

Rodas de 17 pol com pneus
205/50 e várias alterações estéticas deram aspecto mais esportivo ao
Punto, similar ao da versão Abarth italiana


O painel tem parte na cor na
carroceria e manômetro digital do turbo; os bancos mais envolventes
combinam revestimento de tecido e de couro |
Há cerca de um ano tivemos a oportunidade de dirigir um
protótipo do Punto Turbo que a Fiat
apresentou em um evento no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em
São Paulo. Na época, com a intenção de deixar o público conhecer mais de
perto o automóvel, a Fiat desconversava sobre seu lançamento e dizia que
aqueles carros eram apenas um ensaio, um estudo sobre o mercado.
Podia até ser, mas que os italianos estavam com sérias intenções de
lançar o carro por aqui, isso estavam. Tanto é que, seis meses depois,
mostraram no Salão do Automóvel em São Paulo a versão final do produto,
batizada de Punto T-Jet. E agora o carro é efetivamente lançado. Baseado
no Grande Punto Abarth italiano, só que em versão de cinco portas (lá
existe a de três), o T-Jet chega para ser a versão de topo da família
Punto, o mais esportivo e mais requintado deles. O preço sugerido a
partir de R$ 59.500 pode parecer alto para um carro pequeno, mas se
mostra competitivo quando se levam em conta os equipamentos de série e o
desempenho.
Mesmo sem o selo Abarth do modelo italiano, os engenheiros brasileiros
fizeram um bom trabalho. Visualmente, a versão T-Jet se diferencia das
demais pelo parachoque dianteiro com novas e maiores entradas de ar,
grades com desenho diferente e defletor integrado. Os faróis têm máscara
negra e as laterais receberam molduras sobre as caixas de roda (talvez
ficasse melhor, embora mais custoso, se os próprios paralamas fossem
alargados) e saias laterais, além das rodas de 17 pol com desenho
esportivo e de muito bom gosto, com pneus 205/50 R 17. Na traseira
destacam-se o novo parachoque com sensores
de estacionamento, cuja parte inferior possui desenho que imita um
extrator de ar; o escapamento com dupla saída; as lanternas fumês e o
defletor em duas cores, sendo a parte inferior na cor do automóvel e a
superior em preto.
Internamente o carro ganhou equipamentos, requinte e um detalhe
exclusivo: a porção central do painel vem pintada na cor do carro,
lembrando um grande esportivo da marca: o
Fiat Coupé. O quadro de
instrumentos é diferente do restante da linha, com grafia própria e
velocímetro e contagiros com escala dupla, além de computador de bordo
com maior definição e possibilidade de mostrar imagens. Aliás, é nessa
tela que pode ser escolhida a função de manômetro digital do
turbocompressor, em uma escala gráfica
que mostra seu enchimento, embora sem indicação de valores.
Os bancos são exclusivos, com revestimento parcial em couro e tecido no
centro — boa medida para manter o corpo firme ao banco, sempre mais
difícil com couro —, além do logo T-Jet grafado em seu encosto. O
volante e o pomo do câmbio também são revestidos em couro. A lista de
opcionais é curta: teto solar Sky Dome (que abrange 70% da área do teto
e se compõe de uma parte móvel e outra fixa), navegador por GPS
integrado ao painel (como já apresentado no Linea), controle automático
de temperatura do ar-condicionado, faróis e limpador de parabrisa com
acionamento automático, bolsas infláveis laterais e de cortina e
parafusos antifurto das rodas.
Todos os outros equipamentos são de série nessa versão: bolsas infláveis
frontais, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento
(ABS), sistema de áudio de alto desempenho (com rádio/toca-CDs, função
MP3, entrada para MP3 portátil, subwoofer
em caixa no portamalas e amplificador), sistema Blue&Me para interface
Bluetooth com celular, comandos de áudio
e telefone no volante, regulagem de altura e profundidade do volante,
banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros
laminados nas portas, vidros escurecidos das portas traseiras para trás,
banco posterior bipartido com apoio de braço central, tapetes
personalizados em borracha e carpete, sensor de estacionamento traseiro
e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores.
Continua |