Best Cars Web Site

A saia do pára-choque traseiro agora vem na cor da carroceria no hatch, mas é estranho ter o friso lateral no mesmo padrão, destoando das faixas pretas à frente e atrás. Os pára-choques deixaram o hatch 22 mm mais longo, e o Sedan, 20 mm. No interior, as novidades estão no fundo grafite dos instrumentos e na volta — a nosso ver muito oportuna — do aplique que imita madeira no console da versão Ghia. Só o GLX 2,0 tem o console em prata, sendo preto-fosco nas versões 1,6 e 1,8.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

Os pára-choques, grade e faróis mudam pouco a aparência do Focus Sedan, aqui
visto na versão Ghia. Rodas e calotas de novo desenho completam as novidades

Há também novos itens de segurança e conveniência: travamento automático das portas ao rodar (podem mesmo assim ser abertas por dentro, como deve ser), alarme antifurto com sensor de ultra-som (detecta quebra de vidros, por exemplo), temporizador em 30 segundos do controle elétrico dos vidros e bolsas infláveis de duplo estágio, que se inflam de modos distintos conforme a gravidade da colisão.

A Ford espera que o motor 1,6 responda por 50% das vendas do Focus. É oferecido tanto com acabamento GL quanto com GLX, este o único padrão do Sedan 1,8 16V. O motor 2,0 16V permanece para Sedan e hatch, em versões GLX e Ghia, que podem ter câmbio automático, e desaparece a série especial esportiva XR (leia avaliação), o que é uma pena. Questionada pelo BCWS a Ford explicou que, se a relançar, será com um motor mais potente — pois que venha, e sem demora, por sua importância para a imagem do carro e da marca.

Clique para ampliar a imagem O Ghia 2004 por dentro: retorna o belo aplique do painel que simula madeira e, como antes, há opção por revestimento em couro e câmbio automático

Em contrapartida, não está nos planos um complemento da linha Focus que seria muito bem-vindo: a perua, uma sucessora à bem-aceita Escort SW descontinuada meses atrás. A empresa alega que o EcoSport atende a seu público, o que para nós é uma distorção de conceitos: o utilitário esporte não tem a praticidade e o espaço de bagagem de uma perua, além de ser bem inferior ao Focus em conforto e acabamento.

Ficha técnica

Focus GL 1,6

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,07 x 75,5 mm. Cilindrada: 1.598 cm3. Taxa de compressão: 9,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 103 cv a 5.500 rpm. Torque máximo: 14,6 m.kgf a 2.750 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a tambor.
DIREÇÃO - assistida, de pinhão e cremalheira.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, estabilizador; traseira, multibraço.
RODAS - 15 pol; pneus, 185/70 R 14.
DIMENSÕES - comprimento, 4,174 m; largura, 1,732 m; altura, 1,491 m; entreeixos, 2,615 m; capacidade do tanque, 55 l; porta-malas, 350 l; peso, 1.164 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 175 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 13 s. CONSUMO - em cidade, 11,7 km/l; em estrada, 16,5 km/l.
Dados do fabricante

Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados