Rocam revitalizado Embora se trate de conhecido Zetec Rocam lançado em 1999, na mesma configuração de duas válvulas por cilindro acionadas por alavancas roletadas, o motor 1,6 tem diferenças para o utilizado por Fiesta e EcoSport. A Ford retrabalhou os sistemas de arrefecimento (com novas câmaras d'água no bloco e jato de óleo sob os pistões), admissão (com 20% menor restrição) e escapamento (30% menor contrapressão), para elevar a potência de 98 cv para 103 cv a 5.500 rpm e o torque máximo de 14,37 para 14,6 m.kgf a 2.750 rpm. |
Ganhos em eficiência levaram a potência a 103 cv e o torque a 14,6 m.kgf, os melhores índices entre os 1,6 de oito válvulas da categoria -- e 90% do torque aparecem já a 1.500 rpm |
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São os melhores valores
entre os 1,6 de oito válvulas da categoria, mas não só: 90% do torque
(mais de 13 m.kgf) estão disponíveis de 1.500 a 5.500 rpm, o que se
reflete em agradável agilidade, mesmo em marchas superiores. Tanto que
não foi preciso encurtar demais a transmissão: apenas o diferencial
ficou 4,6% mais curto, sendo as relações de marcha idênticas às do 1,8
16V. A 120 km/h em quinta o motor "sussurra" a 3.350 rpm, regime dos
mais baixos nesta cilindrada, o que preserva uma das melhores
características do carro. |
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Todo Focus agora tem faróis de
duplo refletor e (exceto o GL) rodas de 15 pol. No interior, instrumentos com fundo cinza e alarme com proteção por ultra-som, abaixo |
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O desempenho geral da
novidade é plenamente satisfatório para uma versão de entrada, mesmo
que se note a perda em regimes superiores — foi possível dirigir o
Sedan 1,8 16V logo antes, para melhor comparação. O motor menor também
parece mais áspero, embora tenha relação
r/l melhor (0,29 contra 0,31), evidência de melhor absorção de
vibrações pelo 1,8, e "corta" mais cedo, a 6.200 rpm, contra 6.800 do
de maior cilindrada. Para o entusiasta a desvantagem é evidente, mas
não para a maioria dos compradores-alvo desta versão. |
O Sedan GLX
é o único a manter o motor 1,8 16V, que cativa pelo funcionamento A nova versão mantém os
freios da 1,8, mas teve a suspensão recalibrada. Embora um pouco mais
firme, mantém bom padrão de conforto; desapareceu o estabilizador
traseiro, porém. De resto, virtudes como o ótimo comportamento
dinâmico — é o único hatch do segmento com suspensão traseira
independente — e os bons engates do câmbio (que tem a ré muito fácil,
como uma sexta marcha) estão intocadas. |
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