Espaço interno não é o destaque,
mas o acabamento mostra qualidade e os ótimos bancos dianteiros têm até
ajuste elétrico de apoios laterais
Para o motorista, a percepção
de cuidado no projeto de seu posto, caso do volante perfeito e
disposição e funcionamento de todos os comandos
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Equipamentos
de série e
opcionais |
Ajuste de altura dos
bancos mot./pas. |
S/S |
Ajuste de apoio
lombar mot./pas. |
ND |
Ajuste do
volante em altura/profundidade |
S/S |
Ajuste elétrico dos
retrovisores |
S |
Alarme
antifurto/controle a distância |
ND |
Aquecimento |
S |
Ar-condicionado/controle automático |
S/ND |
Bancos/volante
revestidos em couro |
ND/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/cortinas |
S/S/S/S |
Câmbio automático |
S |
Comando
interno do porta-malas |
ND |
Computador de
bordo |
S |
Conta-giros |
S |
Controlador
automático de velocidade |
S |
Controle de
tração/estabilidade |
S/S |
Controle elétrico dos
vidros diant./tras. |
S/S |
Controles de áudio no
volante |
S |
Direção
assistida |
S |
Faróis de
neblina |
S |
Freios
antitravamento (ABS) |
S |
Imobilizador
eletrônico |
S |
Limpador/lavador
do vidro traseiro |
S |
Luz traseira
de neblina |
S |
Rádio com toca-CDs/MP3 |
S/S |
Relógio |
S |
Repetidores
laterais das luzes de direção |
S |
Rodas de alumínio |
S |
Terceira luz
de freio |
S |
Teto solar/comando elétrico |
ND |
Travamento
central das portas |
S |
Vidros verdes |
S |
Convenções: S =
de série; O = opcional; ND = não disponível;
NA = não-aplicável |
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Básico |
R$ 99.500 |
Como
avaliado |
R$ 100.500 |
Completo |
R$
100.500 |
Preços sugeridos vigentes
em 12/3/10; opcional: pintura metálica |
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Exemplos estão por toda parte. Há um apoio de pé esquerdo bem definido;
as alavancas de luzes de direção e limpador de para-brisa voltam à
posição original após o acionamento ou a mudança de velocidade do
limpador; a de seta conta com acionamento breve, em que as luzes piscam
só algumas vezes para sinalizar mudança de faixa de rolamento; todos os
controles elétricos de vidros contam com
função um-toque, sensor antiesmagamento
e temporizador; ao desligar a ignição
com faróis acesos, todas as luzes se apagam, mas as de posição ficam
ligadas se o interruptor estiver nesse ponto; o cinto tem a ancoragem
externa inferior feita no banco, para manter a posição após ajuste do
assento; a área de varredura do limpador de para-brisa é perfeita; a
porta do motorista se destrava por fora em separado das demais, fator de
segurança; e o retrovisor esquerdo é biconvexo (pena que o direito não seja
também).
De
resto, o carro traz um bom pacote de conveniências, como
rádio/toca-CDs/MP3 de boa qualidade com conexão auxiliar e comandos no
volante, acionamento automático de faróis e limpador de para-brisa,
controlador de velocidade, comando do
porta-malas na chave, ajuste de altura também no banco do passageiro,
computador de bordo com indicação de consumo em nosso padrão (km/l),
retrovisor interno fotocrômico, abertura
e fechamento de vidros comandados a distância, mostrador de temperatura
externa e alerta para porta mal fechada. Contudo, poderia vir com
iluminação nos espelhos dos para-sóis,
sensores de estacionamento traseiros e maior espaço para pequenos
objetos; ainda, o porta-copos montado no console parece improvisado.
Pela segurança há seis bolsas infláveis, sendo duas frontais (a do
passageiro acionada apenas se houver ocupante no banco) de
dois estágios, duas laterais dianteiras
para o tórax e duas cortinas na área de vidros lateral; pontos de
fixação Isofix para cadeira infantil;
cinco encostos de cabeça e cintos de três pontos e
controles de estabilidade e tração.
O 118i não é
exatamente espaçoso por usar uma arquitetura pouco voltada a esse
objetivo, com motor longitudinal, tração traseira,
cabine recuada e altura de 1,42 metro. Mas o projeto foi feito para motorista
e passageiro da frente se sentirem bem mesmo que tenham estatura elevada
— apenas não se nota tanto espaço livre à frente e aos lados. No banco traseiro há boa acomodação para a
cabeça e razoável para pernas e ombros, desde que sejam apenas dois
passageiros. Um terceiro, além de sofrer com o encosto duro (embora não
haja apoio de braço central) e com o túnel de transmissão no assoalho,
desloca os demais para uma região côncava do banco que incomoda suas
costas. O compartimento de bagagem, que tem a tampa aberta ao puxar o
logotipo circular da BMW, oferece a capacidade regular de 330 litros,
traz rede para retenção de objetos e um estojo de primeiros socorros
na lateral, tipicamente alemão. O banco traseiro pode ser rebatido em
60:40 (apenas encosto) e não existe estepe, pois os pneus são do tipo run-flat, que podem rodar furados por 150 quilômetros a até 80 km/h.
Espírito
esportivo
O motor do 118i é o conhecido quatro-cilindros de 2,0 litros e 16
válvulas com sistema Valvetronic e comando de válvulas Double Vanos (saiba
mais sobre técnica). Ao abrir o capô — sustentado por duas molas a
gás, mas pintado internamente apenas com fundo, assim como o cofre —,
chamam atenção sua montagem inclinada para a direita, que reduz a altura
do conjunto e abaixa o centro de gravidade,
e a posição bastante recuada, em que o primeiro cilindro está
praticamente na linha do eixo dianteiro. O intuito é bem conhecido na
marca: obter a distribuição de massas entre os eixos mais próxima
possível de 1:1, o que explica até a montagem da bateria sob o assoalho
do porta-malas.
Continua |