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Grade exclusiva para o Brasil, faróis de neblina e rodas de alumínio de 15 pol no Privilège: cuidados com a aparência para afastar a imagem de "carro de pobre"

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O interior é simples, mas funcional, com bancos confortáveis, conta-giros de série e bom volante; o revestimento mostrado é exclusivo da versão de topo

O Expression adiciona regulagem de altura do banco do motorista, terceira luz de freio, friso lateral, iluminação do porta-malas, espelho no pára-sol do passageiro e porta-copos/objetos no console traseiro. Para ele existe um pacote chamado Pack, de R$ 5.000, que consiste de direção assistida hidráulica, ar-condicionado (que isoladamente custam R$ 1.800 e R$ 3.500, na ordem) e controle elétrico dos vidros dianteiros (com botões no painel, abaixo do rádio) e travas, além do comando destas a distância e de seu travamento ao rodar. Aquecimento também é opcional.

O Privilège vem de série com o que os demais oferecem, mais iluminação no porta-luvas, vidros elétricos traseiros (com botões em posição ruim, no console central), maçanetas na cor da carroceria, rodas de 15 pol, melhor acabamento interno, detalhes em tom prata e terceiro apoio de cabeça traseiro. Mas ainda nele o ar-condicionado vem à parte, a R$ 3.000 (R$ 500 menos que no Expression).

Há o conjunto Pack Estilo (ar-condicionado mais rádio/toca-CDs sem MP3, rodas de alumínio de 15 pol e duas bolsas infláveis frontais, por R$ 6.000). Não dispõe de freios com sistema antitravamento (ABS). Portanto, o Logan está muito bem posicionado em preço diante do pelotão de concorrentes pequenos. E tem algo que eles não oferecem: garantia de três anos até 100.000 quilômetros.

Simples, mas agradável   Dentro da proposta de carro acessível e já conhecendo o mercado brasileiro, a Renault cuidou para que o Logan nacional nada tivesse de "carro de pobre" no visual externo e interno, ao contrário dos produzidos em outros países. No lado de fora a dianteira ganhou uma grade de desenho agradável, bem melhor que a original romena. Rodas também receberam atenção, com calotas integrais e as de alumínio opcionais para o Privilège.

No interior, o console tem acabamento prateado e os revestimentos de porta trazem uma parte em tecido (exceto no Authentique em ambos os casos). O painel tem desenho bem simples, mas com plástico granulado e agradável, enquanto o volante de ótimo desenho e pega é espumado. Os materiais de carpetes e revestimentos, inclusive do teto, seguem o padrão dos carros nacionais de menor preço e há encaixes nos carpetes para fixar sobretapetes, que não ficarão soltos.

Os instrumentos incluem mostradores de cristal líquido para combustível e temperatura, entre os dois grandes instrumentos circulares, com conta-giros na esquerda. Tudo é bem legível e tem iluminação em vermelho. Os bancos dianteiros são anatômicos e confortáveis, com revestimento de tecido aveludado na versão Privilège e de tecido simples nas outras duas (infelizmente a Renault só divulgou fotos da opção de topo). Os retrovisores são convexos nos dois lados.

Qualquer das versões traz motor flexível de quatro válvulas por cilindro, com duplo comando de válvulas na 1,6, e ambos podem rodar com gasolina sem álcool, uma vantagem em viagens a países vizinhos. O câmbio, exclusivo, é fabricado no Chile e possui entrada alta da haste seletora, num ponto em que a oscilação do conjunto motopropulsor não afeta a alavanca — eliminam-se assim os movimentos indesejáveis para trás e para frente, bem conhecidos no Clio. Possui também um freio na marcha a ré, que evita arranhada ao ser engatada rapidamente.

O Authentique não traz barra estabilizadora e os freios são menores até mesmo que na mesma versão com direção assistida opcional: os discos têm 238 mm de diâmetro, contra 259 mm da Expression (sem ventilação nos dois casos), enquanto os tambores traseiros medem 178 mm e 203 mm, na ordem (na Privilège 1,6 os discos têm o mesmo diâmetro, porém são ventilados). Curioso é que em todos os casos há estabilizador na traseira. Continua

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