Direito ao conforto Compradores da Zafira agora podem ter o requinte do |
É uma tendência: optar por uma versão de menor cilindrada e/ou potência não mais significa abdicar de itens de conforto, conveniência e segurança. Recentes lançamentos no segmento 1,0-litro -- Palio reestilizado, Clio 16V, 206 -- já vinham apontando a regra de manter, apesar do motor menor, estilo e acabamento idênticos aos das versões de maior cilindrada. Agora isso chega à minivan Zafira, que no modelo 2002 pode ser adquirida com os acabamentos básico e CD, tanto no motor de oito válvulas quanto no
de 16. |
Agora são, portanto, quatro opções para o prático modelo de sete lugares da General Motors, lançado em abril último. O
Best Cars Web Site avaliou a versão de oito válvulas e 116 cv, que recebe um interessante conjunto opcional: ar-condicionado, bagageiro no teto, direção eletroidráulica (de série na 16V), faróis de neblina, maçanetas e moldura da tampa traseira na cor do veículo, rodas de alumínio, alarme antifurto com ultra-som acionado a distância, luzes de leitura dianteiras e acabamento superior nos bancos, painéis das portas, carpete do assoalho e forro de teto. |
O interior também se torna mais aconchegante, embora não haja diferenças no painel, no conforto dos bancos ou na posição de dirigir.
Mesmo sendo adequada a motoristas de diferentes estaturas e com ampla visibilidade, essa posição poderia ser melhorada: os pedais ficam
afundados e o do acelerador é pesado, cansando em percursos maiores. Ainda, as alavancas de câmbio e do freio de estacionamento estão baixas demais em relação à altura do assento, mesmo na regulagem inferior -- posição em que o volante deixa a desejar um ponto de ajuste mais baixo. |
Há novidades na linha 2002, introduzidas como padrão em toda a linha: travamento das portas ao atingir 15 km/h, desligamento automático dos faróis, luzes de leitura traseiras e tapete dobrável para o assoalho do porta-malas também na versão oito-válvulas. A porta do motorista é destravada ao retirar a chave da ignição, mas não as demais: é preciso puxar os ultrapassados pinos ou apertar o interruptor central no painel. Um sistema como o de certos Fiats e Ford, em que a porta se destrava ao puxar a maçaneta, seria bem melhor.
Continua |
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