Best Cars Web Site

O ataque da raposa

Clique para ampliar a imagem

A VW quer reconquistar a liderança com o Fox, que
agrada ao volante e sobretudo pela concepção

Texto: Fabrício Samahá - Fotos: Fabrício Samahá e divulgação

A própria maneira de apresentá-lo à imprensa indicava sua importância para a Volkswagen: uma pré-apresentação ainda em agosto, seguida da divulgação de fotos, informações, do nome, da estratégia de avaliação pelos clientes (com carros adesivados que simulam pessoas sentadas com conforto) e o fato de que toda a rede foi abastecida previamente, de modo que as vendas pudessem começar esta semana. Além disso, versões conceituais foram desenvolvidas para a apresentação (saiba mais).

E chegou o Fox. Repetindo o nome com que o Voyage foi exportado para a América do Norte há uma década, a raposa — seu significado em inglês — da Volkswagen quer devorar uma fatia do mercado e, mais do que isso, trazer de volta à marca alemã a liderança perdida há três anos para a Fiat. O BCWS esteve em Curitiba, PR para conferir suas chances.

Clique para ampliar a imagem Clique para ampliar a imagem

O desenho não inova, mas transmite modernidade e simpatia, em especial no Sportline

No que depender do estilo, o Fox deve agradar. Apesar da sensação de algo conhecido — alguns ângulos lembram muito os do novo Corsa, como os do capô e pára-lamas dianteiros —, ele combina tendências atuais com harmonia. A altura de 1,54 metro (1 cm acima do Citroën C3 e 2 cm mais que o Honda Fit) não o deixou com impressão de fragilidade, um trabalho que incluiu bitolas largas e reduzida área de vidros. Não se confirmou, portanto, a previsão de "mais de 1,6 metro" que nos fora indicada por Luiz Alberto Veiga, chefe de Estilo da VW.

Por enquanto há apenas a versão de três portas, mas a de cinco chega no início do próximo ano. Dois motores — de 1,0 e 1,6 litro, ambos de oito válvulas e flexíveis em combustível — e três acabamentos são oferecidos: City, Plus e Sportline, em ordem ascendente.

Clique para ampliar a imagem

No interior, requintes como os controles de áudio no volante
contrastam com os plásticos rígidos e o conta-giros pequeno demais

Entre os opcionais de todas as versões estão ar-condicionado, volante com ajustes de altura e profundidade, cintos reguláveis em altura (!), controle elétrico dos vidros, retrovisores e travas, alarme comandado a distância, freios com sistema antitravamento (ABS) e rádio/toca-CDs com comandos no volante, um requinte para a categoria. Bolsas infláveis ainda não estão disponíveis. Continua

Avaliações - Página principal - e-mail

Data de publicação: 16/10/03

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados