O 1.8R exibe as mudanças:
frente, traseira, vincos laterais e até as janelas laterais da versão de
três portas, inédita no Brasil para o esportivo da linha
As rodas deste Palio passam a 15
pol, mas os faróis perdem o duplo refletor; o elemento circular nas
lanternas parece pertencer a um Volkswagen |
Pela
terceira vez em apenas 11 anos, o Palio está de novo visual. Embora
tenha sido adiada (estava pronta para o Salão de São Paulo, em outubro,
mas a Fiat preferiu aguardar em vista das boas vendas do modelo na
época), a reestilização ainda parece precoce, pois a anterior foi feita
no fim de 2003. Concorrentes lançados antes dele só mudaram agora
(Fiesta, Polo) ou continuam sem grandes alterações (Corsa, Fit, Clio,
206, Fox).
Lançado já como linha 2008, o novo Palio chega em apenas duas versões de
acabamento (ELX e 1.8R) e três de motor. A ELX com o Fire de 1,0 litro e
65/66 cv (gasolina/álcool) pode vir com três ou cinco portas, aos preços
de R$ 28.700 e R$ 30.260, na ordem. Quando dotada do Fire 1,4 de 80/81
cv e cinco portas, passa a R$ 31.980 — 5,6% a mais, acréscimo
justificado diante da vantagem em desempenho.
A 1.8R, que usa o motor 1,8 de 113/115 cv fornecido pela General Motors,
agora dá opção entre três e cinco portas — acaba a imposição desta
última configuração em uma versão esportiva, o que não fazia sentido. Os
preços são de R$ 40.300 e R$ 41.850, na ordem. A HLX 1,8 deixa de
existir e, como de hábito, permanece a versão básica
Fire (que deve representar 60% das
vendas) com o desenho anterior e motor 1,0. Vale notar que não houve
aumentos de preço na linha, apesar de alguns novos itens de série, como
veremos adiante.
Realizada pela primeira vez no próprio centro de estilo da Fiat, sem
participação do estúdio ItalDesign de Giugiaro (autor das duas
anteriores), a reformulação foi mais extensa que o habitual. Mudaram não
só a frente e a traseira, mas também as laterais, ainda que mantendo a
estrutura principal do carro. A frente buscou inspiração no
Grande Punto italiano, a ser
lançado no Brasil no segundo semestre: grandes faróis de refletor único
— um retrocesso em relação aos duplos
usados desde 1999 — e grade ampla e protuberante, que estabelece ligação
visual com a entrada de ar sob a placa, como acontecia nos Audis antes
que elas se tornassem uma peça só.
As laterais ganharam um aspecto robusto com os arcos de pára-lamas mais
definidos e novos vincos: um logo acima das maçanetas, outros dois onde
ficaria o friso protetor (que continua ausente, expondo as portas a
danos em estacionamentos apertados). Os vidros laterais traseiros foram
redesenhados no modelo de três portas, ganhando formas mais retas e uma
base inclinada, que causa certa estranheza. O carro ficou 6 mm mais
largo e 20 mm mais comprido.
Continua |