|
À espera do visto
A Fiat apresenta o Punto Turbo como um exercício de |
|
Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus
lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma:
"Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos
os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado
eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos... No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem.
O motor do Abarth italiano, que
fornece 155 cv e 23,5 m.kgf,
Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter
fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto
atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser
lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos
de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale
lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba
mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve
alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou
discos nas rodas traseiras. |
Rodas de 17 pol emprestadas pelo
Stilo, saias e defletor dão
O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional
— traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um
turbocompressor Garrett IHI. No Grande
Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv
a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão
ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool.
O Turbo na pista de Interlagos:
respostas graduais do Enfim, neste primeiro contato com o protótipo, ainda sujeito a alterações, foi possível notar que o Punto Turbo tem um conjunto motor-câmbio de primeira grandeza e acerto de suspensão adequado, o suficiente para torná-lo um carro muito prazeroso. O Punto já demonstrou que caiu no gosto dos brasileiros e uma versão mais quente tem tudo para reforçar ainda mais sua imagem. |
Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/5/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |