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Foco acertado, de novo

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Depois de longa espera, a segunda geração do Focus estréia com
belas formas e a conhecida aptidão para cativar o motorista

Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e de divulgação

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Hatch e sobretudo sedã ganharam em aspecto com a reformulação, que foi completa; por enquanto há apenas o motor de 2,0 litros a gasolina

O Focus foi um daqueles modelos — assim como Golf, Astra, Scénic e outros — que, lançados aqui pouco depois do mercado europeu, deixaram o tempo passar sem acompanhar a evolução do país de origem. Enquanto a Ford alemã apresentou sua segunda geração já em 2004, a subsidiária argentina manteve a primeira quase sem alterações por oito anos desde a estréia em 2000. Mas a atual competitividade do mercado justificou uma mudança nesse quadro de estagnação.

O que a unidade de General Pacheco começou a fabricar em agosto, e que agora chega ao Brasil, é o Focus conhecido por "dois e meio", isto é, a reestilização que os europeus conheceram no fim do ano passado sobre a segunda geração de 2004. Pulamos, portanto, toda uma fase de desenho do modelo — o que para alguns é um alívio, pois não foi com grande aprovação que a Ford reformulou o ousado estilo do carro original de 1998. Se levamos quatro anos a mais que a Europa para passar à segunda geração, há o consolo de agora estamos à frente dos Estados Unidos, que reestilizaram o Focus antigo e ainda não têm o novo.

Chegam em simultâneo, com vendas a partir de outubro, as versões hatch e sedã nos mesmos acabamentos de antes, GLX e Ghia. Por enquanto há apenas um motor, o Duratec de 2,0 litros e 16 válvulas a gasolina, com caixa manual de cinco marchas ou automática de quatro. Não deixa de decepcionar a falta de flexibilidade em combustível, que não ficou pronta a tempo, mas deve vir no próximo ano. O Focus antigo permanece disponível nas duas carrocerias e apenas com o motor Zetec Rocam de 1,6 litro — por quanto tempo, o mercado vai dizer. Nosso palpite é de que em alguns meses a Ford oferecerá o 1,6 para o novo carro e, se o fizer com bom preço, poderá tirar o antigo de linha.

O GLX hatch custa R$ 58.190 (câmbio manual) e R$ 62.690 (automático), e o sedã, R$ 59.690 e R$ 64.190, na mesma ordem. Entre os equipamentos de série estão bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS, que não vinha até então nessa versão), rodas de alumínio de 16 pol com pneus 205/55, rádio/CD/MP3, computador de bordo (também inédito no GLX), apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, ar-condicionado com dutos para o banco traseiro, direção assistida eletroidráulica, ajuste elétrico dos faróis, limpador de pára-brisa com intervalo ajustável, alarme com ultra-som, temporizador de faróis, três cintos de três pontos no banco traseiro e controle elétrico dos vidros (incluindo função um-toque e sensor antiesmagamento para todos), travas, retrovisores, porta-malas e tampa do tanque.

O acabamento Ghia leva os preços do hatch a R$ 68.890 (manual) e R$ 73.390 (automático) e os do sedã a R$ 70.390 e R$ 74.890, na ordem. Os itens adicionais passam por teto solar com controle elétrico, ar-condicionado automático com duas zonas de ajuste, bancos e volante revestidos em couro (preto com costura em prata), sistema de áudio com interface Bluetooth para celular e comandos por voz (também para o ar-condicionado), partida do motor por botão, sensores de estacionamento traseiros, controlador de velocidade (com comandos no volante, assim como o áudio), grade dianteira e moldura de placa traseira cromadas, banco do motorista com ajuste de apoio lombar e regulagem elétrica de altura, terceiro encosto de cabeça no banco traseiro, faróis de neblina e retrovisores que iluminam ao redor quando se destrava o carro. Uma falta importante é a de bolsas infláveis laterais.

A distância entre eixos de 2,64 metros é 2,5 cm maior que no anterior. O comprimento do hatch cresceu 17 cm, para 4,34 m, e o do sedã 12 cm, para 4,48 m; a largura passou a expressivo 1,84 m e a altura subiu pouco, para 1,50 m. O desenho, todo novo, segue o padrão definido como Kinetic — cinético, ou seja, que transmite a impressão de movimento — e destaca a ampla tomada de ar no pára-choque dianteiro, o formato irregular dos faróis compondo o estilo dos pára-lamas, o vinco lateral à altura das maçanetas e, no hatch, as costumeiras lanternas elevadas nas colunas. Os arcos de pára-lamas, embora ainda destacados, são mais sutis que os do anterior.  Continua

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Data de publicação: 6/9/08

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