O VHC retorna ao álcool
Motor que
surgiu no Corsa antigo e passou a ser a gasolina |
|
Embora tenha demonstrado agilidade há dois anos, quando lançou seu primeiro modelo flexível em combustível — o Corsa 1,8-litro — pouco tempo depois do pioneiro Gol 1,6, a General Motors acabou se atrasando para estender esse recurso aos motores 1,0: só agora, um ano e meio depois do Fox e perdendo também dos Fiats Mille e Palio Fire, surge o Celta VHC Flexpower.
Diferenças visuais, só os
logotipos na traseira e no É difícil entender por que demorou tanto, e por duas razões. Primeira, esse motor já foi movido a álcool (permanece disponível assim no Classic, o Corsa Sedan antigo, com 64 cv) e, mesmo ao rodar só com gasolina na versão VHC, manteve a taxa daquele combustível (12,6:1), que é extremamente alta para a gasolina, mas bem adequada ao álcool. Assim, o VHC já nasceu pronto para ser flexível, bastando receber partida a frio, reprogramação eletrônica e outros detalhes. |
Mesma
potência, torque só 2% maior: nem dirigindo o
Segunda, que — justamente pela taxa de compressão — a GM enfrenta com o
VHC problemas de detonação, comuns no
Canal Direto do BCWS. Pode até
haver relação com o uso de gasolina adulterada, mas o fato é que o motor
é bem mais vulnerável a esse fator por trabalhar com tanta compressão.
Com o uso de álcool, a questão está resolvida. |
Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail Data de publicação: 2/7/05 © Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados |