

Comandos antigos convivem com
itens modernos no interior, caso do painel, em que instrumentos virtuais
aparecem na tela digital de TFT
|
|
Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/S |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
S/S |
Ajuste do
volante em altura/profundidade |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
S/S |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/S |
Bancos/volante
revestidos em couro |
S/S |
Bolsa inflável
mot./pas./laterais/cortinas |
S/S/S/S |
Câmbio automático |
S |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
Computador de
bordo |
S |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
S |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio com toca-CDs/MP3/DVD |
S/S/S |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
S/S |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
|
|
|
|
O
modo Info 4x4 aponta as configurações em uso para a transmissão, se os
diferenciais central e traseiro estão ou não bloqueados, se o HDC ou a
reduzida está acionado e até mesmo se uma das rodas está prestes a
atingir o limite de curso de sua suspensão. Pela função Valet, insere-se
uma senha pessoal para que, ao entregar o carro a um manobrista ou
emprestá-lo, o usuário não possa abrir os dois porta-luvas pela tecla no
painel.
Como se sabe, é proibido exibir imagens de DVD ao motorista com o carro
em circulação, razão pela qual os tocadores instalados de fábrica mantêm
apenas o áudio quando se começa a rodar. No Range Rover, porém, quem
viaja a seu lado pode continuar a assistir a um filme: é que a tela de
dupla visão transmite diferentes imagens para a posição do motorista e a
do passageiro, conforme o ângulo pelo qual cada um enxerga o mostrador.
Filmando o mundo
ao redor
Seja para o tráfego fora-de-estrada, seja para manobrar com segurança um
carro tão grande e alto na cidade, a tela tem ainda outras funções.
Engata-se a marcha à ré e aparecem imagens da câmera traseira, que
orienta manobras por meio de linhas-guia ligadas ao volante. Se isso já
não é novidade, o que dizer de outras quatro câmeras — duas no
para-choque dianteiro, uma sob cada retrovisor externo — que geram
imagens de grande campo visual para a tela do painel? Pode-se escolher
quantas e quais imagens devem ser mostradas e ainda ampliá-las com uma
fidelidade que impressiona.
Não é o bastante? Então saiba que o Range vem com a Venture Cam, uma
câmera portátil e sem fios para ser usada fora do carro. Fixada com
ventosas junto à carroceria ou apoiada em um ponto qualquer, ela
transmite imagens em tempo real para a tela do painel, pela qual o
motorista pode acompanhar se — por exemplo — a transposição de um trecho
alagado é segura ou se o carro está na direção adequada em uma ponte
estreita.
E há bem mais no interior do Autobiography. Motorista e passageiro ao
lado encontram ótima posição nos bancos amplos e bem desenhados por meio
de ajustes elétricos em todas as direções, incluindo altura e inclinação
do assento, altura e intensidade do apoio lombar e posição do encosto de
cabeça. O condutor dispõe de três memórias das regulagens e, quando sua
porta é aberta, o assento desce e o volante sobe para facilitar o acesso
ou a saída. Tanto aquecimento quanto resfriamento dos bancos estão
disponíveis, com seleção independente para assento e encosto, e até o
volante pode ser aquecido. Afinal, o carro vem da fria Inglaterra.
Volante esse que traz ajuste elétrico em altura e distância e comandos
para áudio, controlador de velocidade,
telefone, configurações e o comando de voz para várias funções. Contudo,
as mensagens devem ser dadas em inglês, como record note, para gravar
uma mensagem de até 30 segundos; display show phone, para acesso à tela
de comandos de telefone; e voice help, para ajuda no uso do sistema. O
para-brisa é térmico, dotado de minúsculos filamentos para
desembaçamento rápido, e o freio de estacionamento tem comando elétrico
no console e desativação automática ao se engatar uma marcha e acelerar.
A relação de itens de conveniência vai longe: partida por botão, podendo
a chave permanecer guardada (contudo, deveria haver o mesmo sistema para
abertura das portas); teto solar, conexões USB e de Ipod no console
central, luzes de cortesia para o
assoalho, para-sóis corrediços (melhor cobertura do vão lateral) e
duplos (protegem de sol frontal e lateral, como em percursos sinuosos), controle elétrico de vidros com
função um-toque para todos e
abertura/fechamento comandada a distância, alerta programável para
excesso de velocidade, computador de bordo com duas medições, indicador
de nível de óleo e espelho fotocrômico
em todos os retrovisores.
No banco traseiro os passageiros contam com espaço bastante amplo
(sobretudo para pernas), ajustes de ar-condicionado (em total de quatro
zonas) e os citados monitores, que podem receber a conexão de aparelhos
por duas entradas de áudio e vídeo ou pela auxiliar.
Continua |