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De resto, é o interior que já analisamos minuciosamente na avaliação anterior: computador de bordo de fácil leitura e operação, painel de estética um tanto simples, ótimo controle elétrico dos vidros (com temporizador, função um-toque e proteção antiesmagamento em todos), sete encostos de cabeça -- mas apenas seis cintos de três pontos, faltando o do passageiro central. E um porta-malas de modestos 150 litros, com todos os bancos em uso, mas que passa a excelentes 600 litros ao se rebater os assentos adicionais.

As minivans são opção inteligente também pelo bom comportamento dinâmico, em que não perdem muito para um automóvel. Mas na Zafira a suspensão deveria ser mais suave
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À espera do 2,2   Não há novidades mecânicas na Zafira 2002: continua o consagrado, mas já um tanto antigo, motor de 2,0 litros, comando único e oito válvulas que conhecemos desde o Monza. Hoje desenvolve 116 cv e o bom torque de 17,3 m.kgf a apenas 2.400 rpm, o que permite desempenho suficiente para um veículo familiar. No entanto, é difícil entender por que a GM não optou pela versão de 2,2 litros dos Vectras GL e GLS, que oferece 7 cv e 2,1 m.kgf adicionais, a um custo que certamente pouco representaria no preço final do veículo.

Com o 2,2 a Zafira ganharia agilidade no trânsito, sobretudo com sete ocupantes e bagagem a bordo, situação em que o peso total pode ultrapassar duas toneladas. Mesmo com apenas o motorista chega-se a uma tonelada e meia, o que desfavorece a relação peso-torque. Na Europa a minivan é vendida com motores até menores, mas a Opel dispõe da versão 2,2 16V de 147 cv para os mais exigentes. Sem falar na 2,0 turbo de 192 cv, que já é outra história (saiba mais).

Ainda que o desempenho da versão de oito válvulas não comprometa, o motor de 2,2 litros e 123 cv do Vectra seria melhor opção, garantindo torque para levar suas duas toneladas quando carregada

De qualquer modo, é um carro agradável de dirigir: bom comportamento dinâmico, câmbio leve e preciso, baixa rotação em velocidade de viagem (como 3.200 rpm a 120 km/h em quinta), ótimos faróis. Ficaria ainda melhor com uma suspensão mais suave, pois a atual transmite muito as irregularidades, e a opção de transmissão automática -- que não deve demorar, pois já foi introduzida no Astra.

Ficha técnica

MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 2 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 86 x 86 mm. Cilindrada: 1.998 cm3. Taxa de compressão: 9,8:1. Potência máxima: 116 cv a 5.200 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 2.400 rpm. Injeção multiponto semi-seqüencial.

CÂMBIO - manual, 5 marchas; tração dianteira.
FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (opcional).
DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência eletroidráulica (opcional).
SUSPENSÃO - dianteira, independente, McPherson, com estabilizador; traseira, eixo de torção.
RODAS - 6 x 15 pol.; pneus, 195/65 R 15 H.
DIMENSÕES - comprimento, 4,317 m; largura, 1,742 m; altura, 1,629 m; entreeixos, 2,703 m; capacidade do tanque, 58 l; porta-malas, 150 a 1.700 l; peso, 1.375 kg.
Desempenho e consumo
DESEMPENHO - velocidade máxima, 178 km/h; aceleração de 0 a 100 km/h, 12,4 s. CONSUMO - em cidade, 9,3 km/l; em estrada, 13,2 km/l.
Dados do fabricante

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