Flexibilizado e mais barato

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Demorou, mas a Ford lança o Focus de 2,0 litros com motor flexível,
ataca o problema da embreagem pesada e ainda reduz os preços

Texto: Geraldo Tite Simões - Fotos: divulgação

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Sem alterações externas além do logotipo Flex, o Focus ganhou 3 cv com álcool e melhorou no comando de embreagem, antes criticado

Uma das grandes queixas de quem cogitava o Ford Focus entre suas opções de carro médio chegou ao fim. Depois de longa espera, a Ford apresenta o modelo com motor Duratec de 2,0 litros flexível, com opção de caixas manual e automática, carrocerias sedã e hatch e acabamentos GLX e Ghia. Somadas à GL e à GLX com motor Sigma 1,6, lançadas em dezembro, essas versões deixam a linha Focus "flexibilizada" por inteiro, sendo uma das últimas do segmento. Além da nova matriz de combustível, o carro recebeu pequenas mudanças internas e mecânicas, mas manteve as características externas da segunda geração lançada em 2008, que — apesar de já ter seu sucessor conhecido no exterior — continua um dos modelos mais modernos da categoria. Boa surpresa foi uma redução de 3% no preço final (ajudada pelo menor IPI vigente até este mês) em relação às versões a gasolina, que saem do mercado.

O grande atrativo da novidade, claro, está no motor Duratec feito no México, de 16 válvulas e dotado de coletor de admissão com geometria variável, já presente no modelo 2009. Com gasolina ele desenvolve potência máxima de 142,9 cv a 6.250 rpm, enquanto com etanol chega a 148,3 cv no mesmo regime, ante 145 cv a 6.000 rpm do anterior a gasolina. Mais do que os 3 cv, a grande conquista foi uma distribuição mais plana do torque. O máximo passou de 18,9 m.kgf a 4.500 rpm para 18,8 m.kgf a 4.250 rpm (gasolina) e 19,5 m.kgf a 5.250 rpm (álcool). Se não parece muito, o ganho na faixa de 1.000 a 2.500 rpm foi de 10%. Trata-se de um motor de concepção moderna, todo feito de alumínio, o que o deixa leve (110 kg). O trabalho de apoio do motor na estrutura, por meio de eficientes coxins, foi tão desenvolvido que chega a ser difícil perceber se está ligado em marcha-lenta. Alguém poderia perguntar por que não usar simplesmente o motor 2,0 flexível do EcoSport, lançado em 2008. A Ford explica que a versão usada desde aquela época no Focus, a Duratec HE, exigia calibração específica por causa do coletor variável.

Em termos de desempenho, a nova versão movida a etanol não chega a abrir distância de quando abastecida com gasolina. São diferenças desprezíveis: segundo dados da Ford, a aceleração de 0 a 100 km/h na versão de câmbio manual leva 10,4 segundos com álcool e 10,5 com gasolina, ante 10,4 s do antigo modelo de 145 cv. A velocidade máxima, antes de 204 km/h, aumentou só para 205 km/h com etanol e se manteve com gasolina. Com a caixa automática de quatro marchas opcional a situação não é muito diferente (veja os índices de desempenho e consumo). O que mudou — e muito — foi o conjunto de câmbio/embreagem da versão manual. Batizada de IB5 Plus, a nova caixa de cinco marchas fabricada em Taubaté, SP é 7 kg mais leve do que a MTX anterior importada da Europa, o que reduziu muito a inércia e permitiu aliviar em até 15% o esforço pelo motorista no pedal da embreagem, ponto crítico do Focus anterior. Um retrocesso foi a marcha à ré não ser mais sincronizada.

Do lado de fora fica difícil identificar alguma alteração, a não ser o discreto logotipo Flex na base do vidro traseiro. Continua a linha baseada no conceito Kinetic (do grego, cinética ou movimento), que busca a sensação de o carro estar em movimento, mesmo estacionado. As novidades estão apenas nos faróis de neblina também na versão GLX, pois eram restritos ao Ghia. Da mesma forma, por dentro o GLX ganhou o quinto encosto de cabeça e o volante com revestimento em couro e apliques em tom prata, que já vinham no Ghia e na versão 1,6. Continua

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Data de publicação: 2/3/10

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