Best Cars Web Site

Autorama de adulto

Clique para ampliar a imagem

Acelerar e fazer curvas é mesmo com o Ka 1,6, que na
série MP3 continua a despertar amor e ódio no motorista

Texto e fotos: Fabrício Samahá
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Grade, detalhes nos pára-choques, moldura de placa e retrovisores vêm em cinza no MP3, que de resto se parece muito com os Kas mais simples: não há rodas de alumínio ou mesmo um logotipo alusivo ao motor 1,6

Nesse mundo pasteurizado de carros de quatro portas, com posição de dirigir de minivan e escapamento abafado, que tal um carro pequeno e baixinho de três portas que acelera como esportivo, faz curvas como esportivo e ronca como esportivo, bem-equipado por R$ 36 mil?

O Ka sempre foi um carrinho interessante, mas nas versões de 1,6 litro torna-se algo mais: um daqueles automóveis que convidam a escolher o trajeto mais longo entre dois pontos, desde que recheado de curvas. Essas boas sensações, conhecidas desde o lançamento do esportivo XR em 2001, repetiram-se com a versão MP3, apresentada como uma série especial, mas com a perspectiva pela Ford de que se mantenha em produção normal.

O preço, porém, está longe de ser promocional. Considerado um pacote de opcionais do Ka Action (que existe desde 2003), o MP3 acrescenta apenas o sistema de áudio que deu nome à série, detalhes de acabamento em tom prata e comando elétrico da tampa traseira. Por tão pouco cobra salgados R$ 1.150, o que leva o valor total a R$ 36.110 — sem bolsas infláveis ou mesmo rodas de alumínio, que só vêm no XR. Caro ou barato, depende do ponto de vista. É verdade que se pode ter um Fiesta ou mesmo Focus, bem mais espaçosos e confortáveis, com a adição de poucos milhares de reais. Por outro lado, na faixa do Ka não se compra nada tão divertido.

E a diversão é discreta: ao contrário do chamativo XR, ele tem o visual de um simples Ka, sem o excesso de adereços do esportivo da linha — nem um logotipo 1.6 é aplicado. Além de não chamar a atenção dos amigos do alheio nem da polícia rodoviária, dá o gostinho de surpreender quem só esperava mais um meio de transporte de garota universitária...

A primeira pista de que este Ka não é apenas isso é o ronco do escapamento, talvez o mais audível dos carros nacionais de hoje. Audível e provocante, pode-se dizer, pois convida a acelerar marcha após marcha, vendo a rápida ascensão do ponteiro do conta-giros (até o limite de 6.200 rpm, que poderia ser mais alto) e a pequena queda de rotação a cada troca. As relações são tão próximas entre si (saiba mais sobre técnica), e o carro tão bem-servido de torque em baixa rotação, que se pode usar só primeira, terceira e quinta sem que os passageiros percebam. Mas isso seria desprezar uma das coisas que ele faz de melhor — acelerar. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 13/5/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade