A
linha Audi A4 é como uma modelo que se sabia bonita, mas andava um pouco
insatisfeita com o visual e preocupada com a concorrência das remoçadas
Mercedes-Benz (Classe C) e BMW (Série 3). Portanto, era aconselhável
marcar consulta com o renomado "cirurgião plástico" Walter de'Silva para
uns retoques. O Pitanguy italiano caprichou e a nova versão do A4,
lançada oficialmente no Rio de Janeiro, é de fato um primor. Pode
desfilar pela sofisticada orla marítima da Barra da Tijuca até a Prainha,
point das mais belas surfistas da cidade, sem ostentar estrias,
celulites ou complexo de inferioridade.
O detalhe que mais chama atenção no novo visual é a comissão de frente:
a grade em formato trapezoidal, como a da também remoçada série
A6, do A8 com motor W12 e do
A3 Sportback. Como tudo que é
novo, será questão de (pouco) tempo para os mais puristas se acostumarem
com a novidade — inspirada no supercarro conceitual
Nuvolari, do mesmo artesão
De'Silva —, que deu um ar encorpado ao carro e aspecto mais esportivo.
Destacam-se também exclusivos conjuntos ópticos e as grandes entradas de
ar no pára-choque, que se integram perfeitamente ao harmonioso conjunto.
Na lateral, De'Silva esmerou-se em "lipoaspirar" tudo o que fosse
esteticamente desnecessário e o resultado merece aplausos. O novo A4
parece que foi a uma academia de ginástica, ganhou músculos e teve sua
linha de cintura elevada em direção às janelas e à traseira. Reforçam
essa sensação os pára-lamas e montantes das portas arredondados.
O mesmo cuidado estético sobressai na traseira, com lanternas integradas
ao formato horizontal e encorpado da nova versão. A impressão de que o
carro cresceu não é, por outro lado, apenas sensorial. O A4 tem agora
mais 38 milímetros (sedã) e 41 milímetros (Avant) em relação ao
anterior. O porta-malas do automóvel está 15 litros maior.
Internamente, a nova linha também chega para agradar: o revestimento, de
bom gosto, usa couro com detalhes no painel e nas portas em material
sintético, que lembra madeira, ou em alumínio. O desenho central do
volante mostra o esmero do desenhista — ali foi aplicado um elemento que
envolve os quatro aros da marca Audi e remete à lembrança para a grade
trapezoidal. A posição para dirigir é bem confortável.
Continua |




Faróis e lanternas de aspecto
imponente, grade ampla em destaque na frente: o A4 ganhou personalidade
com um desenho geral inspirado no A6 |