Best Cars Web Site

Além da imaginação

É grande. Não, enorme. Se o F-250 já impressionava pelo
tamanho, o novo Cabine Dupla não deixa por menos

Texto: Bob Sharp - Fotos: divulgação

Quando surgiu em 1999, o F-250 marcou a era, no Brasil, dos picapes de tamanho realmente grande, formando uma paisagem típica de Estados Unidos e Canadá. Tanto que fez o Chevrolet Silverado, surgido dois anos antes, parecer pequeno. Agora é a vez da versão de cabine dupla, reafirmando a exclusividade da Ford no segmento, com todo o mérito.

No caso do F-250 Cabine Dupla, tamanho é documento. Seu motor seis-cilindros de 4,2 litros com turbocompressor é o mais potente diesel do mercado: são 180 cv e torque de 50,9 m.kgf, jogados ao piso pelo eixo traseiro. E tamanho significa 6.243 mm de comprimento, 900 mm a mais que o modelo de cabine simples. A largura de 2.031 mm e a altura de 1.950 mm permanecem, mas o peso bruto total, PBT (incluída a capacidade de carga), saltou de 3.490 para 3.990 kg.

Grande mesmo: são 6,24 metros de comprimento, 2,03 de largura e quase três toneladas de peso, ou praticamente quatro com carga máxima Clique para ampliar a imagem

Por isso mesmo, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o veículo é considerado caminhão (picapes, até 3.500 kg de peso bruto total) e para dirigi-lo é necessário ter habilitação da categoria C ou superior. Problema que se soma à restrição de circular em certos horários por determinadas regiões de algumas cidades, como São Paulo, bem como não poder exceder 90 km/h mesmo numa moderna auto-estrada.

O mesmo havia ocorrido com o GMC 3500 HD e, por algum tempo, com o próprio Silverado, de 3.520 kg de PBT — apenas 20 kg acima do limite. Neste caso era uma manobra clara para baixar o preço do veículo, devido à menor alíquota de IPI para caminhões, 5%, ante 25% para automóveis e 10% para picapes. A parte dianteira da cabine e a caçamba de 1.742 litros têm as mesmas dimensões do picape simples. A capacidade de carga é de 1.155 kg para versão básica, a XL, ou 1.140 kg, para a mais luxuosa XLT. Além disso, pode puxar até 1.510 kg em reboque dotado de freio ou 750 kg sem freio.

Clique para ampliar a imagem O interior da versão XLT: bom acabamento, painel completo, toca-CDs e conjunto elétrico de série

O F-250 Cabine Dupla é grande também em conforto. Os bancos traseiros são divididos 1/3-2/3 e a parte menor tem encosto regulável, proporcionando flexibilidade única em picapes de cabine dupla. O espaço existente atrás desses bancos serve para acomodar alguma bagagem, além do macaco, chave do guincho para baixar o estepe, chave de roda e triângulo. O banco menor, o esquerdo, pode ser deslocado à frente para aumentar o espaço atrás dele. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 6/9/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados