



Rodas exclusivas, lanternas
fumês, faixas, defletores e elementos em cinza: as diferenças externas
do 1.8R |
Quem
era jovem na década de 1980 ainda se lembra do
Uno 1.5R, o pequeno esportivo
lançado no final de 1986. Tampa traseira em preto-fosco (qualquer que
fosse a cor da carroceria), faixas laterais, defletor na terceira porta,
calotas que pareciam discos de telefone — sim, telefones tinham
discos... — e, por dentro, cintos de segurança e uma faixa nos bancos em
vermelho davam o tom esportivo. Sob o capô, o motor de 1,5 litro do
Prêmio era preparado para render 86 cv, que entusiasmavam na época.
A esse carro seguiram-se suas evoluções, primeiro por detalhes de estilo
em 1989, para um ano depois vir a primeira alteração mecânica, quando
passou a adotar o motor 1,6-litro. Mais tarde, após as mudanças
estéticas de 1991, recebia injeção eletrônica multiponto e passava a ter
a denominação 1.6R mpi. Com a introdução do Uno Turbo i.e. — um
foguetinho —, esse Uno deixou de lado a roupa esportiva e tornou-se o
comportado 1.6 mpi.
Curiosamente, o carro que veio sucedê-lo, o Palio, nunca teve sua versão
"quente". Eis que, 19 anos depois do Uno 1.5R, surge enfim a primeira
versão esportiva do Palio, a 1.8R — a mesma denominação, só que adaptada
à nova cilindrada. A intenção de lembrar o Uno de outros tempos fica
evidente em detalhes da decoração, como os cintos de segurança vermelhos
e as faixas laterais e na traseira (um tanto infelizes a nosso ver). Mas
há outras alterações.
Por fora, além das faixas com o nome da versão, ganhou grade, capa dos
retrovisores e defletor traseiro em tom cinza, faróis com máscara negra,
novo desenho das rodas de alumínio (que mantêm o aro de 14 pol da versão
HLX) e lanternas traseiras com indicadores de direção em tom fumê. De
resto, só as cores amarela e vermelha, iguais às do Stilo Schumacher,
com opção por preto e prata metálicos. É pouco: defletor dianteiro,
rodas de 15 pol e até um desenho próprio de pára-choques seriam
bem-vindos. Claro, ninguém pediria hoje o retorno da tampa traseira
preta do 1.5/1.6R.
No interior, junto dos cintos vermelhos, notam-se os bancos dianteiros
com apoios mais envolventes e encostos de cabeça maiores, revestidos com
um tecido exclusivo, de bom aspecto, e dotados de costura em vermelho —
recurso também presente na coifa da alavanca de câmbio e na do freio de
estacionamento.
Continua |