Best Cars Web Site
Comparativo Completo
Clique para ampliar a imagem Ambos atingem a mesma velocidade máxima, mas o menor peso e a maior potência do Corolla (à direita) garantem menores tempos em aceleração e retomada, enquanto o câmbio mais longo beneficia o consumo Clique para ampliar a imagem
Simulação de desempenho

Inseridos os dados no simulador do consultor Iran Cartaxo, era grande a expectativa: qual venceria, o mais potente e leve ou o de maior torque?

Os resultados mostraram vantagem do Corolla em quase todos os quesitos. Foi mais rápido nas acelerações, na retomada e, por boa margem, mais econômico em cidade e estrada. Contribui para seu menor consumo a relação final bem mais longa (em 13%), pois o Focus teve o diferencial encurtado, na versão sul-americana, em relação à que roda nos Estados Unidos.

O equilíbrio apareceu apenas na velocidade máxima, apesar do favoritismo do Corolla pela maior potência e melhor aerodinâmica. No entanto, suas relações de marcha o deixam na chamada "zona do crepúsculo": a terceira é muito curta e a quarta muito longa, ficando 1.500 rpm abaixo do regime de potência máxima (6.000 rpm). No Focus a situação beira o equilíbrio, pois faltam apenas 350 rpm para alcançar a potência máxima (5.500 rpm).

Com isso, aproveita melhor o que o motor pode oferecer.

Os leitores que compararem estes resultados aos fornecidos pela Ford (veja na última página) ficarão surpresos com o fato de o Focus ter-se saído melhor na simulação que nos testes do próprio fabricante.

Há uma razão para isso: desperdiçando a oportunidade de infor
mar dados melhores diante dos concorrentes, que são medidos sempre ao nível do mar, a Ford testou o Focus automático apenas no Campo de Provas de Tatuí, SP, a 650 metros de altitude, onde a pressão atmosférica é menor, e por extensão, também o desempenho (saiba mais).

Para quantificar essa perda, o BCWS simulou o Focus também na condição de maior altitude. O motor funcionou como se tivesse 120 cv e 16,5 m.kgf, em vez de 130 cv e 17,9 m.kgf. A velocidade máxima baixou para 189 km/h, de 0 a 100 km/h foram precisos 14,1 s, e de 60 a 100 km/h, 8,0 s.
Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem
   Focus Corolla
Velocidade máxima 196 km/h 196 km/h
Regime à velocidade máxima (4a.) 5.150 rpm 4.500 rpm
Regime a 120 km/h (4a.) 3.150 rpm 2.750 rpm
Potência consumida a 120 km/h 29,0 cv 27,0 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,9 s 12,5 s
Aceleração de 0 a 400 metros 19,1 s 18,7 s
Aceleração de 0 a 1.000 metros 34,4 s 33,1 s
Retomada de 60 a 100 km/h* 7,4 s 6,3 s
Consumo em cidade 8,2 km/l 9,6 km/l
Consumo em estrada 12,5 km/l 14,9 km/l
* A retomada considera redução de uma ou mais marchas, impossível de se evitar em câmbios automáticos; os resultados de consumo não devem ser comparados aos publicados após agosto de 2004

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados