Best Cars Web Site

Extensão do console e controle elétrico dos quatro vidros vêm de série no Privilège, que cobra à parte pelo rádio/CD, ar-condicionado e bolsas infláveis frontais

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Embora menos potente que no Clio, o motor 1,6 traz desempenho muito bom ao Logan, que é correto nas curvas, mas não tem o consumo informado pela fábrica

Como andam   O Best Cars dirigiu o Logan Expression 1,0 16V com o Pack e o Privilège com o Pack Estilo. O primeiro não decepciona, mesmo pesando 1.080 kg (com ar-condicionado e direção assistida; o peso básico é de 1.025 kg). Ao nível do mar o motor de 76/77 cv (gasolina/álcool) dá conta do recado, em que o torque de 9,9/10,1 m.kgf contribui para o bom desempenho geral. A quinta produz aceitáveis 4.000 rpm a 120 km/h. A Renault informa 0-100 km/h em 14,2/14,3 segundos e velocidade máxima de 160/161 km/h (sempre gasolina/álcool), números coerentes com as impressões.

Por outro lado, o Privilège chega a dar razoável emoção com o motor de 107/112 cv e 15,1/15,5 m.kgf a 3.750 rpm, embora pese 1.111 kg. A aceleração 0-100 km/h é informada como 10,3/10,1 s e a máxima de 182/185 km/h. Em quinta são convenientes 3.400 rpm a 120 km/h. Tanto o 1,0 quanto o 1,6 não fazem feio e têm acelerador eletrônico. Potência e torque são menores que no Clio 1,6: menos 3 cv e 0,1/0,5 m.kgf (gasolina/álcool). No 1,0 a potência ficou igual, mas a 150 rpm menos, enquanto o torque perdeu 0,1 m.kgf. A fábrica explicou tratar-se de diferenças no compartimento do motor, mas não é impossível que se trate de redução de potência face à garantia bem maior. Lamenta-se que o consumo, tão importante neste segmento, seja omitido.

O jeito de andar é bem da marca, com precisão, comportamento franco nas curvas e pouca rolagem. Os pneus têm medidas adequadas ao carro e ao piso brasileiro. A rigidez da estrutura é logo perceptível e a robustez de suspensão não deixa dúvida. Sabidamente o Logan, por sua proposta, não seria pródigo em isolamento acústico, mas nem assim está fora do normal. Apenas o 1,0 mostra uma leve passagem de vibração para o interior, talvez resultado de coxins de borracha duros demais, de fácil correção pela fábrica.

A Renault está apostando suas fichas (bastante, não todas) no Logan. Começa com 1.500 unidades/mês, número que parece conservador, mas que denota que a empresa quer ir com calma. Poderá haver canibalização do Clio Sedan — acontece com freqüência na indústria —, pelo que a Renault já tomou providências: a versão Expression agora vem com ar-condicionado de série.

"O Logan marca uma ruptura no mercado brasileiro", disse o francês Jerôme Stoll aos jornalistas. Como presidente da Renault do Brasil e diretor geral da Renault Mercosul, ele mais do que ninguém sabe o que tem nas mãos.

Ficha técnica
    Expression 1,0 16V Privilège 1,6 16V
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 4 duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 69 x 66,8 mm 79,5 x 80,5 mm
Cilindrada 998 cm3 1.598 cm3
Taxa de compressão 10:1
Potência máxima (gas.) 76 cv a 5.850 rpm 107 cv a 5.750 rpm
Potência máxima (álc.) 77 cv a 5.850 rpm 112 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas.) 9,9 m.kgf a 4.350 rpm 15,1 m.kgf a 3.750 rpm
Torque máximo (álc.) 10,1 m.kgf a 4.350 rpm 15,5 m.kgf a 3.750 rpm
Alimentação injeção multiponto seqüencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5, dianteira
FREIOS
Dianteiros a disco a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) não
DIREÇÃO
Assistência hidráulica
Diâmetro de giro 10,5 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson, estabilizador
Traseira eixo de torção, estabilizador
RODAS
Rodas 14 pol 15 pol
Pneus 185/70 R 14 185/65 R 15
DIMENSÕES
Comprimento / largura 4,247 m / 1,74 m
Altura / entreeixos 1,534 m / 2,63 m
Capacidade do tanque 50 l
Porta-malas 510 l
Peso 1.025 kg 1.111 kg
DESEMPENHO
  gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 160 km/h 161 km/h 182 km/h 185 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,3 s 14,2 s 10,3 s 10,1 s
Dados do fabricante; consumo não disponível

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade