Com o mesmo entreeixos do
hatch, os 38 cm adicionais estão na traseira, mas contribuem para o
equilíbrio de linhas; o pára-choque dianteiro tem "V" mais acentuado e
maior seção em preto |
Perua ou minivan? A dúvida que tem dividido muitos compradores desde a
chegada das minivans compactas ao Brasil, há sete anos, parece ter
atingido também a Volkswagen. A marca apresenta um modelo que fica a
meio-caminho entre as duas categorias: a SpaceFox, derivada do Fox hatch
lançado em 2003. Segundo a empresa, que a chama pelo gênero masculino
("o" SpaceFox), a novidade foi desenvolvida visando a ocupar uma lacuna
de mercado, com "um modelo que reúne a praticidade das minivans com o
espaço para bagagens e a esportividade encontrados nas peruas".
Serão oferecidas duas versões de acabamento, Plus e Comfortline, ambas
com conjunto elétrico (travas, vidros e retrovisores), ar-condicionado,
direção assistida e rodas de 15 pol com pneus 195/55 de série. A mais
luxuosa adiciona rodas de alumínio, detalhes internos em tom prata,
revestimento superior, banco traseiro com ajuste longitudinal e faixa
degradê no pára-brisa, entre outros. Entre os opcionais a VW oferece
pacotes com bolsas infláveis frontais, volante com ajuste de altura e
profundidade, rádio/toca-CDs com MP3 e
comandos no volante, freios com sistema antitravamento (ABS) e, para a
versão superior, revestimento dos bancos e volante em couro. A Plus tem
preço sugerido de R$ 45.650, e a Comfortline, R$ 47.650, sem opcionais.
Por conservar a distância entreeixos do Fox, o espaço disponível para os
passageiros é o mesmo do modelo original — bastante bom, em especial se
utilizado o ajuste longitudinal do banco traseiro. A característica que
distingue a SpaceFox encontra-se do eixo posterior para trás: a partir
dali a carroceria foi alongada em 38 centímetros. Segundo a VW, ela
oferece o maior compartimento de bagagem da categoria, mas isso impõe
uma restrição: a capacidade normal de 430 litros só passa a 527 l com o
banco totalmente avançado, condição em que o espaço para pernas é mínimo
(pode chegar a 1.385 l com o banco rebatido).
Os 430 l não impressionam diante dos 460 l da Palio Weekend e mesmo os
437 l da Parati, mas superam os 365 l da Meriva e os 313 l da Peugeot
206 SW. A base do vão de acesso bem mais alta (cerca de 10 cm) que o
assoalho do compartimento, porém, faz com que as bagagens devam ser
erguidas na retirada e na colocação.
Continua |