Best Cars Web Site
Clique para ampliar a imagem Um carro bom de dirigir: câmbio correto, com destaque para a ré de fácil engate, e suspensão confortável sem prejuízo da estabilidade, apesar dos pneus de perfil alto Clique para ampliar a imagem



O porta-malas de 437 litros satisfaz, mas os porta-objetos -- muitos, boa parte com tampa -- é que realmente cativam, acrescentando conveniência no dia-a-dia

Motor brilhante   A falta de opcionais é mesmo uma pena porque tende a fazer o comprador decidido pelo Corolla escolher a versão superior, que vem com um motor de 1,8 litro já criticado pelo BCWS pelo funcionamento áspero (saiba mais sobre técnica). Já o 1,6 exclusivo do XLi é brilhante: a não ser por ligeira aspereza em rotações médias, na faixa de 3.000 rpm, está livre de vibrações, sendo um prazer para o entusiasta levá-lo ao limite de giros, marcha após marcha. Os mais tranqüilos não o acharão ruidoso, apesar do câmbio mais curto que o do 1,8 e a falta de revestimento fonoabsorvente sob o capô da versão.

Muitos torceriam o nariz para um carro desse porte com apenas 1.600 cm³ de cilindrada, mas o motor Toyota desfaz qualquer preconceito. Com a ajuda do variador de fase VVTi, entrega torque palpável desde as mais baixas rotações e deixa o Corolla (que não é tão pesado, 1.105 kg) ágil o bastante para o trânsito, sem a impressão de estar subdimensionado. A simulação de desempenho do BCWS indicou marcas bem adequadas a sua proposta (saiba mais), assim como as de consumo, mas o acelerador deveria ser mais leve.

Além do motor, o restante do conjunto mecânico está bem acertado: bons engates de câmbio (às vezes difíceis no carro avaliado, certamente por ser zero-quilômetro), marcha a ré sem travas desnecessárias (é como uma sexta marcha), rodar confortável, insensibilidade a lombadas, comportamento dinâmico correto. O XLi usa pneus 185/70-14 em vez de 195/60-15, perfil alto para os padrões de hoje, mas os Pirellis P6000 de nosso carro desempenharam muito bem, sem "dobrar" sob as rodas em demasia como alguns pneus desse tipo. Continua

Simulação de desempenho
O Corolla XLi saiu-se bem na simulação elaborada com o Simulador de Desempenho do consultor Iran Cartaxo, com exclusividade para o BCWS. Os números são bem coerentes com a proposta de um sedã familiar, sobretudo uma versão básica.

De modo geral o desempenho é semelhante ao do Peugeot 307, também com motor 1,6 16V de 110 cv, mas o Toyota tem melhores retomadas, talvez pelo variador de fase. Já seu consumo em cidade foi um pouco maior, mas ainda adequado ao tipo de carro. Na estrada obteve 14,1 km/l, mesmo com um ciclo de medição mais rigoroso que o adotado pelos fabricantes.

Interessante ainda comparar o Corolla XLi ao SE-G 1,8 de 136 cv: avaliado apenas com câmbio automático, este foi mais veloz (em 9 km/h), mas acelerou de 0 a 100 em apenas 0,3 s a menos, pelas perdas inerentes a esse tipo de caixa (é também mais pesado e tem pneus mais largos).
Velocidade máxima 187 km/h
Regime à vel. máxima (5ª.) 5.700 rpm
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.650 rpm
Potência consumida a 120 km/h 28 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,8 s
Aceleração de 0 a 400 m 18,8 s
Aceleração de 0 a 1.000 m 33,7 s
Retom. 80 a 120 km/h (5ª.) 16,6 s
Retom. 60 a 100 km/h (4ª.) 12,0 s
Consumo em cidade 8,5 km/l
Consumo em estrada 14,1 km/l

Avaliações - Página principal - Escreva-nos

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados