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Versão 1,4, embora com melhor desempenho, não convence: o motor é muito áspero e o desempenho está abaixo da concorrência de 1,6 litro

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O Uno Vivace, escasso em equipamentos, vem apenas com motor 1,0 e tem jeito simples com os para-choques sem pintura e rodas de 13 pol

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O motor de 1,0 litro traz bielas mais longas; o 1,4 inova na categoria com variação contínua de tempo das válvulas e tem outras melhorias

Ao rodar com a versão de 1,0 litro, chama atenção a grande suavidade de funcionamento: com bielas mais longas que melhoraram em muito a relação r/l, ficou absolutamente "liso", imune a altas rotações — como era o antigo Fiasa que equipou o Mille de seu lançamento, em 1990, até a chegada do Fire em 2001. Com o peso 65 kg maior que no Mille atual de cinco portas, o desempenho em baixa rotação não entusiasma, mas o motor dá conta do recado porque pode ser bem explorado sem demonstrar esforço. Ainda assim, e apesar do bom revestimento fonoabsorvente, a 120 km/h são 4.400 rpm no Way, rotação excessiva que deveria ser revista. O ruído passa a incomodar e surge a sensação de "pedir marcha".

O Vivace, que tem da terceira à quinta marcha e o diferencial mais longos (mas usa pneus menores), obtém 4.000 rpm à mesma velocidade e está mais dentro da média da classe. Infelizmente, a modificação de bielas não se estendeu ao 1,4, logo o motor que mais precisava dela. Ao dirigir o Uno nessa versão, nota-se que a aspereza já conhecida tira muito do brilho do motor, sobretudo se comparado a concorrentes de 1,6 litro ou ao Corsa 1,4. Seu desempenho não é insuficiente para o uso normal, mas a diferença de preço para o motor menor seria mais justificada se fosse tão suave quanto ele ou se tivesse vantagem mais palpável em potência, algo como 25 a 30 cv. O câmbio também poderia ser mais longo para amenizar a sensação de esforço em velocidades de viagem: a 120 km/h o Attractive está a 3.700 rpm, e o Way, a excessivas 4.050 rpm (a versão tem quinta e diferencial mais curtos).

O comando de câmbio repete o do Palio: correto, mas com curso longo e um pouco vago. Já o comportamento dinâmico é invejável, para o que concorrem as bitolas largas e a ótima calibração — algo que a Fiat vem fazendo muito bem desde a Idea. Em curvas animadas ele sai com as quatro rodas, bem equilibrado, ainda mantendo uma atitude segura para o usuário sem pretensões esportivas; não é preciso ser piloto para não se dar mal. A suspensão filtra bem irregularidades e lombadas e a direção assistida é leve na medida certa, sem contragolpes e com bom retorno nas manobras; parece mais precisa que a do Palio e obteve diâmetro de giro menor que o do Mille. Os freios seguram bem o carro em qualquer situação e mostram calibração acertada da assistência, sem o excesso de resposta notado nos Palios de anos atrás.

Tudo somado, o Uno mostra atributos certos para — enfim — colocar a gama de carros de entrada da Fiat no século XXI. A nosso ver, vai dividir mais as opiniões do que seria ideal em termos de estilo, mas pode ser que caia no gosto popular como aconteceu com seu antecessor. De resto, mostra avanço em diversos aspectos não só em relação ao Mille, mas também ao Palio. Os preços estão bem situados na categoria e, em um segmento carente de renovações, terá por bastante tempo o atrativo de ser um carro com aparência toda nova e não uma simples reestilização. O êxito parece garantido.

Ficha técnica
    Vivace 1,0 Attractive 1,4 Way 1,4
MOTOR
Posição e cilindros transversal, 4 em linha
Comando e válvulas por cilindro no cabeçote, 2
Diâmetro e curso 70 x 64,9 mm 72 x 84 mm
Cilindrada 999 cm3 1.368 cm3
Taxa de compressão 12,15:1 12,35:1
Potência máxima (gas./álc.) 73 / 75 cv a 6.250 rpm 85 / 88 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 9,5 / 9,9 m.kgf a
3.850 rpm
12,4 / 12,5 m.kgf a 3.500 rpm
Alimentação injeção multiponto sequencial
CÂMBIO
Marchas e tração 5 / dianteira
FREIOS
Dianteiros e traseiros a disco / a tambor a disco ventilado / a tambor
Antitravamento (ABS) sim (opcional)
DIREÇÃO
Assistência hidráulica (opcional)
Diâmetro de giro 9,8 m
SUSPENSÃO
Dianteira independente, McPherson
Traseira eixo de torção
RODAS
Rodas 5 x 13 pol 5,5 x 14 pol
Pneus 165/70 R 13 175/65 R 14 175/70 R 14
DIMENSÕES
Comprimento e largura 3,77 m / 1,636 m 3,77 m / 1,656 m
Altura 1,48 m 1,49 m 1,555 m
Entre-eixos 2,376 m
Capacidade do tanque e porta-malas 48 l / 280 l
Peso 895 kg 925 kg 940 kg
Desempenho e consumo
  Vivace 1,0 Attractive 1,4 Way 1,4
  gas. álc. gas. álc. gas. álc.
Velocidade máxima 151 km/h 153 km/h 170 km/h 172 km/h 165 km/h 167 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 14,7 s 13,8 s 11,1 s 10,8 s 11,8 s 11,5 s
Consumo em cidade 15,6 km/l 10,5 km/l 14,7 km/l 10,3 km/l 13,2 km/l 9,1 km/l
Consumo em estrada 20,1 km/l 12,9 km/l 19,4 km/l 12,8 km/l 17,7 km/l 12,2 km/l
Dados do fabricante

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