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Ainda ágil e agradável de dirigir, o Focus 1,6 atrai pelo
preço e traz novidades comuns ao restante da linha

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

Coisa de dez anos atrás, equipar um carro médio-pequeno com um motor de 1,6 litro significava criar um modelo que "não andava". Era uma época de predomínio dos carburadores e a potência girava entre 75 e 90 cv, pouco para modelos desse porte. A situação começou a mudar com o Fiat Tipo, que rendia bons 82 cv, e se alterou totalmente com a chegada do Golf de quarta geração, em 1998, com 101 cv. Hoje, do Corolla ao Audi A3, diversos médios nacionais recorrem com sucesso a essa cilindrada nas versões de entrada.

Agora é a vez do Focus. Com a extinção do Escort, este ano, a Ford ficou com uma lacuna entre o novo Fiesta e seu médio-pequeno: a linha 2004 é o momento de preenchê-la com o Focus 1,6, que substitui o 1,8 16V — de início apenas na versão hatch, mas que se deve estender à de três-volumes no próximo ano. O BCWS esteve em Salvador, BA, para avaliar a novidade.

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Disponível nas versões GL e GLX hatch, o motor 1,6 permitiu um preço dos mais
competitivos com desempenho adequado: de 0 a 100 km/h requer 13 segundos

O novo motor, o primeiro nacional nesse modelo, é produzido em Taubaté, SP em vez de importado da Inglaterra, como o 1,8, ou do México, como o 2,0 das versões de câmbio manual. Isso deve baratear as intervenções mecânicas e traz de imediato uma redução de custo, que permitiu um preço final muito interessante à versão de entrada — a linha 2004 torna oficiais as denominações GL e GLX, antes só um código interno para os níveis de opcionais.

O hatch GL custa R$ 34,2 mil e vem de série com ar-condicionado, direção assistida, volante ajustável em altura e profundidade, imobilizador, conta-giros, banco traseiro bipartido e preparação para sistema de áudio. Durante outubro o preço será de R$ 33 mil, promocional. Com o ar-condicionado, opcional, o Golf 1,6 (101 cv) custa R$ 39,6 mil, o Stilo 1,8 (103 cv) R$ 39 mil, e o Astra 2,0 (116 cv), R$ 38,3 mil.

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Pequenas mudanças externas e internas revitalizam o Focus para enfrentar
novos concorrentes; a versão GLX 1,6 custa R$ 38,1 mil e vem bem-equipada

Nessa faixa é possível ter o Focus GLX 1,6 (R$ 38,1 mil), que adiciona controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, das travas (opcionais no GL) e dos retrovisores, rodas de 15 pol (de aço), abertura elétrica do porta-malas, rádio/toca-CDs, ajuste de altura do banco do motorista, alarme e pára-brisa degradê, entre outros itens. Só neste as bolsas infláveis frontais estão disponíveis. Por R$ 39,6 mil leva-se o Sedan GLX 1,8 16V, que oferece mais espaço e desempenho, mas não vem com alarme e toca-CDs de série. Continua

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Data de publicação: 4/10/03

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