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Chega ao Brasil a versão sedã do Peugeot 307, boa de dirigir
e com preço interessante, mas um tanto tímida no estilo

Texto: Fabrício Samahá - Fotos do autor e de divulgação
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A traseira conservadora, que lembra a de modelos mais antigos do mercado, contrasta com a frente imponente; a distância entre eixos é a mesma do 307 hatch

Quando a Peugeot apresentou — em fevereiro de 2004 — a versão de três volumes do 307 que seria lançada na China, por meio da Dongfeng Peugeot, opinamos que a empresa "faria bem em nos trazer o belo sedã" para concorrer no segmento de Corolla, Astra, Civic, Focus e outros. Demorou dois anos e meio, é verdade, mas o 307 Sedan agora está aqui.

A marca francesa levou a imprensa especializada à Argentina para conhecer o carro no país onde é produzido, na mesma unidade da qual já vinha desde 2004 o 307 hatch. O Sedan chega ao Brasil justamente quando toda a concorrência vem se renovando, com os recentes lançamentos de Civic, Mégane e Vectra (além de Fusion e Jetta, pouco mais caros), que se juntam aos conhecidos Astra, Bora, Corolla, Marea e Focus. Portanto, a marca francesa quer aproveitar o bom momento em que as atenções estão voltadas aos três-volumes.

Os mercados sul-americanos serão os únicos a ter o sedã com o novo desenho frontal da família. É que a versão não existe na Europa e seu similar chinês deve continuar com a frente antiga por tempo indeterminado. Se com isso ganhamos um carro com a dianteira imponente, quase agressiva, a traseira de linhas suaves e algo conservadoras destoa do conjunto. Há quem veja nela semelhança com a do Focus, a do Vectra de geração anterior e até a do Marea — desenhados na década passada.

O 307 Sedan também padece do uso das portas traseiras do hatch, com seu recorte anguloso na parte posterior. Isso impediu a adoção de um perfil mais suave, como o do Civic ou novo Vectra, e deixou o teto um tanto "quadrado". Por fim, o aspecto do carro poderia ter ficado melhor com a distância entre eixos da perua 307 SW (2,708 metros), bem inserida entre as dos concorrentes mais modernos. Como foi mantida a do hatch (2,612 m), todos os 26 cm adicionais em comprimento aparecem depois do eixo traseiro. O sedã ficou com 4,48 m.

Assim como o hatch, o 307 Sedan é oferecido aqui em três versões: Presence, com motor flexível em combustível de 1,6 litro, 16 válvulas e 110/113 cv (gasolina/álcool) e câmbio apenas manual, por R$ 54,7 mil; Feline, com o 2,0 16V a gasolina de 143 cv e preço de R$ 63,6 mil, que passa a R$ 68,6 mil com a caixa automática de quatro marchas, dotada de comando manual seqüencial; e Griffe, sempre com motor 2,0 e câmbio automático, por R$ 75,9 mil. Continua

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Data de publicação: 29/7/06

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