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O interior ainda parece moderno aos nove anos e tem boa posição de dirigir, apesar do banco baixo e sem regulagem de altura; já o espaço na traseira é crítico para dois adultos, sua capacidade homologada

O painel convida a levar o conta-giros à faixa vermelha; no pequeno porta-malas, um acabamento dos piores

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Com menos de 10 kg/cv, o Kazinho vai de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos, apontou a simulação do BCWS, para terminar a aventura em 177 km/h. E há algo mais que ele faz muito bem: curvas. Estradas sinuosas "travadas" são o território perfeito do caçula da Ford, e não é de hoje: a suspensão firme exibe calibração perfeita, coisa habitual na marca de 10 anos para cá. A carroceria inclina-se pouco e, tendo às mãos o volante pequeno e de aro grosso (cujo revestimento perfurado na região de pega lembra o do saudoso Escort XR3), o motorista sente-se tentado a descobrir o limite de aderência dos largos "sapatos" 185/60-14. Tarefa para experimentados, porém: o comportamento neutro transforma-se em sobresterço quando se corta a aceleração na curva, o que exige habilidade para não acabar com a brincadeira. Mas é um limite alto, longe de trazer riscos a quem o dirigir acompanhando o tráfego.

Ame ou odeie   Usar o Ka 1,6 desperta reações de amor e ódio — às vezes ambas ao mesmo tempo. É que esse tempero esportivo, somado à proposta de um carro simples e barato, cobra seu preço em conforto. Na estrada, o alto nível de ruído do motor (que trabalha com "sobra" de rotações, pela quinta marcha curta) e do escapamento cansa logo, fazendo uma viagem parecer mais longa. Faltam algumas conveniências hoje comuns, como comando das portas a distância, seu travamento ao rodar e cinco portas, e o espaço no banco traseiro (de dois lugares apenas) é bem modesto, sobretudo em altura.

Para bagagem são apenas 186 litros, a menor capacidade do mercado, e não existe mais o ajuste que deixava o encosto traseiro mais vertical, para se levar uma carga mais volumosa — é a "equipe de depenação" em plena atividade. O acabamento é de carro popular, com plásticos rígidos e muita chapa exposta no interior, embora o revestimento dos bancos seja razoável. Há bons espaços abertos para objetos, incluindo um amplo no console, mas o porta-luvas é ridículo (uma tampa solta sobre uma pequena caixa) e a Ford fechou o local na lateral traseira direita, despejando dali o manual, que agora se aloja onde pode. Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. ND
Ajuste de apoio lombar mot./pas. ND
Ajuste do volante em altura/profund. ND
Ajuste elétrico dos retrovisores ND
Alarme antifurto/controle a distância ND
Aquecimento S
Ar-condicionado/controle automático S/ND
Bancos/volante revestidos em couro ND
Bolsa inflável mot./pas./laterais ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas S
Computador de bordo ND
Conta-giros S
Controlador automático de velocidade ND
Controle de tração/estabilidade ND
Controle elétrico dos vidros diant./tras. S/ND
Controles de áudio no volante ND
Direção assistida S
Faróis de neblina ND
Freios antitravamento (ABS) ND
Imobilizador eletrônico S
Limpador/lavador do vidro traseiro S
Luz traseira de neblina ND
Rádio/toca-CDs S
Relógio S
Repetidores das luzes de direção S
Rodas de alumínio ND
Terceira luz de freio ND
Teto solar/comando elétrico ND
Travamento central das portas S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Preço
Único R$ 36.110
Preço sugerido, vigente em 12/5/06; já considera o pacote de opcionais MP3 aplicado ao Ka Action; site do fabricante: www.ford.com.br

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