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O HLX acrescenta poucos itens ao ELX, mas tem melhor desempenho com motor 1,8 e farta lista de opcionais

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Por dentro do Sporting, decoração alegre com pedais esportivos, volante de couro e cintos em vermelho

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Como na Idea, o teto solar tem grande área e duas partes, uma móvel na frente e outra fixa na traseira

Com os diversos ajustes, o motorista encontra boa posição com facilidade. Pena que as colunas dianteiras prejudiquem bastante a visibilidade, sobretudo à esquerda. Uma inovação do Punto é o Blue&Me, interface entre telefone celular (desde que dotado de tecnologia Bluetooth) e veículo, criada em parceria com a Microsoft e apresentada em 2006.

O sistema obedece a comando de voz em nível que impressiona. Transfere até a agenda telefônica do celular para o carro ao escutar "transferir agenda". E fala, como ao ler uma mensagem SMS (serviço de mensagens curtas) enviada para o celular do dono, que pode também ditar uma mensagem SMS. Com o comando de voz pode-se mandar "ligar para fulano" ou "ligar para o número x" por meio de microfone na base do retrovisor. Feita a ligação, o número aparece no visor multiinformação de cristal líquido do quadro de instrumentos. A tecla para acionar o telefone passa a ser uma dedicada no lado esquerdo do volante.

Há mais. No porta-luvas encontra-se uma conexão USB à qual se pode conectar um pendrive com arquivos de música MP3. A busca de faixas pode ser comandada por voz, segundo a organização das pastas no pendrive — gênero musical, artista e título da música. O opcional custa R$ 500 no Sporting e R$ 3.900 no ELX e HLX, neste caso associado a bolsas infláveis e ABS.

O teto solar Skydome segue o padrão da Idea: cobre 70% da área do teto e tem duas seções, a dianteira móvel (pode ser erguida ou correr por fora) e a traseira fixa. Seu forro tem comando elétrico um-toque com sensor antiesmagamento. No banco traseiro o espaço é bom em altura, mas modesto em largura e comprimento para as pernas — nisso é um carro pequeno, não médio. O mesmo vale para o compartimento de bagagem de 280 litros, similar ao do Palio, e cuja base de acesso é bem alta. O estepe de tamanho normal (diferente do compacto usado na Europa) exigiu um enchimento irregular no assoalho, mas usa roda e pneu iguais aos demais no Sporting.

Motores conhecidos   Os motores do Punto são, por enquanto, o Fire de 1,4 litro e o 1,8 fornecido pela General Motors — isso até que a Fiat conclua o seu, com cilindrada ao redor de 1.850 cm³ e potência estimada em 130 cv, que deve ficar para o sedã Linea no começo de 2008. No Fire a potência subiu de 80/81 cv (gasolina/álcool) para 85/86 cv, e o torque máximo, de 12,2/12,4 m.kgf para 12,4/12,5 m.kgf, graças ao emprego de coletor de admissão com diâmetro de passagem aumentado de 30 para 33 mm e coletor de escapamento em aço (em vez de ferro fundido) com o catalisador integrado. No 1,8 a potência ficou em 113/115 cv, e o torque, em 18/18,5 m.kgf.

O Sporting conta com diferencial mais curto que o do HLX, mas parte da diferença é compensada pelos pneus maiores. A Fiat anuncia redução de 0,3 segundo na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima 1 km/h mais alta no Sporting, mas informa o mesmo consumo do outro, o que não faz sentido. Os freios seguem o tradicional esquema de disco ventilado e tambor em toda a linha, mas o ABS de última geração (Bosch 8.1) traz distribuição eletrônica de pressão entre os eixos e controle para curvas, que reduz a pressão nas rodas internas e evita a ação do ABS na roda dianteira interna à curva.

Segundo o diretor de engenharia da Fiat, Claudio Demaria, em relação ao modelo italiano houve alterações extensas de suspensão. Nosso carro usa alguns componentes do Stilo, tem calibração mais macia e altura de rodagem 13 mm maior. Outra diferença é o ponto da tomada de ar para o motor, bem mais alto do que no original, como segurança em alagamentos. Faltou ampliar o tanque de combustível de 48 litros, muito pouco para as versões 1,8 com uso de álcool. Continua

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