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							 Rodas de 17 pol com pneus 
		205/50 e várias alterações estéticas deram aspecto mais esportivo ao 
		Punto, similar ao da versão Abarth italiana 
		
							 
		
							 
		O painel tem parte na cor na 
		carroceria e manômetro digital do turbo; os bancos mais envolventes 
		combinam revestimento de tecido e de couro | 
		Há cerca de um ano tivemos a oportunidade de dirigir um
		protótipo do Punto Turbo que a Fiat 
		apresentou em um evento no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, em 
		São Paulo. Na época, com a intenção de deixar o público conhecer mais de 
		perto o automóvel, a Fiat desconversava sobre seu lançamento e dizia que 
		aqueles carros eram apenas um ensaio, um estudo sobre o mercado.
 Podia até ser, mas que os italianos estavam com sérias intenções de 
		lançar o carro por aqui, isso estavam. Tanto é que, seis meses depois, 
		mostraram no Salão do Automóvel em São Paulo a versão final do produto, 
		batizada de Punto T-Jet. E agora o carro é efetivamente lançado. Baseado 
		no Grande Punto Abarth italiano, só que em versão de cinco portas (lá 
		existe a de três), o T-Jet chega para ser a versão de topo da família 
		Punto, o mais esportivo e mais requintado deles. O preço sugerido a 
		partir de R$ 59.500 pode parecer alto para um carro pequeno, mas se 
		mostra competitivo quando se levam em conta os equipamentos de série e o 
		desempenho.
 
 Mesmo sem o selo Abarth do modelo italiano, os engenheiros brasileiros 
		fizeram um bom trabalho. Visualmente, a versão T-Jet se diferencia das 
		demais pelo parachoque dianteiro com novas e maiores entradas de ar, 
		grades com desenho diferente e defletor integrado. Os faróis têm máscara 
		negra e as laterais receberam molduras sobre as caixas de roda (talvez 
		ficasse melhor, embora mais custoso, se os próprios paralamas fossem 
		alargados) e saias laterais, além das rodas de 17 pol com desenho 
		esportivo e de muito bom gosto, com pneus 205/50 R 17. Na traseira 
		destacam-se o novo parachoque com sensores 
		de estacionamento, cuja parte inferior possui desenho que imita um 
		extrator de ar; o escapamento com dupla saída; as lanternas fumês e o 
		defletor em duas cores, sendo a parte inferior na cor do automóvel e a 
		superior em preto.
 
 Internamente o carro ganhou equipamentos, requinte e um detalhe 
		exclusivo: a porção central do painel vem pintada na cor do carro, 
		lembrando um grande esportivo da marca: o
		Fiat Coupé. O quadro de 
		instrumentos é diferente do restante da linha, com grafia própria e 
		velocímetro e contagiros com escala dupla, além de computador de bordo 
		com maior definição e possibilidade de mostrar imagens. Aliás, é nessa 
		tela que pode ser escolhida a função de manômetro digital do
		turbocompressor, em uma escala gráfica 
		que mostra seu enchimento, embora sem indicação de valores.
 
 Os bancos são exclusivos, com revestimento parcial em couro e tecido no 
		centro — boa medida para manter o corpo firme ao banco, sempre mais 
		difícil com couro —, além do logo T-Jet grafado em seu encosto. O 
		volante e o pomo do câmbio também são revestidos em couro. A lista de 
		opcionais é curta: teto solar Sky Dome (que abrange 70% da área do teto 
		e se compõe de uma parte móvel e outra fixa), navegador por GPS 
		integrado ao painel (como já apresentado no Linea), controle automático 
		de temperatura do ar-condicionado, faróis e limpador de parabrisa com 
		acionamento automático, bolsas infláveis laterais e de cortina e 
		parafusos antifurto das rodas.
 
 Todos os outros equipamentos são de série nessa versão: bolsas infláveis 
		frontais, freios a disco nas quatro rodas com sistema antitravamento 
		(ABS), sistema de áudio de alto desempenho (com rádio/toca-CDs, função 
		MP3, entrada para MP3 portátil, subwoofer 
		em caixa no portamalas e amplificador), sistema Blue&Me para interface
		Bluetooth com celular, comandos de áudio 
		e telefone no volante, regulagem de altura e profundidade do volante, 
		banco do motorista com ajuste de altura, ar-condicionado, vidros 
		laminados nas portas, vidros escurecidos das portas traseiras para trás, 
		banco posterior bipartido com apoio de braço central, tapetes 
		personalizados em borracha e carpete, sensor de estacionamento traseiro 
		e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores. 
        Continua
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