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Pão-duro bacana

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Com alterações para economia de combustível, o Polo Blue Motion
traz vantagens que poderiam ser estendidas ao restante da linha

Texto: Gino Brasil - Fotos do autor e de divulgação
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Grade mais fechada, defletores e saias, menor altura, rodas de 14 pol com pneus mais estreitos: diferenças externas para os demais Polos

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O interior ganha revestimento exclusivo em tom cinza azulado, mas no restante o Blue Motion conserva as características internas conhecidas

A ideia de preservação do meio ambiente, que hoje atinge todos os setores da sociedade, não poderia deixar de fora a indústria automobilística. A pressão ambiental fez com que as fábricas desenvolvessem novos produtos e conceitos para reduzir as emissões de gases poluentes e de gás carbônico (CO2), que não é tóxico, mas colabora para o aquecimento global.

Dessa necessidade surgiu o conceito Blue Motion da Volkswagen. Lançados na Europa, os veículos da série são mais econômicos e menos poluentes, sempre equipados com motores a diesel. Há ainda ações paralelas da fábrica alemã, como o plantio de uma árvore para cada carro dessa versão vendido naquele continente. O conceito foi importado para o Brasil, mas deixou na alfândega alguns aspectos do original europeu. O primeiro deles foi deixar o motor a diesel de lado, em função de nossa legislação que não permite o uso desse combustível em automóveis. A VW optou por manter o 1,6-litro a gasolina e a álcool da linha VHT usado em outras versões. Além disso, lá o conceito Blue Motion é oferecido em diversos modelos da marca, enquanto por aqui fica restrito ao Polo, por enquanto. A VW do Brasil promete oferecer o Fox e o Gol com o pacote de mudanças que o Polo recebeu, mas até o momento isso ficou restrito a uma apresentação dos estudos no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro passado.

A diferença do Polo normal para o Blue Motion começa pelo exterior. Com nova grade de desenho mais fechado, saias laterais, defletor na parte final do teto, palhetas do limpador de para-brisa mais favoráveis à passagem do ar, altura de rodagem menor em 15 milímetros, rodas de 14 pol e pneus mais estreitos (165/70 R 14 em vez de 195/55 R 15) com baixa restrição ao atrito, ele conseguiu melhora expressiva no coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,35 para 0,31, além de ligeira redução na área frontal por conta dos pneus. E chama atenção nas ruas — ainda que venha somente na tão comum cor prata — pelas diferenças que ostenta para seus irmãos de produção. Mas esse carro não guarda somente mudanças visuais: traz também mudanças técnicas invisíveis e importantes para a condução. Além das rodas e dos pneus citados, a direção conta com assistência eletroidráulica, como eram os primeiros Polos — o sistema depois deu lugar ao hidráulico por pressão do departamento de corte de custos —, e o câmbio de cinco marchas tem relações mais longas, privilegiando o consumo (saiba mais sobre técnica).

Internamente o Polo Blue Motion também traz diferenças. O revestimento traz a parte central dos bancos em tecido mais claro, denominado Popcorn pela fábrica, assim como as portas. Ar-condicionado automático e sensor de estacionamento na traseira vêm de série nessa versão (e não na básica), assim como o sistema de áudio com toca-CDs, função MP3, interface Bluetooth para telefone celular e entradas USB, auxiliar para MP3 portátil e para cartão de memória. Entre os opcionais estão bolsas infláveis frontais, controlador de velocidade, freios com sistema antitravamento (ABS), alarme e... controle elétrico dos vidros e retrovisores, que deveria ser de série em qualquer Polo.

Todas as alterações externas do Blue Motion têm função técnica, ou seja, colaboram para que o carro atinja um consumo inferior. Assim, a grade dianteira mais fechada tem por função eliminar vãos livres na frente que causariam maior arrasto aerodinâmico. As saias laterais têm como objetivo disciplinar o ar nessa região, e o defletor traseiro, diminuir a turbulência. Os pneus Dunlop SP 10 A contêm em sua composição sílica, material responsável para diminuir o atrito de rolamento e, com isso, permitir que o carro rode com menos esforço do motor. O efeito é ampliado por sua alta e anormal pressão de enchimento, 42 lb/pol². Além disso, as rodas de 14 pol (mais um retorno às origens, pois era o padrão do Polo em 2002) reduzem o peso não suspenso e também requerem menos esforço para ser giradas. Não representam, porém, grande redução no diâmetro total dos pneus (cerca de 1% apenas), pois o perfil destes é maior que nas demais versões. Continua

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Data de publicação: 14/7/09

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