




Detalhes: pára-choques
pintados apenas no Sport, acabamento correto, ótimos controles de vidros
mas em posição incômoda, as largas colunas que prejudicam a visão para
trás, os apoios laterais na caçamba que facilitam a acomodação da carga |
Sendo o restante — até as
relações de câmbio — iguais ao Off-Road, o Sport só se diferencia
naquilo que os pneus podem modificar. A estabilidade, já um destaque da
versão antes avaliada, melhora ainda mais com o perfil mais baixo e a
maior largura, tornando-o quase um carro esporte nas curvas de alta, com
a ajuda da calibragem firme da suspensão e da longa distância entre
eixos. O rodar pareceu mais áspero e rumoroso, o que pode ter relação
com o modelo de pneu usado (Firestone Firehawk 700), mas está coerente
com um picape.
Quem pretende substituir um automóvel pelo Montana deve saber que o
conforto de rodagem, embora dos melhores já vistos na categoria, ainda
não se equivale ao de um bom carro. Nota-se o dimensionamento da
suspensão traseira para transporte de carga (e muita carga: 735 kg,
incluindo ocupantes), o que bem poderia ser revisto no Sport com a
adoção de molas mais macias. De resto, é se adaptar ao uso da ampla
caçamba (1.143 litros) como porta-malas, no que ajuda a cobertura de
série.
Em comparação ao pacote Off-Road, a eliminação dos acessórios
fora-de-estrada só traz vantagens. Vão-se os estribos, que sujam a barra
da calça ao sair e não têm utilidade, e o pára-choque de impulsão
(quebra-mato), elemento que pode acentuar a gravidade de uma colisão ou
atropelamento e deveria ser proibido pelo Contran. No lugar dos faróis
de longo alcance, que só devem ser usados em estradas sem tráfego,
surgem os de neblina, mais úteis.
A versão Sport começa em R$ 31,5 mil (o básico parte de R$ 27,2 mil) e
traz itens como banco do motorista regulável em altura, vidro traseiro
escuro, terceira luz de freio, cobertura da caçamba e direção assistida,
além das rodas e acabamento já descritos. Os três pacotes de opcionais
podem levá-lo a R$ 38 mil, incluindo controles elétricos,
rádio/toca-CDs, freios antitravamento (ABS), alarme e ar-condicionado.
Bolsas infláveis ainda não são oferecidas.
Não custa pouco, mas a opção pelo Sport nos parece de longe a melhor
para quem deseja mais que o Montana básico. |