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Avaliado em um ótimo percurso na Argentina, o 307 Sedan mostrou comportamento e
desempenho muito bons, mas faltou a versão 1,6, que deve sentir bastante o maior peso

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Nas versões Feline e Griffe vêm o motor 2,0 de 143 cv e o câmbio automático, que admite mudanças seqüenciais

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A versão Presence 1,6 tem ótima relação entre preço e equipamentos; a tela contra sol é muito bem-vinda

A marca divulga duas capacidades para o porta-malas: 506 litros pelo método VDA (blocos), bastante utilizado, e 623 litros de água, padrão que não tem qualquer validade e só confunde o consumidor. Pelo VDA, o novo Peugeot perde de Fusion, Jetta, Vectra e Mégane, mas supera Focus, Corolla, Marea, Astra e Civic, na ordem do maior para o menor. As dobradiças são pantográficas e o vão de acesso é bom, ao contrário de alguns oponentes.

A avaliação do 307 em uma pitoresca região na província de Jujuy, no noroeste argentino, permitiu ótimo contato com o carro, um exemplo a ser seguido por outras marcas. Foram cerca de 120 km de auto-estrada, serra e trechos urbanos, divididos entre as versões Feline manual e Griffe automática — seria o bastante para colher fartas impressões até de um carro todo novo, o que não é o caso. A única falha foi não estar disponível a versão de 1,6 litro.

O sedã revelou as grandes qualidades já conhecidas do hatch, como ótimo comportamento dinâmico (apesar de usar pneus 195/65-15, medida conservadora diante dos 205/55-16 de vários concorrentes), baixo nível de ruído (exceto em altas rotações), bom desempenho com o motor de 2,0 litros e funcionamento adequado da caixa automática, que segue o padrão francês de manter marchas baixas quando se corta a aceleração, bem-vindo em trechos sinuosos. O conforto de rodagem em piso irregular, porém, deixa a desejar. Ainda, como pesa expressivos 1.363 kg, não se espera muita agilidade da versão 1,6.

Não é à toa que, mesmo com a ótima relação custo-benefício do Presence, a Peugeot pretende vender apenas de 20 a 30% dos sedãs nessa versão, ficando o restante dividido por igual entre Feline e Griffe. O câmbio automático deve responder pela maior parte dos Felines. Somadas as opções, a expectativa é uma média mensal de 800 sedãs, mesma quantidade do hatch, portanto bem distante da faixa de 2.000-3.000 alcançada hoje por Civic, Corolla e Vectra. As vendas começam em 24 de agosto.

Em uma categoria com tantas novidades e em um país que valoriza muito o estilo, o 307 Sedan pode não ter grande impacto, seja por ser derivado de um hatch lançado aqui há quatro anos, seja pela timidez do desenho da traseira. Mas chega, sem dúvida, com bons atributos para disputar seu espaço em um importante segmento.

Ficha técnica
307 Sedan Feline manual (Griffe automático entre parênteses)
MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 85 x 88 mm. Cilindrada: 1.997 cm3. Taxa de compressão: 10,8:1. Injeção multiponto seqüencial. Potência máxima: 143 cv a 6.000 rpm. Torque máximo: 20 m.kgf a 4.000 rpm.
CÂMBIO - manual, 5 marchas (automático, 4 marchas); tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento ABS.
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica.
SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
RODAS - 15 pol; pneus, 195/65 R 15.
DIMENSÕES - comprimento, 4,479 m; largura, 1,762 m; altura, 1,528 m; entreeixos, 2,612 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 506 l; peso, 1.384 kg (1.411 kg).
DESEMPENHO - velocidade máxima, 204 km/h (203 km/h); aceleração de 0 a 100 km/h, 9,7 s (10,7 s).
Dados do fabricante; consumo não disponível

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