

O 1.8R mantém os instrumentos
de antes, mas recebe volante de couro; o motor de 115 cv o deixa muito
ágil


Ao volante do ELX, as
impressões conhecidas: bom motor de 1,4 litro e suspensão macia, talvez
em excesso |
Os
equipamentos
A Fiat aplicou como itens de série alguns equipamentos que eram
opcionais ou não disponíveis em cada versão. Agora todas vêm com faróis
de neblina, terceira luz de freio, ajuste de altura do volante, espelho
de cortesia também para o motorista, três encostos de cabeça no banco
traseiro e nova chave de partida. O ELX continua a trazer conta-giros,
computador de bordo, configurador de funções, temporizador dos faróis,
vidro traseiro térmico com limpador e lavador, pára-brisa degradê e
comando interno do porta-malas e da tampa do tanque.
Entre seus opcionais constam ar-condicionado (que inclui vidros
traseiros mais escuros), direção assistida, bolsas infláveis frontais,
sistema antitravamento (ABS), rádio/toca-CDs com
MP3, sistema viva-voz
Bluetooth para telefone celular, volante
de couro, banco traseiro bipartido, revestimento interno em veludo,
rodas de alumínio, saias laterais, defletor traseiro e controle elétrico
dos quatro vidros, travas e retrovisores. A versão de cinco portas pode
vir com ajuste de altura e apoio de braço no banco do motorista.
O 1.8R já sai com ar-condicionado, controle elétrico dos vidros
dianteiros e travas, direção assistida, volante de couro, defletor e
saias, rodas de alumínio, banco traseiro bipartido, banco com ajuste de
altura (só no cinco-portas, uma incoerência) e ponteira de escapamento
esportiva. Além de vários dos opcionais do ELX, pode receber bolsas
infláveis laterais, ajuste elétrico de altura do banco, retrovisor
interno fotocrômico e acionamento
automático de faróis e limpadores de pára-brisa.
O fato de haver novos equipamentos de série sem aumento de preço é uma
boa notícia, mas a reformulação do Palio (que se estenderá ao sedã Siena
e à perua Weekend no segundo semestre, ficando o picape Strada para
2008) deixa dúvidas. O estilo não parece mais moderno que o anterior — é
apenas diferente e, para alguns, menos bonito — e não há evolução no
interior, nem mesmo em detalhes que pedem correção desde o lançamento em
1996. De realmente positivo, apenas a oferta do 1.8R com três portas,
antes exclusivo de mercados de exportação.
Mas é verdade que o Palio já tinha uma grande relação custo-benefício,
atributo que deve mantê-lo em alta no mercado com as — ou apesar das —
modificações. |