Clique para ampliar a imagem

A marca Smart chega ao Brasil trazendo seu principal modelo, o
Fortwo, um carrinho de 2,7 metros para quem busca diferenciação

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A estrutura em forma de um bumerangue (em prata) é de aço, mas todo o restante da carroceria do Smart vem em plástico de fácil substituição

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

No modelo fechado (azul) o teto vem em policarbonato transparente; no Cabriolet a cobertura é retrátil e parte das portas pode ser removida

Um carro pequeno, mas bem-equipado e muito charmoso, ao preço de um médio: com essa proposta a Smart — marca lançada em 1998 na Europa e que chega agora ao mercado nacional pelas mãos da proprietária Mercedes-Benz — promove seu primeiro produto, o Fortwo.

Feito para duas pessoas somente, como seu nome sugere em inglês, o Smart Fortwo (a marca usa os nomes em minúscula, padrão que o Best Cars não segue) tem como principal apelo de compra a emoção, ainda que ele seja recheado de aspectos racionais. Na realidade, é um carro dos novos tempos, em que as principais preocupações são a economia de combustível, a emissão de poluentes e o espaço que ocupa. Cumprindo a promessa feita no Salão do Automóvel de São Paulo, a Mercedes Benz traz a marca ao Brasil com esperanças de atingir um público diferenciado, que busca alternativas para o transporte pessoal urbano com um carro, sobretudo, de imagem.

Pelo fato de chegar em meio ao ambiente de crise, os executivos da marca planejam uma estratégia conservadora tanto para o produto, quanto para a marca, evidenciando o trauma que o Classe A causou. Os alemães decidiram que a Smart será uma marca independente por aqui, com pontos de venda exclusivos. As concessionárias — ou, no linguajar da marca, Smart centers — estarão nos principais centros urbanos brasileiros, mas dentro de um plano de expansão cauteloso, de maneira que os dois primeiros pontos de comercialização do carro serão em São Paulo e só um deles está pronto.

O Fortwo vem em única versão de acabamento e de motor e com duas opções de carroceria, Coupe e Cabriolet. Embora na Europa existam as versões Pure, Pulse e Passion, o mercado brasileiro só receberá a Passion, a topo da gama. O carro vem com ar-condicionado, direção assistida elétrica, vidros/travas/espelhos elétricos, rádio/CD com MP3, faróis de neblina, bolsas infláveis frontais e laterais, freios ABS e controles de estabilidade e de tração. O Cabriolet possui capota de lona totalmente retrátil até a parte traseira, com comando elétrico, e pode ter a parte superior das portas removida e acondicionada na tampa do porta-malas, que tem um compartimento especifico para isso. Sua remoção traz um efeito de maior amplidão. O modelo fechado (chamado de Coupe, embora seja um hatchback e não um cupê) vem com teto de policarbonato fixo, mas conta com uma persiana interna para controlar a quantidade de luz que invade o habitáculo.

A Mercedes espera atender, no entendimento da marca, a pessoas de espírito jovem (independente de sua idade), bem-sucedidas, criativas e inovadoras. Daríamos ênfase ao "bem-sucedidas", pois não estamos falando de um carro barato. A Smart diz que já tem programado um volume de 500 carros para o ano, mas que em função da flexibilidade da fábrica em Hambach, cidade francesa localizada na fronteira com a Alemanha, esse volume pode aumentar rapidamente. Lançado em 2006 nesta segunda geração, o carro é hoje vendido em mais 37 países.

O Fortwo é um projeto interessante. Medindo 2,695 metros de comprimento, 1,559 m de largura e 1,542 m de altura, com entre-eixos de 1,867 m, acomodar toda a gama de equipamentos do carro e ainda atender aos padrões de segurança internacionais não deve ter sido fácil. Por essa razão, sua construção é toda diferente. A única parte feita em aço, de variados tipos, é a célula de sobrevivência chamada Tridion. Essa célula é identificada pela parte que compõe o desenho de um bumerangue. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 2/4/09

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados