



Rodas de 15 pol, acabamento
frontal exclusivo, barra no teto que lembra um aerofólio: os detalhes
externos desta versão garantem uma aparência jovial e que chama a
atenção |
Não é de hoje que alguns
fabricantes enxergam nos picapes leves algo mais que veículos práticos e
acessíveis para o trabalho. Desde a década de 1980, notadamente com o
Saveiro, esses utilitários têm atendido também aos que procuram um carro
esportivo e jovial, com bom desempenho e apenas dois lugares — para
dispensar caronas...
A própria Volkswagen fez uma experiência de fábrica, em 1998, com o
Saveiro TSi de motor 2,0-litros de 111 cv.
Teve seu êxito, mas durou apenas dois anos e a proposta perdeu o sentido
quando o picape teve a suspensão levantada, no modelo 2003. Com o
lançamento do Montana, em outubro passado, é a vez de a General Motors
apostar nesse tipo de picape, com a versão Sport.
Ao contrário do TSi, este "utilitário esportivo" (não confundir com
utilitário esporte, como chamamos no BCWS os modelos com
carroceria de perua) não traz alterações mecânicas, salvo pelas rodas de
15 pol com pneus 185/60, em vez das de 14 pol e 175/70 das demais
versões. Até a altura e a calibragem da suspensão são as mesmas de todo
Montana, o que faz do Sport um mero pacote decorativo. Mas isso não lhe
tira os méritos.
O modelo da GM é sobretudo bonito. Além das rodas, esta versão traz
adereços que a deixam muito atraente: pára-choques na cor da carroceria,
o dianteiro com formato exclusivo e faróis de neblina, saias laterais,
estrutura atrás da cabine formando uma espécie de aerofólio. Na
exclusiva cor vermelha em que a avaliamos, chamava muita atenção por
onde passava e — o mais interessante — em particular de motoristas de
carros pequenos esportivos. O dono de um Corsa GSi impecável não tirou
os olhos, talvez pensando, "terei de comprar um caminhãozinho desses
para substituir meu hot hatch"...
Continua |