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Palio, a quarta edição

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A Fiat aplica outra remodelação, talvez a mais polêmica
delas, mas deixa de lado pontos que deveriam evoluir

Texto: Fabrício Samahá e Paulo César Martins - Fotos: divulgação
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O 1.8R exibe as mudanças: frente, traseira, vincos laterais e até as janelas laterais da versão de três portas, inédita no Brasil para o esportivo da linha

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As rodas deste Palio passam a 15 pol, mas os faróis perdem o duplo refletor; o elemento circular nas lanternas parece pertencer a um Volkswagen

Pela terceira vez em apenas 11 anos, o Palio está de novo visual. Embora tenha sido adiada (estava pronta para o Salão de São Paulo, em outubro, mas a Fiat preferiu aguardar em vista das boas vendas do modelo na época), a reestilização ainda parece precoce, pois a anterior foi feita no fim de 2003. Concorrentes lançados antes dele só mudaram agora (Fiesta, Polo) ou continuam sem grandes alterações (Corsa, Fit, Clio, 206, Fox).

Lançado já como linha 2008, o novo Palio chega em apenas duas versões de acabamento (ELX e 1.8R) e três de motor. A ELX com o Fire de 1,0 litro e 65/66 cv (gasolina/álcool) pode vir com três ou cinco portas, aos preços de R$ 28.700 e R$ 30.260, na ordem. Quando dotada do Fire 1,4 de 80/81 cv e cinco portas, passa a R$ 31.980 — 5,6% a mais, acréscimo justificado diante da vantagem em desempenho.

A 1.8R, que usa o motor 1,8 de 113/115 cv fornecido pela General Motors, agora dá opção entre três e cinco portas — acaba a imposição desta última configuração em uma versão esportiva, o que não fazia sentido. Os preços são de R$ 40.300 e R$ 41.850, na ordem. A HLX 1,8 deixa de existir e, como de hábito, permanece a versão básica Fire (que deve representar 60% das vendas) com o desenho anterior e motor 1,0. Vale notar que não houve aumentos de preço na linha, apesar de alguns novos itens de série, como veremos adiante.

Realizada pela primeira vez no próprio centro de estilo da Fiat, sem participação do estúdio ItalDesign de Giugiaro (autor das duas anteriores), a reformulação foi mais extensa que o habitual. Mudaram não só a frente e a traseira, mas também as laterais, ainda que mantendo a estrutura principal do carro. A frente buscou inspiração no Grande Punto italiano, a ser lançado no Brasil no segundo semestre: grandes faróis de refletor único — um retrocesso em relação aos duplos usados desde 1999 — e grade ampla e protuberante, que estabelece ligação visual com a entrada de ar sob a placa, como acontecia nos Audis antes que elas se tornassem uma peça só.

As laterais ganharam um aspecto robusto com os arcos de pára-lamas mais definidos e novos vincos: um logo acima das maçanetas, outros dois onde ficaria o friso protetor (que continua ausente, expondo as portas a danos em estacionamentos apertados). Os vidros laterais traseiros foram redesenhados no modelo de três portas, ganhando formas mais retas e uma base inclinada, que causa certa estranheza. O carro ficou 6 mm mais largo e 20 mm mais comprido. Continua

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Data de publicação: 28/2/07

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