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A versão de quatro cilindros ganhou potência e torque e tem mais itens de série com discreto aumento no preço sugerido, agora de R$ 84.900

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O V6 em avaliação: desempenho, estabilidade e conforto de marcha

Isso, no entanto, não eliminou a ligação do motorista com o comportamento do carro: sabe-se com clareza por onde passa cada uma das rodas e como elas estão se comportando. Ou seja, foi encontrado o ponto ideal de compromisso entre conforto e esportividade para sua categoria. Esse comportamento se repete na versão de seis cilindros com um pouco mais de firmeza, uma vez que o conjunto utiliza buchas com maior rigidez. A suspensão independente nas quatro rodas, com braços sobrepostos no eixo dianteiro e sistema multibraço na traseira, é a mesma para ambas as versões e concilia conforto e esportividade na medida certa.

O motor V6, claro, tem desempenho bem superior. A aceleração de 0 a 100 km/h faz-se em 8,5 segundos, contra 9,9 s do quatro-cilindros; a velocidade máxima continua limitada a 180 km/h pela central eletrônica nos dois casos. Decepcionou um pouco, porém, a resposta em baixa rotação do V6: poderia ser um pouco mais vigorosa, o que acontece somente em rotações mais altas, apesar dos recursos de variação de comando e coletor. Fica mesmo a dúvida sobre a necessidade da tração integral, já que 243 cv com tração dianteira, caixa automática e pneus de 225 mm não trariam dificuldade de transmissão da potência ao solo. Assim como na versão 2,5, o câmbio se comporta de maneira exemplar. As trocas manuais são realizadas com rapidez e, nesse modo de uso, o sistema leva as rotações do motor até o ponto de corte, mas não passa à marcha superior.

A direção agora tem assistência elétrica (antes hidráulica) e o diâmetro de giro foi reduzido de 12,2 para 11,4 metros — antes as rodas esterçavam pouco e tornavam os retornos e manobras mais trabalhosos. A sensibilidade da direção é que está algo excessiva. Nada que atrapalhe, mas respostas um pouco mais suaves deixariam mais tranquilos os motoristas de seu público-alvo. Estranha-se ainda o fato de o compressor do ar-condicionado se desligar quando o acelerador é pressionado em todo seu curso, o que soa desnecessário nesses motores.

Ainda em técnica, merecem destaque a diferença de peso de apenas 130 kg entre o 2,5 e o V6 e o fato de, mesmo com motor maior, a distribuição de peso nas duas versões ser a mesma, com 59% do peso no eixo dianteiro, por causa do acréscimo de peso na traseira pela tração integral. Além disso, o V6 tem tanque de combustível um pouco menor, 62 contra 66 litros, também em função do sistema de tração. Já os freios e pneus têm as mesmas dimensões em ambos, pois o antigo 2,3 já vinha ao Brasil com os pneus que dotavam o V6 no mercado norte-americano (lá o 2,3 usava rodas de 16 pol). O estepe continua temporário, bem estreito.

O Fusion, que sempre foi um carro muito interessante em seu segmento, se tornou ainda mais. Beneficiado pela isenção de Imposto de Importação por vir do México, briga com carros de diversos segmentos em função de preço, porte e agora também de motorização. O leque de concorrentes vai dos menores Civic EXS, Corolla SE-G e Jetta aos mais caros Accord, Camry e Omega — os dois últimos vêm apenas com motor V6 —, sem esquecer o Hyundai Azera, também grande e V6, mas mais barato.

Resta saber como ele se sairá nesse disputado mercado, em que os consumidores são exigentes, não perdoam erros ou defeitos e formam opinião sobre o produto e a marca. Pelo o que se viu até agora, o Fusion tem condição de cumprir muito bem essa função — com sobra.

Ficha técnica
    SEL 2,5 SEL V6 3,0
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha transversal, 6 em V
Comando e válvulas por cilindro duplo no cabeçote, 4
Diâmetro e curso 89 x 100 mm 89 x 79,5 mm
Cilindrada 2.488 cm3 2.976 cm3
Taxa de compressão 9,7:1 10,3:1
Potência máxima 173 cv a 6.000 rpm 243 cv a 6.550 rpm
Torque máximo 22,9 m.kgf a 4.000 rpm 30,8 m.kgf a 4.300 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Tipo, marchas e tração automático, 6 / dianteira automático, 6 / integral
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco ventilado / a disco
Antitravamento (ABS) sim
DIREÇÃO
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 11,4 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, braços sobrepostos
Traseira independente, multibraço
RODAS
Rodas 7,5 x 17 pol
Pneus 225/50 R 17
DIMENSÕES
Comprimento e largura 4,841 m / 1,835 m
Altura e entre-eixos 1,445 m / 2,728 m
Capacidade do tanque e porta-malas 66 l / 530 l 62 l / 530 l
Peso 1.520 kg 1.650 kg
DESEMPENHO E CONSUMO
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,9 s 8,5 s
Consumo em cidade 9,2 km/l 7,3 km/l
Consumo em estrada 14,4 km/l 11,7 km/l
Dados do fabricante

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