| 
		
         
		
         
		
         
		O Sporting mostra ótimo 
		comportamento nas curvas, sem chegar ao desconforto; o Punto pode ter 
		cortinas infláveis, exclusivas nos nacionais, e bolsas laterais | Ao 
		volante   
		
        O lançamento do Punto em Buenos Aires, na Argentina, deu aos jornalistas 
		oportunidade de dirigir em cidade, rodovia e autódromo. O ELX 1,4 não 
		poderia mesmo impressionar pelo desempenho, dado o peso expressivo de 
		1.090 kg, mas a boa potência em baixa rotação ameniza esse fato, dando 
		razoável agilidade no tráfego urbano. Já o Sporting entusiasma pelas 
		respostas. Em ótimo estágio de evolução, apesar das duas válvulas por 
		cilindro, o motor 1,8 é muito elástico e permite dirigir como se quiser, 
		do uso pacato ao mais vigoroso. Mas seria interessante poder alcançar 
		rotações mais altas (corta a 6.200 rpm).
 Os comandos são leves, inclusive o do câmbio, que é dos mais precisos no 
		uso. O do ELX produz aceitáveis 3.800 rpm a 120 km/h reais. No HLX essa 
		rotação cai para 3.650 rpm — alta diante do motor bem mais potente — e 
		no Sporting é de 3.750 rpm, aceitável pela proposta da versão. A 
		suspensão resulta em rodar equilibrado e com boa adesão à estrada, no 
		que os pneus 195/55-16 da versão superior ajudam bastante. As 
		irregularidades são bem filtradas e o bom vão livre permite ignorar as 
		lombadas com tranqüilidade.
 
 No autódromo de Buenos Aires, respeitadas as limitações de um 
		tração-dianteira sem preparação para isso, o Sporting entusiasmou. Tomou 
		as curvas de diferentes raios com precisão, mostrou bom controle dos 
		amortecedores e facilidade de uso vigoroso. Não sai de frente em excesso 
		e a traseira só aponta para fora da curva quando provocada, mesmo assim 
		de forma fácil de corrigir.
 
 À parte os itens de segurança opcionais e o Blue&Me, o Punto não inova, 
		mas denota um conjunto harmonioso e bem-feito. A isso se soma um estilo 
		moderno e atraente, com cara e jeito de italiano. No todo, é um 
		automóvel bastante agradável de ver e de dirigir. Para quem já aprecia a 
		marca, é um lançamento bem-vindo, um passo à frente em relação ao Palio. 
		Para quem não aprecia ou é indiferente, está aí um sério caso a pensar.
 |