



A suspensão mais firme deixou
o Palio esportivo bom de curvas, sem a maciez exagerada das outras
versões |
As
mudanças em suspensão e pneus são convincentes: o carro inclina menos
nas curvas e mostra rodar mais controlado que o do HLX, sem chegar ao
desconforto em pisos menos regulares. Nas
subidas íngremes e curvas de variados raios foi possível ter uma noção
de como as alterações contribuíram para o comportamento. Ficou faltando
um percurso em que se pudesse rodar em velocidades de cruzeiro. O motor
mostra um bom trabalho para reduzir as vibrações que tanto incomodavam a
partir de 3.500 rpm. Agora é mais prazeroso "esticar" as marchas, mas
não se engane: ainda está longe da suavidade do antigo 1,6 16V do Palio,
que devorava os giros como se não quisesse mais parar de crescer.
O 1.8R chega com preço sugerido de R$ 39.900, cerca de R$ 2.000 a mais
que o HLX. Isso sem os muitos opcionais: bolsas infláveis frontais e
laterais, controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores,
faróis e limpador de pára-brisa automáticos, volante com regulagem de
altura, rádio/toca-CDs com função MP3,
disqueteira, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e
freios com sistema antitravamento ABS. Está bem situado diante de Clio
Dynamique (115 cv, R$ 41.880), 206 Rallye (113 cv, R$ 44.400) e Ka XR
(95 cv, R$ 36.850), mas os dois franceses trazem de série as bolsas
infláveis frontais.
E todos eles vêm com três portas... uma carroceria que a Fiat produz
para o Palio. A alegação da fábrica para não a ter escolhido é que as
cinco portas são convenientes para parte dos usuários, os que têm
família. Já oferecer ambas as opções não seria viável dentro de um
volume modesto como o previsto para o 1.8R. Na opinião do BCWS,
se não pode haver escolha, que se ficasse só com o três-portas. Quem
prefere conforto tem o Palio HLX à disposição.
Em termos gerais e frente ao que se encontra no mercado de pequenos
esportivos, o Palio 1.8R chega com qualidades que devem agradar ao
consumidor — uma delas, certamente, um pacote mecânico diferente das
demais versões. Entretanto, esse pacote poderia ser apimentado com a
adoção do cabeçote de 16 válvulas no motor aprimorado e flexível, em uma
combinação dos recursos já disponíveis na linha de produção. Com
potência esperada ao redor de 130 cv, aí sim teríamos um notável
sucessor para a linhagem de Unos esportivos, com o "R" maiúsculo. |