

Aberta a tampa traseira, como a
de uma caçamba de picape, tem-se acesso ao razoável porta-malas e ao motor de três cilindros com
turbo



O desempenho e a estabilidade
convencem, mas a suspensão é um tanto dura e o câmbio automatizado
deveria ser mais suave nas trocas |
Ao
volante
O evento de lançamento ocorreu em São Paulo, SP, onde foi possível
trafegar nos mais diferentes trechos urbanos e também em rodoviários. O
Smart é um carro diferente, não resta dúvida. No começo estranha-se um
pouco o fato de ser tão pequeno, mas logo essa sensação some e o
motorista e o passageiro se sentem em carro comum.
Por suas características, curto e alto, a suspensão é um tanto quanto
dura e esse aspecto se faz notar com intensidade em nossas ruas
esburacadas. Em pavimento ruim esse aspecto incomoda um pouco. Por outro
lado, em asfalto liso o comportamento do carro é exemplar. A atitude em
curvas é melhor do que a esperada, sobretudo em vista de sua altura e
largura. E o pequeno Fortwo é bem esperto no trânsito, com ótima
disposição. O três-cilindros empurra o carrinho de maneira exemplar. Há
um pequeno retardo de atuação no turbo, mas pouco acima de 2.500 rpm ele
se manifesta com clareza. Seu ruído é interessante e até certo ponto
instigante. A Smart divulga máxima bem modesta (145 km/h), mas com boa
aceleração de 0 a 100 em 10,9 segundos.
O câmbio automatizado, por outro lado, é um dos pontos negativos do
carro. As trocas de marcha não são suaves e não acompanham o vigor do
pequeno motor: como demoram a acontecer, produzem um intervalo muito
grande quando o sistema diminui a aceleração para trocar de marcha. Essa
sensação é um pouco menor quando as mudanças são feitas manualmente, mas
ainda assim elas poderiam ser mais suaves. O mais gostoso de andar com o
Fortwo é usufruir de sua agilidade. Pequeno, leve e com um motor turbo
de bom desempenho, sua agilidade é o que mais cativa. Seria perfeito —
não fosse a lentidão do câmbio em acompanhar a vontade do motorista —
pela disposição do motor e do conjunto para entrar nas brechas do
trânsito, mudar de pista e se deslocar entre os carros, ônibus e
caminhões com uma desenvoltura que nenhum outro carro oferece.
O modelo fechado custará R$ 57.900, e o Cabrio, R$ 64.900. Caro? Se
analisarmos o carro em si, com sua configuração de carroceria, motor e
equipamentos, pode ser considerado muito caro, pois é possível comprar
um bom carro médio com esse valor. Entretanto, para quem analisa o
Fortwo como um estilo de vida, como um carro de imagem, algo diferente
que alguém pode se dar ao luxo de ter, o preço se torna relativo e de
difícil medida. Tanto isso é verdade que importadores independentes
chegaram a vender esse carro por R$ 100 mil.
De qualquer maneira, a Smart não tem a pretensão de ser uma marca de
volume. Ela quer, com seu Fortwo, ser uma marca de imagem, que vende
carros diferentes para pessoas que se diferenciam de seus pares. Essa é
a ideia. E o carrinho — mesmo para quem somente gosta de carros e não se
julga diferente de ninguém — é interessante e vale a pena ser conferido. |
MOTOR
- traseiro, transversal, 3 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote,
4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 72 x 81,8 mm.
Cilindrada: 999 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Injeção
multiponto sequencial. Potência máxima: 84 cv a 5.250 rpm. Torque máximo:
12,2
m.kgf a 3.250 rpm. |
CÂMBIO
- manual automatizado, 5 marchas; tração traseira. |
FREIOS
- dianteiros a disco; traseiros a tambor; antitravamento
(ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência elétrica. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente McPherson; traseira, eixo De Dion. |
RODAS
- dianteiras, 4,5 x 15 pol, pneus 155/60 R 15; traseiras, 5,5 x 15
pol, pneus 175/55 R 15. |
DIMENSÕES
- comprimento, 2,695 m; largura, 1,559 m; altura, 1,542 m;
entre-eixos, 1,867 m; capacidade do tanque, 33 l; porta-malas, 220
a 340
l; peso, 770 kg (Cabrio: 800 kg). |
DESEMPENHO - velocidade
máxima, 145 km/h; aceleração
de 0 a 100 km/h, 10,9 s. |
CONSUMO - em cidade,
15,6 km/l; em estrada, 24,4 km/l (padrão e combustível
europeus). |
Dados do fabricante; ND =
não disponível |
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