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A resistência francesa

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Com o Logan, a Renault faz uma proposta que pode balançar
o mercado de sedãs pequenos e dos médios mais baratos

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação
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Longe de cativar pela beleza, o Logan tem na relação entre espaço e preço seu destaque: o entreeixos de 2,63 metros, a altura e a largura são de carros médios

Não traz nenhuma novidade tecnológica, não é um exemplo de beleza, não é luxuoso, mas há uma coisa que o Renault Logan, apresentado à imprensa brasileira nesta terça-feira (12/6) no Rio de Janeiro, tem e dá banho na concorrência: espaço interno. Embora destinado a concorrer em preço com sedãs compactos como Prisma, Siena e Fiesta, tem algumas dimensões de médio, caso do entreeixos de 2,63 metros (maior que os de Astra, Focus, Corolla) e da largura de 1,74 m, que se somam à altura de 1,53 m, a maior em um sedã nacional.

O Logan reúne condições para disputar bem o mercado dos sedãs compactos e mesmo avançar um pouco sobre os médios. Lançado na Europa em junho de 2004, já vendeu 500 mil unidades (parte delas sob a marca romena Dacia, pertencente ao grupo Renault desde 1999) a partir de fábricas na própria Romênia, Rússia, Marrocos, Colômbia, Irã e Índia. No Brasil, começa com 80% de nacionalização e daqui será exportado para alguns países do Mercosul — como a Argentina, onde já é comercializado há dois meses com motor 1,6. Está em vias de chegar ao México sob a marca Nissan (como já acontece com o Clio Sedan, lá Nissan Platina) com a mesma motorização.

O novo carro é alto, embora boa parte disso seja atribuída ao vão livre do solo "mata-lombada", 15,5 cm com veículo totalmente carregado. Mas seu ponto H (altura dos quadris dos ocupantes) nos bancos dianteiros é bem alto, o que contribui decisivamente para o grande espaço para pernas no banco traseiro. Acomoda bem ali três adultos, ao contrário dos compactos rivais e até mesmo de alguns médios.

A amplitude interna resulta também de uma solução não agradável aos olhos, mas que funciona para esse propósito: os vidros laterais praticamente verticais e com raio de curvatura mínimo. Seu porta-malas não deixa por menos: são 510 litros, como no Clio, o que o deixa entre os maiores compactos e médios, mesmo com dobradiças convencionais na tampa. Lamentável é o carro não trazer o quase universal recurso de rebater o banco traseiro, justificado pela fábrica como a busca do preço mais baixo possível.

O Logan começa a ser vendido no início de julho em três versões. A Authentique com motor 1,0-litro flexível de 16 válvulas tem preço sugerido de R$ 28.000; a Expression de mesma motorização, R$ 29.480; e a Privilège 1,6 16V também flexível, R$ 36.790. O Authentique chega ao ponto de não trazer ajuste interno dos retrovisores ou alças de teto, mas vem com imobilizador de motor, conta-giros, pára-choques na cor da carroceria, porta-copos/objetos no console, protetor de cárter, tomada de energia de 12 volts e vidros verdes. Aquecimento e desembaçador do vidro traseiro custam R$ 390; o ar-condicionado em conjunto com eles, R$ 3.890. Continua

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Data de publicação: 14/6/07

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