Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A versão ELX: motor 1,4 com mais potência que no Palio, acabamento mais simples, bons itens de série

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Os Puntos ELX (em cima) e HLX: espaço acima da média, boa posição de dirigir, painel bem-projetado

Os opcionais para ele já são muitos: bolsas infláveis frontais, sistema antitravamento (ABS), rádio/toca-CDs com MP3 e comandos no volante, Blue&Me (leia adiante), controle elétrico dos vidros traseiros e retrovisores, sensor de estacionamento traseiro, controle remoto de travas, teto solar Skydome, faróis e limpador de pára-brisa automáticos, banco traseiro bipartido, apoios de braço à frente e atrás, retrovisor fotocrômico, rodas de alumínio de 15 pol e bancos de couro bicolor.

O motor 1,8 equipa duas versões, cada uma com previsão de 15% de participação. A HLX (R$ 44.400) adiciona à ELX apenas revestimento em veludo, ajuste do temporizador do limpador de pára-brisa e controle remoto de travas. Portanto, ao contrário do que acontecia no Palio, há expressiva diferença de preço com conteúdo similar. A maior parte dos opcionais do outro se aplica a ele, que também pode vir com ar-condicionado automático, bolsas infláveis laterais e cortinas e encostos de cabeça ativos nos bancos dianteiros, estes inéditos em um carro nacional. O ABS e as bolsas frontais são oferecidos em pacote a atrativos R$ 2.900.

Finalmente, o Punto Sporting 1,8 custa R$ 51.900 e acrescenta ao HLX bolsas frontais, ABS, CD/MP3, viva-voz Bluetooth, volante de couro com comandos de áudio e rodas de 16 pol em alumínio com pneus 195/55-16. Há também detalhes próprios de acabamento: revestimento interno em tecido esportivo, cintos de segurança vermelhos, faróis com máscara preta, saias laterais, defletor de teto, cobertura esportiva nos pedais e apoio de pé esquerdo e tapetes com o logotipo Punto. A relação entre preço e conteúdo é bem interessante se comparada à de médios como Golf, 307 e o próprio Stilo.

Para produzir o carro no Brasil a Fiat precisou investir R$ 800 milhões entre serviços de engenharia, ferramentas de produção e instalações na fábrica de Betim, MG. O dispositivo robotizado para armação da carroceria é novo e foi criada uma linha específica para a estamparia das partes móveis. Tudo na produção do modelo visa a velocidade de manufatura — do sistema de gravação do número do chassi ao reconhecimento automatizado, com câmeras, da carroceria ao entrar para a pintura. Há um novo dispositivo para a montagem da suspensão traseira completa, bem como um sistema de controle de vazamento do gás refrigerante do ar-condicionado.

Personalidade   Desenhado pelo mestre Giorgetto Giugiaro, o estilo moderno e de forte personalidade é certamente um dos grandes atributos do Punto. O carro consegue transmitir robustez sem apelar para formas retilíneas, que envelhecem rápido. A frente afilada, faróis de perfil longo, linha de cintura alta e ascendente e lanternas traseiras nas colunas (característica do modelo desde a primeira geração, de 1993) são os elementos mais interessantes.

As linhas são exatamente as mesmas do italiano, salvo pela (lamentável) eliminação dos repetidores laterais das luzes de direção. O coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,34, está acima do que se espera de um projeto novo, mas a Fiat explica que o resultado se deve ao capô mais alto de modo a ficar mais distante do motor — medida de proteção ao pedestre em caso de atropelamento, norma da União Européia.

O interior não é luxuoso, com plásticos rígidos e revestimento simples no ELX, mas tem jeito atual e agradável. O painel de instrumentos permite fácil leitura, há vários porta-objetos (incluem porta-óculos de teto e um segundo porta-luvas quando não há bolsa inflável), os controles de vidros são todos do tipo um-toque e os difusores de ar estão no lugar certo, ao contrário da linha Palio e da Idea. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados