Best Cars Web Site

Compacto familiar

Clique para ampliar a imagem

Com base no Fox, a Volkswagen lança um meio-termo entre
as peruas e minivans: a SpaceFox, a partir de R$ 45,6 mil

Texto: Fábio Ometto - Fotos: divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Com o mesmo entreeixos do hatch, os 38 cm adicionais estão na traseira, mas contribuem para o equilíbrio de linhas; o pára-choque dianteiro tem "V" mais acentuado e maior seção em preto

Perua ou minivan? A dúvida que tem dividido muitos compradores desde a chegada das minivans compactas ao Brasil, há sete anos, parece ter atingido também a Volkswagen. A marca apresenta um modelo que fica a meio-caminho entre as duas categorias: a SpaceFox, derivada do Fox hatch lançado em 2003. Segundo a empresa, que a chama pelo gênero masculino ("o" SpaceFox), a novidade foi desenvolvida visando a ocupar uma lacuna de mercado, com "um modelo que reúne a praticidade das minivans com o espaço para bagagens e a esportividade encontrados nas peruas".

Serão oferecidas duas versões de acabamento, Plus e Comfortline, ambas com conjunto elétrico (travas, vidros e retrovisores), ar-condicionado, direção assistida e rodas de 15 pol com pneus 195/55 de série. A mais luxuosa adiciona rodas de alumínio, detalhes internos em tom prata, revestimento superior, banco traseiro com ajuste longitudinal e faixa degradê no pára-brisa, entre outros. Entre os opcionais a VW oferece pacotes com bolsas infláveis frontais, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio/toca-CDs com MP3 e comandos no volante, freios com sistema antitravamento (ABS) e, para a versão superior, revestimento dos bancos e volante em couro. A Plus tem preço sugerido de R$ 45.650, e a Comfortline, R$ 47.650, sem opcionais.

Por conservar a distância entreeixos do Fox, o espaço disponível para os passageiros é o mesmo do modelo original — bastante bom, em especial se utilizado o ajuste longitudinal do banco traseiro. A característica que distingue a SpaceFox encontra-se do eixo posterior para trás: a partir dali a carroceria foi alongada em 38 centímetros. Segundo a VW, ela oferece o maior compartimento de bagagem da categoria, mas isso impõe uma restrição: a capacidade normal de 430 litros só passa a 527 l com o banco totalmente avançado, condição em que o espaço para pernas é mínimo (pode chegar a 1.385 l com o banco rebatido).

Os 430 l não impressionam diante dos 460 l da Palio Weekend e mesmo os 437 l da Parati, mas superam os 365 l da Meriva e os 313 l da Peugeot 206 SW. A base do vão de acesso bem mais alta (cerca de 10 cm) que o assoalho do compartimento, porém, faz com que as bagagens devam ser erguidas na retirada e na colocação. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 4/4/06

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados