Best Cars Web Site

Charme à francesa

Clique para ampliar a imagem

A perua Peugeot 206 SW nacional chega com linhas atraentes e
bom comportamento, mas modesta em espaço de bagagem

Texto: Arnaldo Keller - Fotos do autor e de divulgação
Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Clique para ampliar a imagem

Lanternas "bumerangue" e maçanetas embutidas, soluções criativas em um estilo atual e interessante

Observando o hatch Peugeot 206, fica difícil imaginá-lo transformado num três-volumes mantendo boa estética. A solução do modelo perua parece mesmo ser a melhor para satisfazer ao cliente que quer mais espaço para bagagem, pois a nova 206 SW está realmente bonita e charmosa.

Lançada na Europa em 2003 e já mostrada no último Salão do Automóvel de São Paulo, a perua chega agora ao Brasil, produzida em Porto Real, RJ junto do hatch. Vem competir com Palio Weekend, Parati e, de certo modo, as minivans Meriva e Fiat Idea (que chega este ano).

Seu desenho é bastante ousado, com lanternas traseiras em forma de bumerangue, envolvendo a última janela lateral, e o pára-choque de trás com a seção central rebaixada para abrir espaço à quinta porta. Nas laterais, uma solução inédita em carros nacionais, embora já vista no Alfa Romeo 156: as maçanetas das portas traseiras embutidas nas colunas, o que disfarça sua presença. Difícil é entender que charme existe em uma perua parecer ter só três portas...

Ao volante, a não ser pelo que vê pelo retrovisor interno, o motorista terá dificuldade em perceber que está na SW e não no hatch. Todo o posto de condução é igual, com destaque para as formas modernas do painel (que nem parece já ter sete anos, como todo o estilo do 206) e os instrumentos eletroluminescentes. Duas críticas comuns ao hatch: a posição do controle elétrico dos vidros traseiros, entre os bancos dianteiros (seria preferível nas portas de trás), e o volante um pouco à frente do ideal — deveria estar mais próximo do motorista.

Com a mesma distância entre eixos do hatch, a 206 SW não apresenta ganho em espaço interno, a não ser em altura para quem viaja atrás, graças ao perfil alongado do teto. Esse continua a não ser um ponto positivo. Dois passageiros acomodam-se bem, desde que não meçam mais de 1,80 metro e os dianteiros conformem-se em puxar o banco um pouco para a frente do ideal. O banco traseiro tem inclinação pronunciada para as costas, o que traz conforto. Continua

Avaliações - Página principal - Escreva-nos - Envie por e-mail

Data de publicação: 26/2/05

© Copyright - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados