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O Sport tem volante esportivo e bancos dianteiros com mais apoio lateral, mas o volante com bolsa inflável (à direita) ainda é o da geração anterior
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Avaliado em breve percurso urbano, o Ka Sport mostrou agilidade, mas não esportividade: poderia haver alterações em câmbio e escapamento

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As mudanças na frente e nas lanternas traseiras seguem o padrão do Fiesta nacional; o interior vem com detalhes em prata e novos tecidos

O Sport traz bancos com apoios laterais mais pronunciados e o logo da versão nos encostos, além de grafia própria nos instrumentos. O volante com melhor apoio para as mãos e textura perfurada nas regiões de pega pode levar alguns a se lembrarem do Escort XR3, mas se lamenta que, quando dotado de bolsas infláveis, dê lugar ao arredondado do Ka antigo, que destoa do painel retilíneo.

Na parte mecânica — à parte os pneus de perfil mais baixo do Sport —, a única novidade da linha 2012 está na montagem dos amortecedores traseiros: novas buchas de borracha aumentam o isolamento de impactos e vibrações que seriam transmitidos à cabine. De resto, dos motores Zetec Rocam de 1,0 e 1,6 litro às relações de marcha, tudo permanece como antes. Mesmo assim, com uma discreta melhora de 3% no coeficiente aerodinâmico (Cx), de 0,385 para 0,374, a fábrica anuncia pequeno ganho em velocidade máxima.

Ao volante   A Ford escolheu São Paulo para apresentar o Ka 2012 à imprensa e, apesar de feita em um sábado, a avaliação contou em boa parte com o trânsito congestionado que toma a maior cidade do País a qualquer dia e hora. Além de experimentar centenas de vezes o pedal de embreagem, o que mais se pôde notar no percurso de 40 quilômetros?

Ao volante do Sport, as sensações de esportividade ficam mais pelo visual que pelo comportamento. Apesar da vivacidade do motor de 107 cv e 15,3 m.kgf (com álcool), faltam elementos que agradavam em seu antecessor produzido de 2001 a 2007, como o câmbio com relações próximas entre si e o escapamento com som bem presente. Já a suspensão, que em todo Ka tem calibração firme, e os pneus largos e de perfil baixo parecem aptos a produzir bom comportamento em curvas, o que fica para uma avaliação posterior. O conforto de rodagem permanece razoável e não se nota peso anormal do volante, em que pese os pneus de seção exagerada para seu peso.

Para analisar a alteração na suspensão traseira, a melhor oportunidade foi andar no banco de trás de uma versão de 1,0 litro, com os pneus em medida usual, mesmo porque o Ka dessa cilindrada nada traz de novo que justificasse dirigi-lo. Nosso julgamento? Se houve melhora, é difícil de perceber, pois a passagem por ondulações e pisos de má qualidade transmite os impactos de maneira bastante direta aos passageiros. Ou seja, conforto de marcha está longe de ser um atributo do modelo, mesmo após tal evolução.

Responsável por 19% das vendas de automóveis da Ford, o Ka é anunciado pela fábrica como líder de seu segmento — por um critério discutível que  considera apenas as unidades de três portas dos concorrentes, todos eles com opção por cinco. E, sobre uma versão de cinco portas de seu menor automóvel, a empresa informa não haver planos: o Fiesta atenderia ao público que deseja um pouco mais de conforto com os mesmos atributos técnicos a um preço pouco superior.

Ficha técnica
Ka Sport

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,1 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 12,3:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 102 cv (gas.) e 107 cv (álc.) a 5.500 rpm. Torque máximo: 14,5 m.kgf (gas.) e 15,3 m.kgf (álc.) a 4.250 rpm.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol; pneus, 195/55 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 3,836 m; largura, 1,643 m; altura, 1,44 m; entre-eixos, 2,452 m; capacidade do tanque, 45 l; porta-malas, 263 l; peso, 968 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 181 km/h (álc.); aceleração de 0 a 100 km/h, 12,3 s (gas.) e 11,2 s (álc.).
CONSUMO - médio, 13,8 km/l (gas.) e 9,8 km/l (álc.).
Dados do fabricante

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