



A traseira conservadora, que
lembra a de modelos mais antigos do mercado, contrasta com a frente
imponente; a distância entre eixos é a mesma do 307 hatch |
Quando a Peugeot apresentou — em fevereiro de 2004 — a versão de três
volumes do 307 que seria lançada na China, por meio da Dongfeng Peugeot,
opinamos que a empresa "faria bem em nos trazer o belo sedã" para concorrer no segmento de Corolla, Astra, Civic, Focus e
outros. Demorou dois anos e meio, é verdade, mas o 307 Sedan agora está
aqui.
A marca francesa levou a imprensa especializada à Argentina para
conhecer o carro no país onde é produzido, na mesma unidade da qual já vinha
desde 2004 o 307 hatch. O Sedan chega ao Brasil justamente quando toda a
concorrência vem se renovando, com os recentes lançamentos de
Civic,
Mégane e Vectra (além de Fusion
e
Jetta, pouco mais caros), que se juntam aos
conhecidos Astra, Bora, Corolla, Marea e Focus. Portanto, a marca
francesa quer aproveitar o bom momento em que as atenções estão voltadas
aos três-volumes.
Os mercados sul-americanos serão os únicos a ter o sedã
com o novo desenho frontal da família. É que a versão não existe na
Europa e seu similar chinês deve continuar com a frente antiga por tempo
indeterminado. Se com isso ganhamos um carro com a dianteira imponente,
quase agressiva, a traseira de linhas suaves e algo conservadoras destoa
do conjunto. Há quem veja nela semelhança com a do Focus, a do Vectra de
geração anterior e até a do Marea — desenhados na década passada.
O 307 Sedan também padece do uso das portas traseiras do hatch, com seu
recorte anguloso na parte posterior. Isso impediu a adoção de um perfil
mais suave, como o do Civic ou novo Vectra, e deixou o teto um tanto
"quadrado". Por fim, o aspecto do carro poderia ter ficado melhor com a
distância entre eixos da perua 307 SW (2,708 metros), bem
inserida entre as dos concorrentes mais modernos. Como foi mantida a do
hatch (2,612 m), todos os 26 cm adicionais em comprimento aparecem
depois do eixo traseiro. O sedã ficou com 4,48 m.
Assim como o hatch, o 307 Sedan é oferecido aqui em três versões:
Presence, com motor flexível em
combustível de 1,6 litro, 16 válvulas e 110/113 cv (gasolina/álcool)
e câmbio apenas manual, por R$ 54,7 mil; Feline, com o 2,0 16V a gasolina de 143 cv e
preço de R$ 63,6 mil, que passa a R$ 68,6 mil com a caixa automática de quatro marchas,
dotada de comando manual
seqüencial; e Griffe, sempre com motor 2,0 e câmbio automático, por R$
75,9 mil.
Continua |