Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
As rodas dianteiras bem à frente -- que usam pneus capazes de rodar furados -- são tão características da marca quanto sua própria grade

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Embora o mais potente Audi A3 Sport constitua forte concorrência, os atributos da BMW presentes no 118i cativam quanto mais ele é dirigido

A facilidade com que o 118i se insere nas curvas chega a empolgar. O limite dos pneus Michelin Pilot Primacy ZP assimétricos é alto, ajudado pela impecável distribuição de peso entre os eixos e pela geometria de suspensão. Tanto por esses fatores quanto pela calibração do controle de estabilidade, ver piscar no painel a luz-piloto que indica sua atuação requer muito abuso — o sistema só se manifesta quando há efetivo risco de perda de controle. A direção, se não chega a ser muito leve em manobras de baixa, tem relação baixa (16:1) para respostas rápidas, peso exato e "comunica" bem o que acontece entre pneus e piso. Também aqui a tração posterior traz vantagens, tanto pela divisão de funções — a frente esterça, a traseira empurra o carro — quanto por permitir maior esterçamento das rodas, o que resulta em pequeno diâmetro de giro de 10,7 metros, como em carros bem menores com tração dianteira. Os freios mostram potência de sobra e boa calibração do antitravamento (ABS).

É essa excelência de acerto de chassi — mesmo em uma versão de entrada de seu menor modelo — uma das razões para haver, mundo afora, tantos aficionados por BMW. E sem que isso represente qualquer dificuldade para o uso do carro no dia a dia, pois ele transpõe bem lombadas, tem vão livre suficiente e nem mesmo usa pneus de perfil muito baixo e vulneráveis em buracos.

Se é barato pela marca que carrega, o 118i ainda tem preço considerável diante de um compatriota: por R$ 110.000 o Audi A3 Sport de três portas é bem mais potente, com motor turbo de 200 cv, e traz caixa automatizada S-Tronic. No entanto, quanto mais é dirigido, mais esse BMW parece valer o que custa. O pessoal de Munique, que não começou ontem a projetar automóveis com têmpera esportiva, sabe como poucos fazer carros que cativem o motorista a cada quilômetro e sobretudo a cada curva. E, para quem almejava esse tipo de atributo, o 118i o coloca um pouco mais perto do bolso.

Bateria no porta-malas para distribuição de peso, barra de amarração na suspensão dianteira e um controle de estabilidade bastante permissivo
Comentário técnico
> O motor denominado N46B20, que foi lançado junto do Série 1 em 2004, traz características modernas como o sistema Double Vanos e o Valvetronic. Vanos é sigla para Variable Nockenwellen Steuerung, tempo de válvulas variável em alemão. No caso do sistema duplo, o momento de abertura e fechamento das válvulas, tanto as de admissão quanto as de escapamento, varia de forma contínua. O Valvetronic, por sua vez, substitui a borboleta de aceleração (causa das chamadas perdas por bombeamento, as mesmas que produzem efeito de freio-motor quando se deixa de acelerar com uma marcha engatada) pela variação de abertura das válvulas de admissão. Introduzido em 2001 na versão Compact do Série 3, o recurso aumenta a eficiência sobretudo em cargas (aberturas de acelerador) parciais. Há ainda duas árvores de balanceamento para anular vibrações. O acionamento do comando de válvulas cabe a uma corrente destinada a durar tanto quanto o próprio motor.
> Na Europa a BMW oferece o 118i em versão evoluída, em que a injeção direta de combustível permitiu elevar a taxa de compressão de 10,5:1 para 12:1, com reflexos na potência (passou de 136 para 143 cv) e no torque (de 18,4 para 19,4 m.kgf). Embora ofereça tal recurso aqui no motor turbo de 1,6 litro do Mini Cooper S, a empresa parece preferir um sistema mais simples — e menos custoso — para esta versão de entrada do Série 1. Até porque a gasolina nacional, com maior teor de enxofre que a europeia, torna difícil o uso da mistura estratificada (mais pobre, com mais ar e menos combustível) que a injeção direta é capaz de produzir.
> A suspensão dianteira segue o tradicional conceito McPherson e usa muitos componentes de alumínio, como as colunas e a barra estabilizadora, para reduzir peso e contribuir com sua repartição entre os eixos. Na traseira aparece um sistema independente por paralelogramo deformável, que usa cinco braços e constitui evolução do conceito de braços sobrepostos. Há ainda uma barra de amarração entre as torres dianteiras para aumentar a rigidez da estrutura, o que mantém a geometria da suspensão mais constante quando o carro é submetido a torções e flexões severas.
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco e cabeçote de alumínio; duplo comando variável no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 90 x 84 mm. Cilindrada: 1.995 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 136 cv a 5.750 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 3.250 rpm. Potência específica; 68,1 cv/l. Injeção multiponto sequencial.

CÂMBIO - automático, 6 marchas; tração traseira. Relações: 1ª) 4,06; 2ª) 2,37; 3ª) 1,55; 4ª) 1,20; 5ª) 0,85; 6ª) 0,67; diferencial, 3,20. Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 7; 2ª) 13; 3ª) 20; 4ª) 27; 5ª) 35; 6ª) 44.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado, 292 mm ø; traseiros a disco, 296 mm ø; antitravamento (ABS).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,7 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, independente, paralelogramo deformável, mola helicoidal, estabilizador.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,239 m; largura, 1,748 m; altura, 1,421 m; entre-eixos, 2,66 m; bitola dianteira, 1,484 m; bitola traseira, 1,497 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31; capacidade do tanque, 53 l; porta-malas, 330 l; peso, 1.300 kg; relação peso-potência, 9,5 kg/cv.
GARANTIA - 2 anos sem limite de quilometragem; informações de fábrica, 0800 7073578.
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010; pneus, Michelin Pilot Primacy ZP; quilometragem inicial, 2.500 km.

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade