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Herói da resistência

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Aos 10 anos, o primeiro Corsa Sedan mantém-se uma válida
opção, mas com câmbio automático custa caro demais

Texto e fotos: Fabrício Samahá

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As linhas arredondadas são mais que conhecidas, mas ainda agradam; faróis, grade e pára-choques são algumas das poucas partes modificadas desde 1995

De hatchbacks de geração antiga o mercado nacional está cheio: além  do ícone deles — o Mille —, há o Fiesta Street e o Gol Special "bolinha". No entanto, a General Motors tem um caso peculiar em sua linha: enquanto o antigo Corsa hatch aposentou-se em 2002, substituído em parte pelo Celta e em parte pela nova geração, o sedã lançado em 1995 permanece firme e forte, vendendo muito bem.

Nem Corsa ele se chama mais, é verdade: hoje é apenas Classic (curiosamente, ao divulgar os índices de vendas a GM o mantém como Corsa, para somar os números aos da nova geração...). Mas, ao lado do fato de completar em novembro uma década de sucesso, o sedãzinho tem outro fato interessante: o menor preço do mercado em carros com câmbio automático, embora esteja longe de ser barato, como veremos adiante.

O que parece um contra-senso — um modelo antigo e despojado com um câmbio que custa caro — passa a fazer sentido quando se nota que, nas grandes cidades, esse equipamento representa grande conveniência no trânsito congestionado. E o Classic lida bem com ele, graças ao bom desempenho do motor de 1,6 litro e 92 cv, também exclusivo desse modelo dentro da linha GM. A caixa, aliás, é semelhante em recursos à do Astra, da Zafira e do antigo Vectra (saiba mais).

E funciona muito bem, com mudanças suaves e prontas ao comando do motorista. O motor oferece bom torque em baixa rotação, não vibra em demasia — melhor nesse aspecto que o 1,8 dele derivado, mesmo instalado em um carro mais antigo — e, graças às relações mais longas deste câmbio, trabalha em um agradável regime na estrada, o que contém o ruído e o consumo. O desempenho atende bem ao que se espera do carro, com velocidade máxima de 167 km/h e aceleração de 0 a 100 em 14,1 segundos, conforme nossa simulação (veja resultados completos).

A suspensão está longe dos avanços obtidos com o novo Corsa, em que um subchassi dianteiro permitiu usar molas mais suaves sem prejuízo da estabilidade. Nota-se bem isso ao passar por irregularidades, quando o Classic transmite mais os impactos aos ocupantes. No geral, porém, há um razoável equilíbrio entre conforto e comportamento. Os freios dão conta do serviço e a direção assistida vem de fábrica — solução que faz bem mais sentido que a instalação em concessionária, adotada pela GM no Celta que dele foi derivado. Continua

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Data de publicação: 30/7/05

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