Um passo para a modernidade

Clique para ampliar a imagem

O novo Uno chega com desenho controverso, mas traz tantos
atributos ao volante que bem poderia substituir Mille e Palio

Texto: Fabrício Samahá - Colaboração: Bob Sharp
e José Rezende Mahar - Fotos: divulgação

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

"Quadrado arredondado", ou com cantos curvos, é o conceito de estilo presente em todo o novo Uno -- que a Fiat diz ter atendido a pesquisas

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

O interior revela acabamento adequado, posição de dirigir agradável e difusores de ar elevados, mas no painel o conta-giros é muito pequeno

A Fiat mantinha a incômoda posição, sobretudo para uma empresa líder de mercado, como fabricante há mais tempo sem carros novos no segmento de entrada. O Mille lançado em 1984 como Uno e o Palio de 1996, apesar das renovações, não ocultavam a idade quando confrontados a modelos mais modernos como Gol, Fox, Fiesta e Corsa. Era preciso trazer algo realmente novo à categoria e, para essa missão, foi retomado o carismático nome Uno — que desapareceu dos logotipos em 1993, mas ainda é usado por muitos ao se referirem ao Mille.

O novo Uno resulta de investimento total, do primeiro esboço ao lançamento, de 600 milhões de dólares. A intenção da Fiat é vender 12 mil unidades ao mês, com previsível competição interna com Mille e Palio, mas aumentando a participação total da fábrica no segmento. Exportação de 20% do total produzido para a América Latina — México inclusive — está nos planos. Já à venda, ele de início está disponível apenas com cinco portas e os seguintes preços sugeridos: versão Vivace com motor de 1,0 litro, R$ 27.350; Way 1,0, R$ 28.490; Attractive 1,4, R$ 31.080; e Way 1,4, R$ 31.870. Em junho chegam as versões de três portas com valores mais baixos: Vivace 1,0, R$ 25.550; Way 1,0, R$ 26.690; Attractive 1,4, R$ 29.280; e Way 1,4, R$ 30.070. A garantia é de um ano com revisões anuais ou a cada 15 mil quilômetros.

Os equipamentos de série são escassos no Vivace: vidros verdes, imobilizador de motor, banco traseiro com duas posições para o encosto, volante espumado, relógio, hodômetro parcial, terceira luz de freio, espelho no para-sol do passageiro, marcador de temperatura do motor e econômetro no painel. Os para-choques vêm sem pintura, os cintos de três pontos laterais traseiros são fixos (não retráteis, que deveriam ser padrão na indústria) e apenas a porta do motorista aciona a luz interna. Ao menos a Fiat revestiu as colunas e portas, deixando de expor a chapa da carroceria. O Way acrescenta itens externos em preto fosco (como molduras nos para-lamas e nas portas), barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, lanternas traseiras com seções em tom fumê, apliques prateados nos para-choques para simular proteções de alumínio, suspensão elevada, rodas de 14 pol com pneus 175/65, revestimento interno exclusivo e conta-giros.

Attractive e Way 1,4 adicionam rodas de 14 pol com pneus 175/65 no primeiro e 175/70 no segundo, cintos dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis, conta-giros, alças de teto na traseira, espelho no para-sol do motorista, aplique de tecido nas portas, console de teto com espelho convexo (para monitorar crianças no banco traseiro, por exemplo), console central mais longo, comando interno do porta-malas e da tampa do tanque, lavador/limpador e desembaçador do vidro traseiro, volante com ajuste de altura e, no Attractive, para-choques e retrovisores na cor da carroceria. Alguns opcionais são comuns a todos eles: ar-condicionado ou apenas aquecimento, direção assistida, vidros dianteiros e travas com controle elétrico, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD) e bolsas infláveis frontais.

Nas versões de 1,4 litro podem-se aplicar faróis de neblina, rodas de alumínio, predisposição para sistema de áudio, para-brisa com faixa degradê, terceiro encosto de cabeça traseiro, rádio/toca-CDs com MP3 em duas versões (uma inclui conexões USB e para MP3, além de interface Bluetooth para telefone celular), volante revestido em couro, ajuste de altura do banco do motorista e para-brisa térmico (leia mais adiante), entre outros. Nos Unos de 1,0 litro podem ser acrescentados itens que os 1,4 trazem de série. Além disso tudo, há ampla oferta de acessórios em concessionária, como alarme antifurto, acendedor de cigarros, pedais e pomo de câmbio esportivos, porta-óculos, sensores de estacionamento traseiros, faróis de neblina, dois modelos de rádio e diversas opções de adesivos decorativos para a carroceria e de apliques centrais para o painel. A variedade de personalização, que impressiona, foi certamente inspirada na do Fiat 500.

Embora lembre vagamente o Panda europeu lançado em 2003, o novo Uno tem desenho próprio, elaborado pelos centros de estilo da Fiat no Brasil e na Itália. A fábrica denomina o conceito de "quadrado arredondado", isto é, formas retilíneas com os cantos curvos, tendência que fica evidente por todos os ângulos. São assim a tomada de ar frontal (que substitui a grade superior) e o elemento correspondente no para-choque traseiro, molduras de para-lamas, janelas, elementos inferiores nas portas, o conjunto formado por lanternas e vidro posterior, as seções dentro das mesmas lanternas, a parte inferior da tampa traseira e, afinal, o perfil do carro como um todo.

Com exceção do para-brisa, os vidros são quase verticais e formam uma cabine retangular. O capô alto segue a proposta de transmitir robustez, como se pertencesse a um pequeno utilitário. Detalhe marcante são os três vãos retangulares no lado esquerdo da frente, motivo que se repete no logotipo. É bonito ou feio? Depende do gosto pessoal. A Fiat afirma ter dado especial atenção às opiniões coletadas em pesquisas, o que faz esperar boa aceitação de seu público-alvo. Mas poderia ter sido mantida uma ligação visual com o Uno original, já que lado a lado nada mostram em comum. Continua

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
As linhas retas estão em profusão no desenho; na frente, três elementos retangulares junto a um dos faróis que se repetem no logotipo do modelo

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 6/5/10

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados