Mexicano multitarefa

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O Fusion 2010 vem com novo desenho externo e interno e
novos motores, disposto a brigar com variados concorrentes

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

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Com frente e traseira refeitas, o Fusion ganhou ar mais moderno; as versões V6 (fotos) e quatro-cilindros são praticamente iguais por fora

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A unidade de 3,0 litros tem comando e coletor variáveis e desenvolve 243 cv, mas as respostas em baixa rotação poderiam ser mais prontas

Com novo desenho externo, novidades internas e novos motores, o que inclui a inédita versão V6 com tração integral, o Ford Fusion fabricado em Hermosillo, no norte do México, chega ao Brasil reformulado na linha 2010 para continuar com sua trajetória bem-sucedida.

Quando chegou em 2006, o Fusion ocupou uma faixa de mercado em que a Ford não tinha um forte representante — o Mondeo trazido da Europa era mais caro, menor e menos potente — e fez frente às versões de topo dos sedãs nacionais que nadavam de braçada. Aquele modelo tinha um porte maior que seus concorrentes, nível de equipamentos muito atrativo e um preço que incomodou a concorrência. Apesar de todas essas qualidades, alguns itens não agradavam a todos, como as lanternas traseiras cromadas e o motor de quatro cilindros e 2,3 litros sem opção por um V6.

Atenta a tudo isso, a Ford começou a pensar na evolução do modelo e a informar a matriz norte-americana sobre o que o mercado brasileiro, o terceiro maior consumidor de Fusion, queria na próxima atualização. E muitas das reivindicações foram atendidas, com destaque para a opção de motor V6 — mais sobre ela adiante. O preço sugerido da versão de quatro cilindros subiu bem pouco, de R$ 83.620 para R$ 84.900, mas o antigo modelo 2009 vinha sendo vendido ao redor de R$ 65.000. O V6, com mesmo acabamento SEL, custa R$ 99.900.

Com a porção dianteira e a traseira reformuladas, o Fusion 2010 traz elementos de desenho que mantêm sua personalidade. A grade dianteira formada por três lâminas cromadas continua e está ainda mais evidente, a ponto de causar controvérsia — há quem a ache exagerada, mas na opinião do autor manteve a identidade e lhe deu ares mais modernos. Os novos faróis de duplo refletor têm desenho horizontal, em vez de vertical, e usam máscara negra. O para-choque tem novo desenho e entradas de ar maiores, ladeadas por um friso cromado; nas laterais estão os faróis de neblina. Na parte traseira, a reforma também foi ampla. A tampa do porta-malas foi redesenhada de modo que a placa de licença veio um pouco mais para baixo; acima dela estão uma régua cromada e a terceira luz de freio, compondo um conjunto harmônico.

Há ainda nessa tampa uma linha que a atravessa no mesmo nível da régua cromada. As lanternas, tão controversas no modelo anterior, deixaram de lado o acabamento cromado e receberam uma estrutura em forma de colméia, dando um efeito de leds na iluminação traseira, além de sua base ter novo corte com um degrau inexistente no antigo. Nas laterais, a mudança se resume às novas rodas, já que não houve alteração de carroceria. No geral, pode-se dizer que o desenho do Fusion evoluiu. As únicas diferenças entre as duas versões agora existentes são a dupla saída de escapamento e o emblema “V6” na tampa traseira da mais potente. Até as rodas são as mesmas em ambas, com o mesmo aro de 17 pol do anterior.

Internamente as mudanças são mais discretas. O painel está mais encorpado, com um desenho mais robusto e o quadro de instrumentos com novo desenho, de melhor visualização e nova iluminação permanente, chamada Ice Blue (azul-gelo). O console central do painel, redesenhado, traz um excelente sistema de áudio em ambas as versões ou ainda, na V6, o sistema de entretenimento Sync, desenvolvido pela Microsoft. Esse sistema abriga o rádio/CD/MP3, toca-DVDs, entrada USB para pendrive ou MP3 externo, conexão Bluetooth para celular e disco rígido de 10 Gb para armazenar músicas e fotos. Continua

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Data de publicação: 11/5/09

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