




Hatch e sobretudo sedã
ganharam em aspecto com a reformulação, que foi completa; por enquanto
há apenas o motor de 2,0 litros a gasolina |
O Focus foi um daqueles modelos — assim como Golf, Astra,
Scénic e outros — que, lançados aqui pouco depois do mercado europeu,
deixaram o tempo passar sem acompanhar a evolução do país de origem.
Enquanto a Ford alemã apresentou sua
segunda geração já em 2004, a subsidiária argentina manteve a
primeira quase sem alterações por oito anos desde a estréia em 2000. Mas
a atual competitividade do mercado justificou uma mudança nesse quadro
de estagnação.
O que a unidade de General Pacheco começou a fabricar em agosto, e que agora chega ao
Brasil, é o Focus conhecido por "dois e meio", isto é, a reestilização
que os europeus conheceram no fim do ano passado sobre a segunda geração
de 2004. Pulamos, portanto, toda uma fase de desenho do modelo — o que
para alguns é um alívio, pois não foi com grande aprovação que a Ford
reformulou o ousado estilo do carro original de 1998. Se levamos
quatro anos a mais que a Europa para passar à segunda geração, há o
consolo de
agora estamos à frente dos Estados Unidos, que reestilizaram o Focus
antigo e ainda não têm o novo.
Chegam em simultâneo, com vendas a partir de outubro, as versões hatch e sedã nos mesmos acabamentos de
antes, GLX e Ghia. Por enquanto há apenas um motor, o Duratec de 2,0
litros e 16 válvulas a gasolina, com caixa manual de cinco marchas ou
automática de quatro. Não deixa de decepcionar a falta de flexibilidade
em combustível, que não ficou pronta a tempo, mas deve vir no próximo ano. O Focus antigo
permanece disponível nas duas carrocerias e apenas com o motor Zetec
Rocam de 1,6 litro — por quanto tempo, o mercado vai
dizer. Nosso palpite é de que em alguns meses a Ford oferecerá o 1,6
para o novo carro e, se o fizer com bom preço, poderá tirar o antigo de
linha.
O GLX hatch custa R$ 58.190 (câmbio manual) e R$ 62.690 (automático), e
o sedã, R$ 59.690 e R$ 64.190, na mesma ordem. Entre os equipamentos de
série estão bolsas infláveis frontais, freios antitravamento (ABS, que
não vinha até então nessa versão), rodas de alumínio de 16 pol com pneus
205/55,
rádio/CD/MP3, computador de bordo (também
inédito no GLX), apoio de braço central dianteiro com porta-objetos,
ar-condicionado com dutos para o banco traseiro, direção assistida
eletroidráulica, ajuste elétrico dos
faróis, limpador de pára-brisa com intervalo ajustável, alarme com
ultra-som, temporizador de faróis, três
cintos de três pontos no banco traseiro e controle elétrico dos vidros
(incluindo
função um-toque e
sensor antiesmagamento para todos),
travas, retrovisores, porta-malas e tampa do tanque.
O acabamento Ghia leva os preços do hatch a R$ 68.890 (manual) e R$
73.390 (automático) e os do sedã a R$ 70.390 e R$ 74.890, na ordem. Os
itens adicionais passam por teto solar com controle elétrico,
ar-condicionado automático com duas zonas de ajuste, bancos e volante
revestidos em couro (preto com costura em prata), sistema de áudio com interface
Bluetooth para celular e comandos por
voz (também para o ar-condicionado), partida do motor por botão,
sensores de estacionamento traseiros,
controlador de velocidade (com comandos
no volante, assim como o áudio), grade dianteira e moldura de placa
traseira cromadas, banco do motorista com ajuste de apoio lombar e
regulagem elétrica de altura, terceiro encosto de cabeça no banco
traseiro, faróis de neblina e retrovisores que iluminam ao redor quando
se destrava o carro. Uma falta importante é a de bolsas infláveis
laterais.
A distância entre eixos de 2,64 metros é 2,5 cm maior que no anterior. O
comprimento do hatch cresceu 17 cm, para 4,34 m, e o do sedã 12 cm, para
4,48 m; a largura passou a expressivo 1,84 m e a altura subiu pouco,
para 1,50 m. O desenho, todo novo, segue o padrão definido como Kinetic
— cinético, ou seja, que transmite a impressão de movimento — e destaca
a ampla tomada de ar no pára-choque dianteiro, o formato irregular dos
faróis compondo o estilo dos pára-lamas, o vinco lateral à altura das
maçanetas e, no hatch, as costumeiras lanternas elevadas nas colunas. Os
arcos de pára-lamas, embora ainda destacados, são mais sutis que os do
anterior.
Continua |