> O motor denominado
N46B20, que foi lançado junto do Série 1 em 2004, traz
características modernas como o sistema Double Vanos e o
Valvetronic. Vanos é sigla para Variable Nockenwellen Steuerung,
tempo de válvulas variável em
alemão. No caso do sistema duplo, o momento de abertura e
fechamento das válvulas, tanto as de admissão quanto as de
escapamento, varia de forma contínua. O Valvetronic, por sua
vez, substitui a borboleta de aceleração (causa das chamadas
perdas por bombeamento, as mesmas que produzem efeito de
freio-motor quando se deixa de acelerar com uma marcha engatada)
pela variação de abertura das válvulas de admissão. Introduzido
em 2001 na versão Compact do Série 3, o recurso aumenta a
eficiência sobretudo em cargas (aberturas de acelerador)
parciais. Há ainda duas árvores de
balanceamento para anular vibrações. O acionamento do
comando de válvulas cabe a uma corrente destinada a durar tanto
quanto o próprio motor. |
> Na Europa a BMW
oferece o 118i em versão evoluída, em que a
injeção direta de combustível
permitiu elevar a taxa de compressão
de 10,5:1 para 12:1, com reflexos na potência (passou de 136
para 143 cv) e no torque (de 18,4 para 19,4 m.kgf). Embora
ofereça tal recurso aqui no motor turbo de 1,6 litro do
Mini Cooper S, a empresa parece
preferir um sistema mais simples — e menos custoso — para esta
versão de entrada do Série 1. Até porque a gasolina nacional,
com maior teor de enxofre que a europeia, torna difícil o uso da
mistura estratificada (mais pobre, com mais ar e menos
combustível) que a injeção direta é capaz de produzir. |
> A suspensão dianteira
segue o tradicional conceito McPherson e usa muitos componentes
de alumínio, como as colunas e a barra
estabilizadora, para reduzir peso e contribuir com sua
repartição entre os eixos. Na traseira aparece um sistema
independente por paralelogramo deformável, que usa cinco braços
e constitui evolução do conceito de braços sobrepostos. Há ainda
uma barra de amarração entre as
torres dianteiras para aumentar a rigidez da estrutura, o que
mantém a geometria da suspensão mais constante quando o carro é
submetido a torções e flexões severas. |
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MOTOR -
longitudinal,
4 cilindros em linha; bloco e
cabeçote de alumínio; duplo comando variável no cabeçote, 4 válvulas por cilindro.
Diâmetro e curso: 90 x 84 mm. Cilindrada: 1.995
cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 136 cv a
5.750 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 3.250 rpm. Potência
específica; 68,1 cv/l. Injeção multiponto sequencial.
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CÂMBIO
- automático, 6 marchas; tração traseira. Relações: 1ª) 4,06; 2ª) 2,37; 3ª) 1,55; 4ª) 1,20; 5ª) 0,85;
6ª) 0,67; diferencial,
3,20.
Velocidade por 1.000 rpm (em km/h): 1ª) 7; 2ª) 13; 3ª) 20; 4ª)
27; 5ª) 35; 6ª) 44. |
FREIOS
- dianteiros a disco ventilado, 292 mm ø;
traseiros a disco, 296 mm ø; antitravamento (ABS). |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência elétrica; diâmetro de giro, 10,7 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, independente, paralelogramo deformável,
mola helicoidal, estabilizador. |
RODAS
- 7 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,239 m; largura, 1,748 m; altura, 1,421 m; entre-eixos,
2,66 m; bitola dianteira, 1,484
m; bitola traseira, 1,497 m; coeficiente aerodinâmico (Cx), 0,31; capacidade do tanque, 53 l; porta-malas,
330 l; peso, 1.300 kg; relação peso-potência, 9,5 kg/cv. |
GARANTIA - 2 anos sem limite de
quilometragem; informações de
fábrica, 0800 7073578. |
CARRO AVALIADO - Ano-modelo, 2010;
pneus, Michelin Pilot Primacy ZP; quilometragem inicial, 2.500
km. |
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