Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

A suspensão mais firme deixou o Palio esportivo bom de curvas, sem a maciez exagerada das outras versões

As mudanças em suspensão e pneus são convincentes: o carro inclina menos nas curvas e mostra rodar mais controlado que o do HLX, sem chegar ao desconforto em pisos menos regulares. Nas subidas íngremes e curvas de variados raios foi possível ter uma noção de como as alterações contribuíram para o comportamento. Ficou faltando um percurso em que se pudesse rodar em velocidades de cruzeiro. O motor mostra um bom trabalho para reduzir as vibrações que tanto incomodavam a partir de 3.500 rpm. Agora é mais prazeroso "esticar" as marchas, mas não se engane: ainda está longe da suavidade do antigo 1,6 16V do Palio, que devorava os giros como se não quisesse mais parar de crescer.

O 1.8R chega com preço sugerido de R$ 39.900, cerca de R$ 2.000 a mais que o HLX. Isso sem os muitos opcionais: bolsas infláveis frontais e laterais, controle elétrico dos vidros traseiros e dos retrovisores, faróis e limpador de pára-brisa automáticos, volante com regulagem de altura, rádio/toca-CDs com função MP3, disqueteira, banco do motorista com regulagem elétrica de altura e freios com sistema antitravamento ABS. Está bem situado diante de Clio Dynamique (115 cv, R$ 41.880), 206 Rallye (113 cv, R$ 44.400) e Ka XR (95 cv, R$ 36.850), mas os dois franceses trazem de série as bolsas infláveis frontais.

E todos eles vêm com três portas... uma carroceria que a Fiat produz para o Palio. A alegação da fábrica para não a ter escolhido é que as cinco portas são convenientes para parte dos usuários, os que têm família. Já oferecer ambas as opções não seria viável dentro de um volume modesto como o previsto para o 1.8R. Na opinião do BCWS, se não pode haver escolha, que se ficasse só com o três-portas. Quem prefere conforto tem o Palio HLX à disposição.

Em termos gerais e frente ao que se encontra no mercado de pequenos esportivos, o Palio 1.8R chega com qualidades que devem agradar ao consumidor — uma delas, certamente, um pacote mecânico diferente das demais versões. Entretanto, esse pacote poderia ser apimentado com a adoção do cabeçote de 16 válvulas no motor aprimorado e flexível, em uma combinação dos recursos já disponíveis na linha de produção. Com potência esperada ao redor de 130 cv, aí sim teríamos um notável sucessor para a linhagem de Unos esportivos, com o "R" maiúsculo.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 113 cv (gas.) e 115 cv (álc.) a 5.500 rpm. Torque máximo: 17,8 m.kgf (gas.) e 18,6 m.kgf (álc.) a 2.800 rpm
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção, estabilizador.
RODAS - 5,5 x 14 pol; pneus, 185/60 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 3,827 m; largura, 1,634 m; altura, 1,434 m; entreeixos, 2,373 m; capacidade do tanque, 48 l; porta-malas, 290 l; peso, 1.073 kg.
Desempenho e consumo
  gasolina álcool
Velocidade máxima 189 km/h 191 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,4 s 9,2 s
Consumo em cidade 12,2 km/l 8.4 km/l
Consumo em estrada 16,3 km/l 11,3 km/l
Dados do fabricante

Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados - Política de privacidade