Best Cars Web Site

Ah, que visibilidade...   E como é estar ao volante da Zafira? Bem, não acredite se ler por aí que é idêntico a dirigir um automóvel. A posição elevada do assento -- mesmo na regulagem mais baixa, que poderia ser ainda mais -- transmite a excelente visibilidade e a "sensação de domínio da estrada" que agrada sobretudo às mulheres. Mas os pedais, alavanca de câmbio e até do freio de estacionamento ficaram muito baixos, estranhos ao primeiro contato. 

Acabamento e painel correspondem ao do Astra GLS, mas há novidades como porta-copos e extensão do ar-condicionado pelo console central. Volante é mais vertical que na Scénic, mas poderia ficar mais baixo
Clique para ampliar a imagem

Ponto positivo é o volante em posição menos horizontal que o da Scénic, mas também ele poderia ficar mais baixo na regulagem inferior. De resto, o motorista sente-se num Astra, com o painel de desenho semelhante e a característica firmeza de todos os comandos -- incluindo o acelerador, que chega a causar dores em percursos mais longos. Vale destacar o agradável assoalho baixo, que em nada lembra o do Mercedes Classe A, por exemplo. Nota-se que a GM aproveitou a maior altura para ganhar espaço interno, não para reservar uma fatia a componentes mecânicos (baterias, talvez).

A Zafira revela várias boas soluções: extensão do ar-condicionado para o compartimento central, pára-brisa com absorção de calor (saiba mais), porta-objetos ao lado dos bancos dianteiros, porta-copos no console frontal e nas laterais do banco traseiro, tampa para a ancoragem inferior dos cintos dos últimos assentos (ocultando-a ao recolher os bancos), fechamento automático dos vidros ao trancar o veículo e maçanetas internas cromadas, facilmente encontradas à noite.

Clique para ampliar a imagem Oferecer sete lugares em um comprimento de 4,31 metros e em sua faixa de preço é o grande trunfo da Zafira, que inaugura um subsegmento dentro das minivans compactas

Mas alguns pontos merecem revisão: a antena de teto fica alta demais nesse carro e colide com algumas entradas de garagem, não existe cobertura para a bagagem, os controles elétricos dos vidros são diferentes em cada porta e de estética feia como no Astra, o capô muito leve é difícil de fechar, a trava do porta-luvas é precária e dura de abrir e -- último mas não menos importante -- os pára-sóis não param sol algum quando deslocados para a lateral. O estepe externo, sob o assoalho, é uma posição criticada por muitos.

O restante é como no Astra: controle elétrico dos vidros com função um-toque para todos, proteção antiesmagamento e temporizador, ancoragem inferior dos cintos dianteiros no próprio banco (não é afetada pelo ajuste em distância do assento), destravamento das portas em dois estágios (primeiro a do motorista, ao segundo toque no botão as demais), alarme com acionamento a distância e proteção por ultra-som, ajuste elétrico do facho dos faróis, pára-brisa com faixa degradê, bom apoio lombar (sem ajuste) nos bancos dianteiros.
Continua

Equipamentos de série e opcionais
Ajuste de altura bancos E / D S/ND
Ajuste de apoio lombar E / D ND
Ajuste do volante em altura / profundidade S/S
Ajuste elétr. retrovisores E / D S
Alarme / controle a distância S/S
Aquecimento S
Ar-condicionado / automático O/ND
Bancos / volante em couro ND
Bolsa inflável E / D / laterais O/O/ND
Câmbio automático ND
Comando interno do porta-malas ND
Computador de bordo O
Conta-giros S
Controle elétr. dos vidros D / T S/S
Controle aut. de velocidade ND
Controle de tração ND
Direção assistida S
Faróis de neblina O
Freios antitravamento (ABS) O
Imobilizador de motor S
Limpador/lavador traseiro S
Luzes de leitura D / T ND
Luz traseira de neblina S
Rádio/toca-fitas O
Rádio/toca-CD O
Relógio S
Repetidores laterais de direção S
Rodas de alumínio O
Terceira luz de freio S
Teto solar / comando elétrico ND
Travamento central S
Vidros verdes S
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não-aplicável; E / D = esquerdo / direito; D / T = dianteiro / traseiro
Terceira parte

Avaliações - Página principal - e-mail

© Copyright 2001 - Best Cars Web Site - Todos os direitos reservados