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A volta do "foguete de bolso"

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Chega ao mercado nacional o Punto T-Jet, com motor turbo de 152 cv,
que marca o retorno dos verdadeiros esportivos compactos ao País

Texto:  Gino Brasil - Fotos: divulgação

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Rodas de 17 pol com pneus 205/50 e várias alterações estéticas deram aspecto mais esportivo ao Punto, similar ao da versão Abarth italiana

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O painel tem parte na cor na carroceria e manômetro digital do turbo; os bancos mais envolventes combinam revestimento de tecido e de couro

Há cerca de um ano tivemos a oportunidade de dirigir um protótipo do Punto Turbo que a Fiat apresentou em um evento no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em São Paulo. Na época, com a intenção de deixar o público conhecer mais de perto o automóvel, a Fiat desconversava sobre seu lançamento e dizia que aqueles carros eram apenas um ensaio, um estudo sobre o mercado.

Podia até ser, mas que os italianos estavam com sérias intenções de lançar o carro por aqui, isso estavam. Tanto é que, seis meses depois, mostraram no Salão do Automóvel em São Paulo a versão final do produto, batizada de Punto T-Jet. E agora o carro é efetivamente lançado. Baseado no Grande Punto Abarth italiano, só que em versão de cinco portas (lá existe a de três), o T-Jet chega para ser a versão de topo da família Punto, o mais esportivo e mais requintado deles. O preço sugerido a partir de R$ 59.500 pode parecer alto para um carro pequeno, mas se mostra competitivo quando se levam em conta os equipamentos de série e o desempenho.

Mesmo sem o selo Abarth do modelo italiano, os engenheiros brasileiros fizeram um bom trabalho. Visualmente, a versão T-Jet se diferencia das demais pelo parachoque dianteiro com novas e maiores entradas de ar, grades com desenho diferente e defletor integrado. Os faróis têm máscara negra e as laterais receberam molduras sobre as caixas de roda (talvez ficasse melhor, embora mais custoso, se os próprios paralamas fossem alargados) e saias laterais, além das rodas de 17 pol com desenho esportivo e de muito bom gosto, com pneus 205/50 R 17. Na traseira destacam-se o novo parachoque com sensores de estacionamento, cuja parte inferior possui desenho que imita um extrator de ar; o escapamento com dupla saída; as lanternas fumês e o defletor em duas cores, sendo a parte inferior na cor do automóvel e a superior em preto.

Internamente o carro ganhou equipamentos, requinte e um detalhe exclusivo: a porção central do painel vem pintada na cor do carro, lembrando um grande esportivo da marca: o Fiat Coupé. O quadro de instrumentos é diferente do restante da linha, com grafia própria e velocímetro e contagiros com escala dupla, além de computador de bordo com maior definição e possibilidade de mostrar imagens. Aliás, é nessa tela que pode ser escolhida a função de manômetro digital do turbocompressor, em uma escala gráfica que mostra seu enchimento, embora sem indicação de valores.

Os bancos são exclusivos, com revestimento parcial em couro e tecido no centro — boa medida para manter o corpo firme ao banco, sempre mais difícil com couro —, além do logo T-Jet grafado em seu encosto. O volante e o pomo do câmbio também são revestidos em couro. A lista de opcionais é curta: teto solar Sky Dome (que abrange 70% da área do teto e se compõe de uma parte móvel e outra fixa), navegador por GPS integrado ao painel (como já apresentado no Linea), controle automático de temperatura do ar-condicionado, faróis e limpador de parabrisa com acionamento automático, bolsas infláveis laterais e de cortina e parafusos antifurto das rodas.

Todos os outros equipamentos são de série nessa versão: bolsas infláveis frontais, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento (ABS), sistema de áudio de alto desempenho (com rádio/toca-CDs, função MP3, entrada para MP3 portátil, subwoofer em caixa no portamalas e amplificador), sistema Blue&Me para interface Bluetooth com celular, comandos de áudio e telefone no volante, regulagem de altura e profundidade do volante, banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros laminados nas portas, vidros escurecidos das portas traseiras para trás, banco posterior bipartido com apoio de braço central, tapetes personalizados em borracha e carpete, sensor de estacionamento traseiro e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. Continua

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Data de publicação: 7/3/09

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