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Espaço para a família e conforto nas viagens não são com ele, mas o Ka MP3 mostra, do desempenho ao comportamento em curvas, que não é preciso gastar muito para ter diversão ao volante

A depenação também levou a faixa degradê no pára-brisa, temporizador da iluminação interna, luzes de leitura, função um-toque para o vidro do motorista e terceira luz de freio, que equipavam outros Kas avaliados. E, como de hábito, um feltro fino e solto tenta cobrir o assoalho do porta-malas, cujas laterais ficam à mostra, assim como fios e soquetes. Além disso, o consumo — de gasolina apenas, pois ainda não existe Ka flexível — é alto, mesmo em uso moderado, efeito das marchas curtas e da baixa contrapressão do escapamento. Nossa simulação apontou 8,7 km/l no ciclo-padrão urbano e 12,2 km/l no rodoviário, números que desabam se o pé direito não colaborar. O pequenino bebe como gente grande.

Mas há bons atributos: retrovisor esquerdo convexo, repetidores laterais das luzes de direção (coisa de carro de luxo hoje no Brasil — e não todos!), rodar tão confortável quanto o da maioria dos pequenos, câmbio com ótima operação (incluindo a marcha à ré, tão simples quanto uma sexta marcha). O ar-condicionado resfria tão bem que parece ter o dobro da potência do usado no novo Fiesta, embora seu uso apague o brilho do motor. Os freios funcionam bem, sem dificultar a modulação (não há ABS) ou demonstrar perda de eficiência no uso intensivo, e o motorista senta-se bem ao volante, apesar do assento curto e baixo, sem ajuste de altura.

Ah, faltou falar do rádio. O belo aparelho, bem integrado ao painel, não prima pela qualidade de som, já que conta com alto-falantes apenas nas portas — falha grave diante do destaque dado ao equipamento e... a seu preço. Mas traz bons recursos como a seleção do mostrador, que exibe nome do arquivo de MP3, artista, música e até a taxa de bits. E um grande botão no centro que o desliga quando se quiser ouvir outra música: a que sai do escapamento, marcha após marcha. Continua

Simulação de desempenho
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Graças ao baixo peso e às relações de marcha curtas, o Ka anda bastante bem, chegando a superar o Fiesta 1,6 Flex com gasolina em todos os quesitos da simulação do Best Cars, elaborada pelo consultor Iran Cartaxo. Em aceleração, os 11,4 segundos de 0 a 100 km/h indicam um carro ágil, assim como os 9 s para retomar de 60 a 100 em quarta.

A velocidade máxima foi apenas boa, 177 km/h. Prejudicaram-na, de um lado, a aerodinâmica nada brilhante (Cx ao redor de 0,36), e de outro, o câmbio curto demais, que leva o motor 300 rpm acima do pico de potência para chegar à final. O regime elevado a 120 km/h, quase 4.000 rpm, associado ao escapamento ruidoso, explica o incômodo ao viajar... por estradas retas, é claro.

Pela mesma razão, o MP3 também não é econômico. Os 8,7 km/l em cidade são razoáveis, mas seria possível obter mais de 12,2 km/l em estrada com um câmbio mais longo e, melhor ainda, com motor flexível, cuja taxa de compressão favorece a economia.
Velocidade máxima 177 km/h
Regime à velocidade máxima (5ª) 5.800 rpm
Regime a 120 km/h (5ª) 3.950 rpm
Potência consumida a 120 km/h 30 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,4 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,0 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 32,6 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5ª) 13,5 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4ª) 9,0 s
Consumo em cidade 8,7 km/l
Consumo em estrada 12,2 km/l
Consumo a 60 km/h constantes 13,7 km/l
Consumo a 80 km/h constantes 12,7 km/l
Consumo a 100 km/h constantes 11,6 km/l
Consumo a 120 km/h constantes 10,5 km/l
Obs.: os resultados de consumo não devem ser comparados aos de avaliações até agosto/2004
Conheça o simulador e os ciclos de consumo
 
Dados do fabricante
Velocidade máxima 181 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 s
Consumo em cidade ND
Consumo em estrada ND
ND = não disponível

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