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No interior, acabamento simples e alguns itens de conveniência. A posição de dirigir
não agrada, pelo banco descentralizado ao volante e ajuste apenas de inclinação
Simulação de desempenho
Índices adequados à proposta da perua: é o que a Parati 1,6 apresentou no Simulador de Desempenho desenvolvido pelo consultor Iran Cartaxo com exclusividade para o BCWS. Acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 13 segundos e chegar a quase 180 km/h são mais que suficientes para um modelo sem pretensões esportivas.

A máxima é atingida em quarta, cerca de 400 rpm acima da rotação de maior potência, em função do câmbio 4+E. Ao usar a quinta não se consegue o mesmo desempenho, mas a baixa rotação em viagem (como 3.325 rpm a 120 km/h) contribui para reduzir consumo, ruído e desgaste mecânico. Como o motor tem bom torque em baixa, as retomadas não são lentas mesmo com essa definição de relações de transmissão.

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Como se espera, o uso de álcool permite melhorar um pouco todas as marcas de desempenho, ao custo de um consumo bem maior: roda-se em média 29% menos com um litro. Mesmo assim, é vantajoso nas regiões do país (e nas épocas do ano) em que seu preço não supera 70% daquele da gasolina.

  gasolina álcool
Velocidade máxima 177 km/h 178 km/h
Regime à velocidade máxima (4ª.) 6.100 rpm 6.150 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.325 rpm
Potência consumida a 120 km/h 31 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,5 s 12,2 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,4 s 18,2 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 34,0 s 33,7 s
Retomada de 80 a 120 km/h (5ª.) 18,3 s 17,8 s
Retomada de 60 a 100 km/h (4ª.) 11,8 s 11,5 s
Consumo em cidade 9,9 km/l 7,1 km/l
Consumo em estrada 16,6 km/l 11,9 km/l
Comentário técnico
> Talvez pela pressa em lançar o Total Flex a tempo para sua comemoração de 50 anos, em março do ano passado, a VW foi a mais moderada na taxa de compressão entre os três fabricantes (os outros são a GM e a Fiat) que já oferecem motores flexíveis: apenas 10:1, menos que nos carros a álcool de tecnologia mais primitiva, contra 9,8:1 do mesmo motor na versão a gasolina. Dos lançados até agora, o 2,0-litros da GM tem a maior taxa, 11,3:1. O próprio Fox vai um pouco além, com 10,8:1.
> Os 92 cv e 13,9 m.kgf do motor a gasolina passaram a 97 cv e 14,1 m.kgf no Total Flex com o mesmo combustível. No caso do álcool, porém, não houve ganho: o motor convencional tinha os mesmos 99 cv e 14,4 m.kgf que o flexível obtém ao usar esse combustível.
> O AP-1600 é um dos motores mais eficientes, entre os carros nacionais, na importante relação r/l: apenas 0,268, contra um desfavorável 0,314 do outro 1,6-litro da VW, usado nas linhas Fox, Polo e Golf. Isso explica a ausência de aspereza no veterano AP, embora os ruídos e vibrações inerentes a qualquer motor sejam mal absorvidos pelo conjunto.
> Dentro da marca, esta Parati também se distingue pelo câmbio: adota o conceito 4+E, com a quinta marcha de relação 0,73. O resultado se percebe no conta-giros — baixas 3.325 rpm a 120 km/h reais, por exemplo —, no ouvido e no bolso, já que o consumo é beneficiado pelo uso em menor rotação. Seria ótimo se a VW voltasse a ter nesse exemplo seu padrão de câmbio, abandonando o encurtamento excessivo que se verifica no Polo e no Golf (saiba mais).
Ficha técnica

MOTOR - longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Cilindrada: 1.596 cm3. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97/99 cv a 5.750 rpm*. Torque máximo: 14,1/14,4 m.kgf a 3.000 rpm*. Injeção multiponto seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª) 3,455; 2ª) 1,944; 3ª) 1,286; 4ª) 0,909; 5ª) 0,73; diferencial, 4,111. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.575 rpm.
FREIOS - dianteiros a disco, 239 mm ø; traseiros a tambor, 200 mm ø.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de giro, 10,4 m.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal, estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal.
RODAS - 5,5 x 13 pol; pneus, 175/70 R 13 T.
DIMENSÕES - comprimento, 4,17 m; largura, 1,64 m; altura, 1,455 m; entreeixos, 2,468 m; bitola dianteira, 1,388 m; bitola traseira, 1,384 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 437 l; peso, 983 kg.
* Gasolina/álcool
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 182 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,5 s.
CONSUMO - em cidade, 8,2 km/l; em estrada, 12 km/l.
Dados do fabricante para uso de álcool
Garantia e assistência
Garantia, 1 ano sem limite de quilometragem; rede de concessionárias, 650; informações de fábrica, 0800 195775.
Dados do carro avaliado
Ano-modelo, 2004; pneus, Pirelli Cinturato P4; quilometragem inicial, 5.900 km.

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