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Sem injeção direta   O que não mudou foi o coração da linha, que continua com o bom batimento dos motores 1,8-litro Turbo, de quatro cilindros e 163 cv, e V6 3,0-litros com 218 cv (o 2,0 de aspiração natural não é mais disponível). A Audi infelizmente deixou de fora o novo seis-cilindros de 3,2 litros e 255 cv, com injeção direta de gasolina, avanço que não se daria bem com o alto teor de enxofre do combustível nacional (a Podium da Petrobrás, que não sofre desse mal, tem alto custo e disponibilidade restrita).

Ambos os motores usam o câmbio de variação contínua (CVT) Multitronic, que pode simular cinco marchas para operação manual se o motorista desejar. A suspensão recalibrada, que usa alguns elementos da versão esportiva S4, mostrou-se confortável no curto trecho da avaliação e transmitiu a sensação de que o carro está sempre à disposição para uma tocada mais esportiva, com segurança.

Os preços são de R$ 159.500 (1,8 Turbo), R$ 180.200 (1,8 Turbo Exclusive) e R$ 245.300 (V6). Todas trazem impressionantes itens de série, como seis bolsas infláveis (frontais, laterais e cortinas), controles de estabilidade e tração, sistema antitravamento (ABS) de última geração, faróis e limpador de pára-brisa automáticos. São opcionais no Exclusive bancos revestidos em couro Volterra com ajuste elétrico nos dianteiros, controlador de velocidade, volante esportivo com borboletas para troca de marchas, rádio/toca-fitas Symphony com CD, rodas de alumínio de 17 pol com cinco raios e teto solar elétrico.

A versão V6, a mais luxuosa e que foi avaliada no reduzido trajeto entre a Barra da Tijuca e a Prainha, incorpora ainda sete itens exclusivos, como faróis de xenônio em ambos os fachos com lavadores, ajustes do banco do motorista com memória, retrovisores antiofuscantes, rebatíveis e que se aquecem contra a umidade, rodas de alumínio de 17 pol (16 raios), direção assistida eletrônica (Servotronic Plus), volante de couro multifuncional e borboletas para troca de marchas.

Adicionalmente, o sedã e a Avant podem receber um pacote de acabamentos batizados de S Line, mais esportivos. Com ele, a grade fica ainda mais imponente, o pára-choque dianteiro recebe um toque de esportividade e a parte inferior das portas ganha um friso saliente. Na traseira, destaca-se um logotipo S Line e, no sedã, é incorporado um defletor ao porta-malas. No caso da perua o item é instalado no prolongamento do teto.

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O centro do volante remete ao desenho da grade, e a perua Avant recebe as mesmas alterações; na parte mecânica, poucas novidades, como a suspensão que usa alguns elementos do S4

Ficha técnica
A4 V6 Multitronic
MOTOR - longitudinal, 6 cilindros em V; duplo comando nos cabeçotes com variador de fase, 5 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Cilindrada: 2.976 cm3. Taxa de compressão: 10,5:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 218 cv a 6.300 rpm. Torque máximo: 30,6 m.kgf a 3.200 rpm.
CÂMBIO - de variação contínua; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência hidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente, quatro braços, estabilizador; traseira, independente, barras trapezoidais, estabilizador.
RODAS - 7 x 16 pol; pneus, 215/55 R 16.
DIMENSÕES - comprimento, 4,58 m; largura, 1,76 m; altura, 1,42 m; entreeixos, 2,64 m; capacidade do tanque, 70 l; porta-malas, 460 l; peso, 1.460 kg.
DESEMPENHO - velocidade máxima, 240 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 6,9 s.
CONSUMO - não disponível.
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