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Detalhes: pára-choques pintados apenas no Sport, acabamento correto, ótimos controles de vidros mas em posição incômoda, as largas colunas que prejudicam a visão para trás, os apoios laterais na caçamba que facilitam a acomodação da carga

Sendo o restante — até as relações de câmbio — iguais ao Off-Road, o Sport só se diferencia naquilo que os pneus podem modificar. A estabilidade, já um destaque da versão antes avaliada, melhora ainda mais com o perfil mais baixo e a maior largura, tornando-o quase um carro esporte nas curvas de alta, com a ajuda da calibragem firme da suspensão e da longa distância entre eixos. O rodar pareceu mais áspero e rumoroso, o que pode ter relação com o modelo de pneu usado (Firestone Firehawk 700), mas está coerente com um picape.

Quem pretende substituir um automóvel pelo Montana deve saber que o conforto de rodagem, embora dos melhores já vistos na categoria, ainda não se equivale ao de um bom carro. Nota-se o dimensionamento da suspensão traseira para transporte de carga (e muita carga: 735 kg, incluindo ocupantes), o que bem poderia ser revisto no Sport com a adoção de molas mais macias. De resto, é se adaptar ao uso da ampla caçamba (1.143 litros) como porta-malas, no que ajuda a cobertura de série.

Em comparação ao pacote Off-Road, a eliminação dos acessórios fora-de-estrada só traz vantagens. Vão-se os estribos, que sujam a barra da calça ao sair e não têm utilidade, e o pára-choque de impulsão (quebra-mato), elemento que pode acentuar a gravidade de uma colisão ou atropelamento e deveria ser proibido pelo Contran. No lugar dos faróis de longo alcance, que só devem ser usados em estradas sem tráfego, surgem os de neblina, mais úteis.

A versão Sport começa em R$ 31,5 mil (o básico parte de R$ 27,2 mil) e traz itens como banco do motorista regulável em altura, vidro traseiro escuro, terceira luz de freio, cobertura da caçamba e direção assistida, além das rodas e acabamento já descritos. Os três pacotes de opcionais podem levá-lo a R$ 38 mil, incluindo controles elétricos, rádio/toca-CDs, freios antitravamento (ABS), alarme e ar-condicionado. Bolsas infláveis ainda não são oferecidas.

Não custa pouco, mas a opção pelo Sport nos parece de longe a melhor para quem deseja mais que o Montana básico.

Ficha técnica
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,2 mm. Cilindrada: 1.796 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 105 cv a 5.400 rpm (com gasolina), 109 cv a 5.400 rpm (com álcool). Torque máximo: 17,3 m.kgf a 3.000 rpm (com gasolina), 18,2 m.kgf a 3.000 rpm (com álcool).
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor; antitravamento (ABS) opcional.
DIREÇÃO - assistida, de pinhão e cremalheira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 5,5 x 15 pol; pneus, 185/60 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,436 m; largura, 1,646 m; altura, 1,456 m; entreeixos, 2,714 m; capacidade do tanque, 52,5 l; caçamba, 1.143 l; capacidade de carga, 735 kg; peso, 1.150 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 178/180 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 10,6/10,4 s. CONSUMO - em cidade, 11,2/7,7 km/l; em estrada, 15,3/10,7 km/l.
Dados do fabricante; referem-se ao uso de gasolina/de álcool

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