|  |  | 
| À espera do visto 
		A Fiat apresenta o Punto Turbo como um exercício de | 
| 
 | 
| 
		Há um bom tempo a Fiat despista os jornalistas com relação a seus 
		lançamentos em território nacional. A desculpa é sempre a mesma: 
		"Testamos os mais diversos carros e aplicações a nossos carros em todos 
		os lugares, para que possamos ter na prateleira produtos que o mercado 
		eventualmente demande". E nós da imprensa fingimos que acreditamos... No evento havia quatro unidades do carro com esse motor, disponíveis ao público para experimentação no circuito. Baseado no Punto Sporting de 1,8 litro e aspiração natural, o carro sofreu algumas modificações. Recebeu defletor dianteiro, soleiras esportivas e aplique no pára-choque traseiro, um conjunto aerodinâmico já disponível para o Punto. Ganhou também as rodas de 17 pol do Stilo Abarth que, apesar de não serem exclusivas, caíram muito bem. 
		O motor do Abarth italiano, que 
		fornece 155 cv e 23,5 m.kgf, 
		
		Internamente mudou somente o quadro de instrumentos, que passou a ter 
		fundo branco e grafia do computador de bordo diferente da usada no Punto 
		atual. Esse quadro é o mesmo da versão estrangeira do sedã Linea, a ser 
		lançado em breve no Brasil. A alteração foi necessária porque os módulos 
		de controle do motor são todos interligados, inclusive ao painel. Vale 
		lembrar que o Linea também deverá ser equipado com esse motor (saiba 
		mais). Na parte mecânica, além do motor importado da Itália, houve 
		alteração nas molas e amortecedores e no conjunto de freios, que ganhou 
		discos nas rodas traseiras. | 
		Rodas de 17 pol emprestadas pelo 
		Stilo, saias e defletor dão 
		
		O motor de 1,4 litro — baseado no Fire que equipa a versão ELX nacional 
		— traz duplo comando, quatro válvulas por cilindro e um
		turbocompressor Garrett IHI. No Grande 
		Punto Abarth italiano, do qual foi trazido, produz a potência de 155 cv 
		a 5.500 rpm e o torque máximo de 23,5 m.kgf a 3.000 rpm. Aqui poderão 
		ocorrer pequenas mudanças nos valores, pelo uso de gasolina com álcool. 
		O Turbo na pista de Interlagos: 
		respostas graduais do Enfim, neste primeiro contato com o protótipo, ainda sujeito a alterações, foi possível notar que o Punto Turbo tem um conjunto motor-câmbio de primeira grandeza e acerto de suspensão adequado, o suficiente para torná-lo um carro muito prazeroso. O Punto já demonstrou que caiu no gosto dos brasileiros e uma versão mais quente tem tudo para reforçar ainda mais sua imagem. | 
| Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 20/5/08 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |