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Dando corda e tirando as amarras

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A Volkswagen apresenta o New Beetle com câmbio
de seis marchas e o Jetta com maior potência

Texto: Gino Brasil - Fotos: divulgação

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Apenas as rodas de 16 pol são novas na parte externa do Beetle, que conserva o veterano motor 2,0 de 116 cv

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Bem-equipado, o "besouro" ficou melhor de dirigir com o câmbio Tiptronic; o painel indica qual a marcha em uso

Em setembro passado a Volkswagen apresentou o Golf com motor 2,0 dotado de novo câmbio automático de seis marchas, em conjunto com o Bora reestilizado, que tem a mesma mecânica. Agora chegou a vez do New Beetle com igual conjunto, ao lado do Jetta com motor de maior potência — que, curiosamente, também usa o câmbio dos demais carros mencionados, ainda compartilhado com Passat e Passat Variant.

Carro de nicho da Volkswagen, o Beetle é fabricado no México e importado para o Brasil aproveitando os benefícios fiscais oriundos do acordo entre esses países. É o último veículo com a plataforma do Golf IV a receber o câmbio automático de seis marchas. Junto das rodas de 16 pol, o câmbio compõe o pequeno pacote de alterações que a marca preparou para o modelo 2008. O motor continua o de 2,0 litros e oito válvulas, com potência de 116 cv e torque de 17,3 m.kgf, igual ao do Golf.

A nova caixa deixou o carro mais agradável de dirigir que a antiga de quatro marchas, como ficou nítido na ocasião em que avaliamos o Golf e o Bora com o mesmo conjunto mecânico. A impressão não poderia ser diferente agora com o "novo Fusca". Dirigido entre São Paulo e Sorocaba por cerca de 50 km, o carro mostrou-se mais ágil e com melhores respostas ao acelerador, pois as marchas têm escalonamento mais próximo entre si e há maior chance de a caixa encontrar a marcha ideal para cada condição. A rotação cai menos nas trocas ascendentes e, ao pedir uma redução, o aumento de giros é menor, o que torna a operação mais suave.

O novo câmbio é mais compacto e leve que o anterior e ficou mais confortável com a programação da central eletrônica. Quando se seleciona a opção Sport do câmbio, a sexta marcha não é usada e as trocas ocorrem em rotações maiores. Foi também adicionado ao Beetle o Tiptronic, mecanismo que possibilita ao motorista efetuar trocas de marcha seqüenciais pela alavanca seletora.

Utilizando esse modo em um trecho sinuoso, o recurso agradou mais no Beetle que no Golf, pois no primeiro a resposta do câmbio foi mais rápida, talvez por diferenças na produção em série. Por outro lado, o Beetle passava às marchas superiores, logo que o motorista tirava o pé do acelerador, e as reduzia na mesma quantidade assim que voltava a acelerar. Tal ocorrência, não observada no Golf, trouxe certo desconforto na condução, pois tornava as respostas mais lentas.

O Beetle vem muito bem-equipado de série: ar-condicionado (manual), volante com regulagem de altura e distância, rádio com toca-CDs e MP3, bolsas infláveis frontais e laterais, freios com sistema antitravamento (ABS), controlador de velocidade, alarme, rodas de alumínio de 16 pol com pneus 205/55. Como opcionais oferece teto solar, bancos de couro com aquecimento, limpador de pára-brisa automático e retrovisor interno fotocrômico. Ao preço sugerido de R$ 61.380, torna-se interessante até mesmo frente ao Golf com motor 2,0. Continua

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Data de publicação: 15/12/07

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