> Talvez pela
pressa em lançar o Total Flex a tempo para sua comemoração de 50
anos, em março do ano passado, a VW foi a mais moderada na taxa
de compressão entre os três fabricantes (os outros são a GM e a
Fiat) que já oferecem motores flexíveis: apenas 10:1, menos que
nos carros a álcool de tecnologia mais primitiva, contra 9,8:1
do mesmo motor na versão a gasolina. Dos lançados até agora, o
2,0-litros da GM tem a maior taxa, 11,3:1. O próprio Fox vai um
pouco além, com 10,8:1. |
> Os 92 cv e
13,9 m.kgf do motor a gasolina passaram a 97 cv e 14,1 m.kgf no
Total Flex com o mesmo combustível. No caso do álcool, porém,
não houve ganho: o motor convencional tinha os mesmos 99 cv e
14,4 m.kgf que o flexível obtém ao usar esse combustível. |
> O AP-1600 é um
dos motores mais eficientes, entre os carros nacionais, na
importante relação r/l: apenas
0,268, contra um desfavorável 0,314 do outro 1,6-litro da VW,
usado nas linhas Fox, Polo e Golf. Isso explica a ausência de
aspereza no veterano AP, embora os ruídos e vibrações inerentes
a qualquer motor sejam mal absorvidos pelo conjunto. |
> Dentro da
marca, esta Parati também se distingue pelo câmbio: adota o
conceito 4+E, com a quinta
marcha de relação 0,73. O resultado se percebe no conta-giros —
baixas 3.325 rpm a 120 km/h reais, por exemplo —, no ouvido e no
bolso, já que o consumo é beneficiado pelo uso em menor rotação.
Seria ótimo se a VW voltasse a ter nesse exemplo seu padrão de
câmbio, abandonando o encurtamento excessivo que se verifica no
Polo e no Golf (saiba mais). |
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MOTOR -
longitudinal, 4 cilindros em linha; bloco de ferro fundido,
cabeçote de alumínio; comando no cabeçote, 2 válvulas por
cilindro. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Cilindrada: 1.596 cm3.
Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97/99 cv a 5.750
rpm*. Torque máximo: 14,1/14,4 m.kgf a 3.000 rpm*. Injeção
multiponto seqüencial.
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CÂMBIO
- manual, 5 marchas; tração dianteira. Relações: 1ª)
3,455; 2ª) 1,944; 3ª) 1,286; 4ª) 0,909; 5ª) 0,73; diferencial,
4,111. Regime a 120 km/h em 5a.: 3.575 rpm. |
FREIOS
- dianteiros a disco, 239 mm ø; traseiros a tambor, 200 mm ø. |
DIREÇÃO
- de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica; diâmetro de
giro, 10,4 m. |
SUSPENSÃO
- dianteira, independente, McPherson, mola helicoidal,
estabilizador; traseira, eixo de torção, mola helicoidal. |
RODAS
- 5,5 x 13 pol; pneus, 175/70 R 13 T. |
DIMENSÕES
- comprimento, 4,17 m; largura, 1,64 m; altura, 1,455 m;
entreeixos, 2,468 m; bitola dianteira, 1,388 m; bitola traseira,
1,384 m; capacidade do tanque, 51 l; porta-malas, 437 l; peso,
983 kg. |
* Gasolina/álcool |
DESEMPENHO
- velocidade máxima, 182 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 11,5
s. |
CONSUMO
- em cidade, 8,2 km/l; em estrada, 12 km/l. |
Dados do fabricante
para uso de álcool |
Garantia, 1 ano sem
limite de quilometragem; rede de concessionárias, 650;
informações de fábrica, 0800 195775. |
Ano-modelo, 2004;
pneus, Pirelli Cinturato P4; quilometragem inicial, 5.900 km. |
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