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R minúsculo

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O Palio 1.8R traz uma série de novidades (técnicas inclusive)
que o fazem uma versão interessante, mas poderia ter mais

Texto: Fabrício Samahá e Gino Brasil - Fotos: divulgação
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Rodas exclusivas, lanternas fumês, faixas, defletores e elementos em cinza: as diferenças externas do 1.8R

Quem era jovem na década de 1980 ainda se lembra do Uno 1.5R, o pequeno esportivo lançado no final de 1986. Tampa traseira em preto-fosco (qualquer que fosse a cor da carroceria), faixas laterais, defletor na terceira porta, calotas que pareciam discos de telefone — sim, telefones tinham discos... — e, por dentro, cintos de segurança e uma faixa nos bancos em vermelho davam o tom esportivo. Sob o capô, o motor de 1,5 litro do Prêmio era preparado para render 86 cv, que entusiasmavam na época.

A esse carro seguiram-se suas evoluções, primeiro por detalhes de estilo em 1989, para um ano depois vir a primeira alteração mecânica, quando passou a adotar o motor 1,6-litro. Mais tarde, após as mudanças estéticas de 1991, recebia injeção eletrônica multiponto e passava a ter a denominação 1.6R mpi. Com a introdução do Uno Turbo i.e. — um foguetinho —, esse Uno deixou de lado a roupa esportiva e tornou-se o comportado 1.6 mpi.

Curiosamente, o carro que veio sucedê-lo, o Palio, nunca teve sua versão "quente". Eis que, 19 anos depois do Uno 1.5R, surge enfim a primeira versão esportiva do Palio, a 1.8R — a mesma denominação, só que adaptada à nova cilindrada. A intenção de lembrar o Uno de outros tempos fica evidente em detalhes da decoração, como os cintos de segurança vermelhos e as faixas laterais e na traseira (um tanto infelizes a nosso ver). Mas há outras alterações.

Por fora, além das faixas com o nome da versão, ganhou grade, capa dos retrovisores e defletor traseiro em tom cinza, faróis com máscara negra, novo desenho das rodas de alumínio (que mantêm o aro de 14 pol da versão HLX) e lanternas traseiras com indicadores de direção em tom fumê. De resto, só as cores amarela e vermelha, iguais às do Stilo Schumacher, com opção por preto e prata metálicos. É pouco: defletor dianteiro, rodas de 15 pol e até um desenho próprio de pára-choques seriam bem-vindos. Claro, ninguém pediria hoje o retorno da tampa traseira preta do 1.5/1.6R.

No interior, junto dos cintos vermelhos, notam-se os bancos dianteiros com apoios mais envolventes e encostos de cabeça maiores, revestidos com um tecido exclusivo, de bom aspecto, e dotados de costura em vermelho — recurso também presente na coifa da alavanca de câmbio e na do freio de estacionamento. Continua

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Data de publicação: 29/11/05

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